Estatuto Editorial
A revista Líder – Ideias que fazem futuro, é uma publicação portuguesa que tem como propósito informar todos os que se interessam pelos temas da liderança. A publicação nasceu em simultâneo com a Leadership Summit Lisbon, no dia 26 de setembro de 2017, e é o seu veículo privilegiado de divulgação das principais questões de liderança da atualidade e do futuro.
Ajudará a formar e desenvolver lideranças, preparando-as para um mundo global e multicultural, para a diversidade e inclusão, para o pensamento complexo, integrativo e acelerado, onde questões como as tecnológicas, económicas, políticas, psicológicas e filosóficas, entre outras, se ligam entre si como nunca antes acontecera, obrigando à criatividade, à disrupção e à proatividade e, em simultâneo, ao desenvolvimento de uma visão humanizadora e eticamente responsável.
Respeitará o ambiente e promoverá ideias de liderança na área da sustentabilidade, na convicção de que líderes informados e esclarecidos saberão construir um futuro que não transforme o planeta Terra num espaço inabitável.
Pautará o desenvolvimento dos seus conteúdos pelo rigor, credibilidade, confiança e pertinência científica dos temas que desenvolve. Dará espaço às minorias, numa ótica de construção de um mundo melhor. Dará também espaço ao pensamento académico, às boas práticas de liderança, aos exemplos inspiradores, ao mundo teórico e ao mundo prático, não deixando de pugnar pelos valores e os princípios básicos do estado de direito democrático, em particular o da liberdade, da igualdade, do respeito pela dignidade humana e o da justiça.
Assegurará ainda o respeito pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa-fé dos leitores.
Vai tratar os assuntos de uma forma transversal, dando destaque às artes, ao desporto, às ciências humanas, económicas, etc. Tudo o que possa contribuir para termos melhores lideranças, estará na mira da Líder.
Ficha Técnica
Diretor Executivo
Filipe Vaz
Diretor
Miguel Pina e Cunha
Diretora Criativa
Catarina G. Barosa
Diretora Editorial
Rita Rugeroni Saldanha
Coordenadora Editorial
Leonor Wicke
Redação
Marcelo Teixeira
Revisão de texto
Mariana Silva
Cronistas
Ana Pinto, Arménio Rego, Catarina G. Barosa, Daniel Smith, Gabriela Alfonzo, Henrique Monteiro, Miguel Pina e Cunha, Miguel Real, Pedro Duarte, Sandra Clemente
Fotografia
Nuno Augusto
Criatividade e Design
White
Marketing e Publicidade
Liliana Rosa
Carlos Guimarães
Inês Barreiro