No Dia Mundial da Criança partilhamos alguns livros para todas as crianças. E quem sabe não vão despertar a criança que há em si!
Quem se deixa guiar pelo olhar das crianças descobre sempre algo novo. Estes pequenos seres são ávidos de conhecimento, com ideias luminosas e outras estapafúrdias. Tanto lhes dá para serem tímidos, como os mais barulhentos, ora uns valentões outrora uns medrosos, estar com eles é viver a mil e o inesperado.
Há lá melhor do que uma cabeça e um coração de quem está a crescer? Lá cabem sonhos, explorações, brincadeiras, risos e muita vida, é lá que também estão muitas birras, choros e teimosias. É um mundo maravilhoso, basta ter tempo para se deixar encantar.
As histórias que lemos e partilhamos ajudam os mais novos a perceberem quem são, a enriquecerem o seu mundo interior, a fortalecerem relações, a darem voz às suas ideias e a serem mais criativos, confiantes e empáticos. Feliz Dia da Criança!
Gustavo: O Fantasma Tímido
Fábula
Um livro premiado sobre amizade, inclusão e autoconfiança, com o fantasma mais adorável que podem conhecer.
Gustavo é bom a fazer todo o tipo de coisas fantasmagóricas: atravessar paredes, fazer objetos voarem e brilharem no escuro, e ninguém toca violino como ele. Mas é tímido e há coisas que para ele são mais difíceis.
Álbum com ilustrações de um simpático fantasma que ultrapassa as suas inseguranças e surpreende tudo e todos.
O Pequeno Robot de Madeira e a Princesa de Lenha
Fábula
Uma obra sobre a força do amor fraternal, da solidariedade e da perseverança. O autor Tom Gauld criou um conto de fadas intemporal, moderno e clássico, tudo ao mesmo tempo. Com personagens inesquecíveis e uma história cheia de coragem, magia e fantasia.
Ficaram curiosos? Podemos revelar um bocadinho da história. Ora leiam:
Num reino distante, há muito que o rei e a rainha desejavam ser pais. Então, com a ajuda de uma inventora habilidosa e de uma bruxa sábia, receberam com alegria não um, mas dois filhos: um pequeno robot de madeira e uma princesa feita de um toro de lenha. Os dois irmãos eram muito amigos e viviam felizes no castelo. Até que, um dia, a princesa desaparece e o seu irmão vai lançar-se numa aventura para a trazer de volta a casa. Mas ele próprio vai ficar em grande perigo. Haverá forma de voltarem para junto dos seus pais?
Martim
Fábula
Celebra a amizade e promove a aceitação. A obra de duas autoras bascas é uma lição de respeito e acolhimento daqueles que têm problemas em integrar-se.
O Martim é um menino especial, sobretudo para a sua melhor amiga, que o vê como ninguém e dá valor a tudo o que o torna diferente de toda a gente. Martim sabe de cor a ementa do mês da cantina da escola, mas engana-se a fazer contas. Gosta de abraços, mas não que lhe toquem. Gosta de bicharocos, mas para os guardar no bolso. Um dia, a melhor amiga deixa de o ver na escola e não descansa até perceber onde ele está.
Um livro perfeito para abordar a diferença e crianças com necessidades educativas especiais.
Um ano inteiro
Planeta Tangerina
Em que semana acordam as joaninhas? Em que semana se podem ver as primeiras andorinhas? Qual a melhor época para escutar o canto noturno do rouxinol? E a brama dos veados? Se eu quiser montar uma caixa-ninho qual a melhor altura? E as estrelas? Em que estação posso ver Sírio, a estrela mais brilhante do céu? E as aves migradoras, em que época passam por aqui?
Um ano inteiro convida-nos a viver a natureza ao longo de todo o ano. Os autores Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho desafiam-nos a observar os ciclos das plantas e dos animais e a descobrir algumas das mudanças mais fantásticas que acontecem à nossa volta todos os meses, semana a semana, no decorrer dos 365 dias que a Terra demora a dar uma volta ao Sol.
Um verdadeiro almanaque intemporal, para partir à descoberta da natureza infinitas vezes!
Migrantes
Mini Orfeu
É um livro silencioso e um poema ilustrado de Issa Watanabe. Onde a coragem e a esperança são a jangada; onde a empatia e o amor são a salvação.
Migrantes, refugiados, deslocados. Órfãos e viúvas, filhas e pais.
Naufragados? Resgatados? Apátridas, desaparecidos, ilegais.
Campos e montanhas, rios e correntes, mares e muros. Êxodo, guerra, terror. Fome.
Crise? Pacto? Direitos humanos?
Silêncio.
Eu Podia Ter Feito Isto!
Lilliput
Quantas vezes já olhaste para uma obra de arte moderna e pensaste «Eu podia ter feito isto!». Aqui tens uma oportunidade de mostrar o que vales com estes 27 projetos de arte, cada um deles inspirado numa obra famosa.
Desde as obras excêntricas e abstratas de Kandinsky a uma magnífica impressão de Warhol, vais aprender um pouco sobre cada um dos artistas escolhidos.
Depois, segue os passos indicados para provares, de uma vez por todas, que também tu podias ter feito isto!
Antes Depois
Gatafunho
A magia do tempo em imagens!
Neste livro astuto, objetos, acontecimentos, paisagens e seres são apresentados em pares (de face uns para os outros ou em páginas duplas subsequentes), revelando dois estados de algo ou de uma situação. Sem texto, as ilustrações incitam o leitor a imaginar, pensar e compreender, e recontar a história destas mudanças de estado.
O teu corpo é teu
Jacarandá Editora
Como todos os meninos e meninas, tu tens um corpo. Este livro vai ajudar-te a saberes um pouco mais sobre ele. O teu corpo é teu, e ninguém lhe pode tocar se tu não quiseres. Um livro que não vai deixar ninguém indiferente.
Uma Coisa Boa
Fábula
Um livro sobre o discurso de ódio, tratado com realismo e beleza para ser lido com as crianças.
Um dia, uma coisa má aparece gravada na parede da casa de banho da escola e tudo muda: deixa de haver a paz e a alegria que se sentia antes.
Um livro oportuno, que nos mostra como uma escola se une para combater o discurso de ódio. Como a união de toda a comunidade, os gestos de bondade e a beleza da arte servem de antídoto para a maldade.
Democracia!
Booksmile
Descobre como funciona a democracia e porque é que a tua voz importa!
O que dizes (e como te expressas) tem o poder de mudar o mundo! A democracia dá-te esse poder. Democracia é o poder do povo.
Mas será que importa assim tanto? Como funciona? O que é exatamente a democracia, afinal de contas?!
Prepara-te para dar voz às tuas ideias e aprender como podes provocar mudanças positivas no teu canto do mundo.