Quem era na verdade Jesus de Nazaré? Neste volume, Andrea Tornielli acolhe o desafio de contar a Sua história, a Sua vida terrena, do nascimento em Belém, com uma manjedoura como primeiro berço, até à morte na cruz, no extremo sacrifício, e à ressurreição.
Fá-lo unindo numa narração única os textos dos quatro Evangelhos – os testemunhos dos amigos de Jesus, dos apóstolos, das testemunhas oculares que O seguiram durante três anos ao longo dos caminhos da Galileia e da Judeia – e alterna-os com uma tentativa pessoal de reconstruir com a imaginação, e com a ajuda dos mais autorizados estudos históricos, tudo aquilo que os evangelistas não escreveram.
O autor permite deste modo aos leitores entrarem no Evangelho para lá se encontrarem com o seu Protagonista, vê-Lo falar, comover-Se, sofrer, difundir a Sua palavra e realizar milagres. Entretecidos na narração, os comentários e reflexões do Papa Francisco acompanham-nos de episódio em episódio, trazendo-nos frequentemente ao momento atual, para lembrar que Jesus continua a viver entre as pessoas e é sempre possível, hoje como em tempos nas margens do lago de Tiberíades, vislumbrando-O no rosto dos outros, dos pobres, de quem sofre, daqueles homens e mulheres a quem o Nazareno nunca negou o Seu olhar de amor.



