A EGOR e a Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP), organização responsável pela promoção dos valores do Movimento Olímpico em Portugal, assinaram um protocolo de parceria para promover a formação e integração profissional dos atletas, durante ou após a sua carreira desportiva. Segundo o protocolo, a empresa de Recursos Humanos compromete-se a promover ações […]
A EGOR e a Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP), organização responsável pela promoção dos valores do Movimento Olímpico em Portugal, assinaram um protocolo de parceria para promover a formação e integração profissional dos atletas, durante ou após a sua carreira desportiva.
Segundo o protocolo, a empresa de Recursos Humanos compromete-se a promover ações que contribuem para a formação de atletas olímpicos portugueses.
Durante os últimos 15 dias, os 73 atletas representaram Portugal em 15 modalidades diferentes, conquistando quatro medalhas olímpicas. Iúri Leitão e Rui Oliveira obtiveram o ouro na competição de ciclismo de pista, designada por madison, sendo que Leitão já tinha conquistado a prata na mesma modalidade, um dia antes. Pedro Pichardo alcançou a prata no triplo salto e Patrícia Sampaio o bronze no judo.
No entanto, quando terminam os Jogos Olímpicos, e sobretudo mais tarde, quando estes atletas nacionais decidiram retirar-se do desporto, vão enfrentar um obstáculo diferente em Portugal: a integração no ambiente de trabalho.
A EGOR e a AAOP pretendem que os atletas desenvolvam ferramentas fundamentais para a integração no ambiente de trabalho empresarial, seja durante a carreira desportiva, seja após o final da mesma, enquanto profissionais preparados para uma nova atividade profissional.
Os Jogos Olímpicos de Paris são um momento único de celebração do desporto de alta competição, com a presença de dezenas de atletas portugueses. Mas depois da chama olímpica, depois da glória, o destino de muitos destes atletas é incerto, sobretudo pela falta de oportunidades de formação para enfrentarem um mercado de trabalho que não está particularmente atento à realidade do desporto nacional. A EGOR tem uma relação de grande proximidade com o desporto, e acreditamos que a chave está na formação; este é o momento de equipar os nossos atletas de alta competição com alta formação.
Alexandre Antunes, CEO do Grupo EGOR
A assinatura deste protocolo com a EGOR representa uma oportunidade única de qualificar os nossos atletas de alto rendimento com as skills e conhecimentos necessários para gerirem e estarem preparados para uma vida profissional no pós-carreira. Este acordo, agora assinado, visa fornecer uma sólida base em formação, marketing pessoal e desenvolvimento de carreira, e oferecer uma possibilidade de networking valiosa, permitindo aos atletas aproveitarem ao máximo o seu potencial fora do campo desportivo. Acreditamos que, em conjunto com a EGOR, estaremos mais aptos para ajudar os atletas olímpicos a enfrentar os desafios do mundo dos negócios, fazendo a ponte entre a excelência atlética e o sucesso empresarial.
Luís Alves Monteiro, presidente da AAOP
Imagem destaque: Instagram Rui Oliveira / Francisco Paraiso / COP


