Num mundo organizacional cada vez mais complexo e imprevisível, a liderança transformou-se num fator crítico de sucesso. Já não se espera do líder apenas que decida, mas que inspire, mobilize e desenvolva equipas de forma sustentável. Segundo a Gallup, 79% dos colaboradores abandonam os seus empregos devido à falta de liderança inspiradora. Este número é um alerta claro: sem líderes capacitados, não há equipas produtivas.
Liderar é muito mais do que gerir
Os CEOs das empresas de maior sucesso não chegaram ao topo apenas pelo domínio técnico. O que verdadeiramente os distingue é a sua capacidade de liderar com visão, empatia e compromisso. Liderança exige:
• Exemplo pessoal
• Motivação e delegação
• Escuta ativa
• Feedback construtivo
• Flexibilidade e criatividade
• Comunicação clara
• Humildade e compromisso
Estas competências são desenvolvidas com formação e prática contínua — não são traços inatos.
O papel da liderança no setor público
Também na Administração Pública e muito em particular nas muitas autarquias, muitos portugueses (nomeados ou eleitos) gerem pessoas, projetos e meios financeiros. Mas será que estão preparados para o fazer com eficácia? Segundo a OCDE, uma Liderança eficaz pode aumentar em até 20% toda a eficiência administrativa. A capacitação em liderança no setor público não é um luxo, mas uma necessidade estratégica para melhorar os serviços à comunidade.
Aproveitar os recursos que já existem
Portugal dispõe de instituições altamente qualificadas para ministrar formação em Liderança Pura. As Forças Armadas são um exemplo de referência, com décadas de experiência em liderança, organização e disciplina. Vários CEOs e/ou quadros superiores, já frequentaram formações dadas por estruturas militares, reconhecendo o valor da sua metodologia prática. Mas há também entidades civis, universidades e empresas de formação com programas especializados em liderança moderna. O importante é não desperdiçar estes meios e colocá-los ao serviço de todos os sectores.
Liderança é investimento com retorno garantido
Segundo dados da McKinsey & Company, as Empresas com líderes bem preparados têm 23% mais lucro e 17% mais produtividade. É um facto: bons líderes criam melhores ambientes, tomam decisões mais acertadas e obtêm resultados sustentáveis.
Chamada à Ação
É tempo de agir. Empresas, instituições públicas e organizações da sociedade civil devem unir esforços para promover programas de capacitação em liderança de qualidade. A liderança pode – e deve – ser ensinada, praticada e aprimorada. O futuro da nossa vida em comum, será tão forte quanto a liderança que formarmos hoje.