Hoje celebra-se o Dia Internacional dos Museus [18 de maio], criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, e que este ano acontece sob o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Em 2020, a crise associada à COVID-19 afetou todos os eixos das sociedades e organizações, sendo o setor cultural um dos mais impactados pela Pandemia, onde os museus não foram exceção, com graves repercussões económicas e sociais.
Neste momento crucial, os museus têm um importante papel em liderar a mudança. O potencial criativo da cultura deve ser revisto enquanto motor de recuperação e de inovação na era pós-COVID, afirma a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), a propósito desta efeméride, em informação divulgada no seu site.
O respetivo organismo convidou os espaços museológicos que integram a Rede Portuguesa de Museus a juntarem-se a estas comemorações, com uma série de iniciativas e programação, com entradas gratuitas em todos os Museus, Palácios e Monumentos tutelados pela DGPC.
Aqui ficam algumas sugestões de museus e espaços a visitar:
Lisboa
Casa-Museu Medeiros e Almeida: Vão acontecer duas visitas guiadas gratuitas ao Museu, para além de decorrer a primeira de duas visitas virtuais pelos segredos da cultura greco-romana, presentes nas coleções da Casa-Museu.
Museu Nacional de Arte Antiga: É inaugurada a exposição “A coleção utópica – o Museu do Caramulo vem ao MNAA”, com uma seleção das obras de arte mais emblemáticas daquele museu, e desconhecidas para muitos, como o primeiro Picasso que se expôs em Portugal.
Porto
Fundação Serralves: Decorre no Museu de Arte Contemporânea a exposição de Olafur Eliasson, composta por diversas instalações de grande escala que ocupam parte do Museu assim como espaços do Parque.
MMIPO – Museu e Igreja da Misericórdia do Porto: Oportunidade única para ver a recém-inaugurada exposição Alberto Giacometti – Peter Lindbergh: Capturar o Invisível; pela primeira vez em Portugal, uma exposição que junta fotografias inéditas das obras de Alberto Giacometti, realizadas por Peter Lindbergh a uma seleção dos trabalhos de Giacometti, entre bronzes e desenhos, selecionados por Lindbergh que são apresentados ao lado das fotografias.
Santarém
Museu Nacional Ferroviário (Entroncamento): Serão inaugurados dois novos espaços expositivos permanentes, as salas dos Compressores e dos Simuladores.
Viseu
Museu Nacional Grão Vasco: Como coleção principal, o Museu expõe um conjunto de pinturas de retábulo da primeira metade do séc. XVI, da autoria de Vasco Fernandes – o Grão Vasco, para além de coleções de pintura, escultura, ourivesaria, faiança portuguesa, porcelana oriental, mobiliário e marfins.
Lamego
Museu de Lamego: Inauguração da exposição de fotografias de Filipe Carneiro, Sístole | Diástole, cujo objeto é o hospital onde trabalha como cirurgião cardiotorácico no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.
Portalegre
Museu da Tapeçaria: Há mais de 70 anos que a tapeçaria de Portalegre é uma referência no país e no estrangeiro, cujo museu pretende preservar e divulgar este património único, homenageando os impulsionadores desta tapeçaria portuguesa.
Gavião
Museu do Sabão: Na vila de Belver foi instalada uma Real Fábrica de Sabão, aproveitando a abundância das matérias-primas necessárias para a sua produção, em que a zona do Alto Alentejo teve desde o século XVI, uma decisiva importância na indústria saboeira nacional.
Portimão
Museu de Portimão: A principal exposição de referência do museu, “Portimão, Território e Identidade” representa uma síntese histórica do percurso das comunidades locais, desde a pré-história até à atualidade.