No seio de Porto de Mós, guardado pelas Serras de Aire e Candeeiros, existe um lugar que promete romper com o conceito clássico do que um hotel deve ser. O Dolinas Climbing Hotel é um dos poucos hotéis de escalada do Mundo. Abriu no final de 2024 com a missão de conjugar aventura e conforto […]
No seio de Porto de Mós, guardado pelas Serras de Aire e Candeeiros, existe um lugar que promete romper com o conceito clássico do que um hotel deve ser. O Dolinas Climbing Hotel é um dos poucos hotéis de escalada do Mundo. Abriu no final de 2024 com a missão de conjugar aventura e conforto num só lugar, numa total oposição ao status quo da hotelaria e lazer, e pode dizer-se que está à altura do desafio.
A pedra é o mote, não fosse aquela uma região conhecida pelas pedreiras e grutas que as serras escondem. A associação é clara assim que se entra na receção e espalha-se por cada detalhe do hotel: as alcatifas que se assemelham a padrões naturais, a palete de tons terrosos da mobília, o formato dos sofás, as imagens de Natureza que ilustram cada quarto.
O conforto não fica de parte nesta equação, oferecendo todas as comodidades e luxo que um quatro estrelas promete. Desde camas confortáveis, robes e kits de toilette da Benamôr, nenhum pormenor é esquecido. O Castelo de Porto de Mós pode ver-se de praticamente todas as janelas, não fosse este o soberano guardião da vila.
Conforto e aventura unem-se nas alturas
A joia da coroa está no piso subterrâneo: o Climbing Center oferece um completo ginásio de escalada e boulder, bem como uma parede de uns impressionantes 27 metros que se estende por toda a altura do edifício. Em qualquer andar do hotel é possível observar esta parede, com apenas um vidro a separar os hóspedes de quem se atrever a escalá-la.
A redação da Líder aventurou-se e experimentou não só uma noite no Dolinas, mas também as paredes de escalada. O ginásio conta com uma equipa especializada e atenciosa para auxiliar todos os escaladores nos treinos ou aulas, oferecendo paredes para todos os níveis e o material necessário. Resta reunir a coragem de encarar as alturas e agarrar a primeira presa.

Para quem quiser prolongar a aventura, os arredores do hotel oferecem-se tentadoras opções: uma visita às várias grutas naturais; um passeio de bicicleta ou a pé pelos inúmeros trilhos; conhecer o miradouro e cascata da Fórnea.
E porque qualquer aventureiro precisa de um merecido descanso, o spa do hotel oferece uma piscina com vista panorâmica sobre o castelo de Porto de Mós e toda a vila, emoldurados pela paisagem natural. Não falta o banho turco, sauna e uma miríade de massagens de relaxamento ou de recuperação muscular. O restaurante SOLO 24.80 oferece mais um casamento entre tradição e requinte, com clássicos da gastronomia regional reinventados.
O Dolinas promete desafiar todos os que cruzam a sua porta, provando que a adrenalina e o conforto têm encontro marcado dentro das suas (altas) paredes. Este verão, permita-se enfrentar o óbvio e descobrir novas alturas nas suas férias.
Contactos:
Porto de Mós Dolinas Climbing Hotel
Avenida de São Pedro 1, Porto de Mós
+351 916 328 744
Este artigo foi publicado na edição nº 30 da revista Líder, cujo tema é ‘Enfrentar’. Subscreva a Revista Líder aqui





