Está a decorrer mais uma edição do “Financial Times and Mckinsey Book of the Year Award”, que no dia 1 de dezembro vai atribuir um prémio de cerca de 35 mil euros ao melhor livro de negócios do ano 2021.
A CEO Magazine antecipa-se com uma escolha dos possíveis vencedores, avançado que os maiores temas deste ano são as mudanças climáticas, crimes cibernéticos, discriminação racial e a dependência de opióides.
- “The World for sale”, de Javier Blas e Jack Farchy. Dois jornalistas fazem uma tour pela economia global, e apresentam ao leitor as histórias por detrás dos comerciantes que abastecem o mundo com alimentos, petróleo e metal.
- “This is how they tell me the world ends: The Cyber-Weapons arms race”, de Nicole Perlroth. Uma visão aterradora de um novo tipo de guerra global em torno das armas cibernéticas, e como as vulnerabilidades num software podem ser fatais nas mãos de nações hostis.
- “The Conversation: How seeking and speaking the truth about racism can racially transform individuals and organizations”, de Robert Livingston. É um guia para líderes e cidadãos contra o racismo, onde se aborda tudo o que é necessário saber.
- “Empire of Pain: The secret history of the Sackler Dynasty”, de Patrick Radden Keefe. Uma análise às três gerações de uma das famílias mais ricas do mundo e como esta ficou envolvida no centro da crise de opióides.
- “The New Climate War: The fight to take back our planet”, de Michael E. Mann. O autor partilha o seu plano para uma mudança real e que todos possam participar na luta contra o aquecimento global.
- “The Aristocracy of Talent: How meritocracy made the modern world”, de Adrian Wooldridge. Um livro que explora a forma como a meritocracia se tornou numa ideologia dominante no final do século XX, e como esta está sob ataque de corrupção.
- “Unraveled: The life and death of a garment”, de Maxine Bédat. Uma crónica que acompanha um par de calças de ganga, desde o nascimento à morte, expondo as falhas nas cadeias de abastecimento globais, condições desumanas, e o verdadeiro custo do pronto a vestir.
- “Innovation in Real Places: Strategies for prosperity in an unforgiving world”, de Dan Breznitz. Novas perceções e esperanças para ideias futuras e a quebra do mito de que a inovação centrada na tecnologia é o único caminho para o progresso.
- “The Cult of We: WeWork, Adam Neumann, and the great startup delusion”, de Eliot Brown e Maureen Farrell. Investiga a ascensão e queda de Adam Neumann, cofundador da WeWork, descrita como “uma das histórias de negócios mais inusitada do nosso tempo”.
- “Remote work Revolution: Succeeding from anywhere”, de Tsedal Neeley. O livro aborda a cultura do trabalho remoto, acelerado pela pandemia, e apresenta soluções para manter a produtividade e liderança em contexto digital.