O GRACE – Empresas Responsáveis acaba de lançar o Toolkit “Como recrutar e integrar pessoas com deficiência” para empresas. Um guia de boas práticas que pretende apoiar gestores e colaboradores na integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A iniciativa conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).
“Apesar de muitos e bons exemplos de diversas empresas a operar em Portugal, e da existência de legislação laboral em vigor na área da deficiência (a chamada “Lei das Quotas”), segundo dados recentes, apenas 11% das Pessoas com Deficiência desempregadas registadas no IEFP encontraram uma colocação, o que nos deve preocupar a todos. Ao tecido empresarial cabe um papel incontornável na inversão desta situação, gerando emprego inclusivo. Este Toolkit pretende constituir uma ferramenta prática, que acreditamos que será útil para levar a cabo tal desígnio”, afirma Margarida Couto, Presidente do GRACE – Empresas Responsáveis, em representação da Vieira de Almeida & Associados.
Este instrumento pretende inspirar e incentivar, passo a passo, a construção de programas de emprego inclusivo eficazes, com resultados sustentáveis. Dividido por fases, este Toolkit aborda desde a preparação da ação, passando pelo recrutamento e seleção, o momento de acolhimento e integração, até à fase do estabelecimento de relações duradouras. Além de dicas práticas, legislação e outras referências, o Toolkit disponibiliza casos práticos e exemplos de empresas associadas do GRACE como a Auchan, a CUF, o El Corte Inglés, a Jerónimo Martins, a Lipor, a Prio, a Repsol e o Santander.
“É aqui que temos que focar o nosso trabalho. Combater o preconceito e a discriminação. Promover a igualdade de oportunidades. Valorizar as competências e talentos das pessoas com deficiência. E. Sensibilizar, mobilizar, incentivar e apoiar as empresas, potenciais empregadoras, para a integração profissional das pessoas com deficiência… Se queremos ser parte integrante da solução e deixar às gerações vindouras uma sociedade justa, aberta e inclusiva então temos obrigatoriamente de reconhecer e promover os direitos das pessoas com deficiência, que representam cerca de 15% da população mundial.”, acrescenta Sérgio Cintra, Administrador Executivo da SCML.
O Toolkit encontra-se disponível para download aqui.