• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Anatomia da abstenção: quem são os que escolhem não votar?

      Maioria dos jovens europeus considera que diversidade e inclusão são essenciais para igualdade

      «O verdadeiro risco não é errar, mas seguir o óbvio sem questionar», diz Rita Duarte

      Candidaturas à 2ª edição da EMPRESA EXCELÊNCIA prolongadas até 15 de outubro

      Ulisses Correia e Silva: «A aceleração dos ODS depende do empoderamento da mulher»

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O bom Governo das sociedades e a importância das pequenas decisões

      Todas as empresas precisam de um Chief Political Officer, mas para quê? Sean Pillot de Chenecey explica

      Porque criámos esta ideia de que liderar é um papel solitário?

      «A burocracia atrasou-nos durante décadas. Agora temos de virar a página», diz Gonçalo Saraiva Matias

      Decisão e acção na filosofia de Martin Heidegger

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      A alta cozinha é feita de mulheres invisíveis, mas Lucía Freitas lembra quem «sustenta a gastronomia»

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O Que Devemos Uns aos Outros – Minouche Shafik

      A Minha Vida – Lev Trótski

      Cultura – Terry Eagleton

      Vítimas Perfeitas – Mohammed El-Kurd

      Política no Mundo Antigo – Moses I. Finley

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Anatomia da abstenção: quem são os que escolhem não votar?

      Maioria dos jovens europeus considera que diversidade e inclusão são essenciais para igualdade

      «O verdadeiro risco não é errar, mas seguir o óbvio sem questionar», diz Rita Duarte

      Candidaturas à 2ª edição da EMPRESA EXCELÊNCIA prolongadas até 15 de outubro

      Ulisses Correia e Silva: «A aceleração dos ODS depende do empoderamento da mulher»

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O bom Governo das sociedades e a importância das pequenas decisões

      Todas as empresas precisam de um Chief Political Officer, mas para quê? Sean Pillot de Chenecey explica

      Porque criámos esta ideia de que liderar é um papel solitário?

      «A burocracia atrasou-nos durante décadas. Agora temos de virar a página», diz Gonçalo Saraiva Matias

      Decisão e acção na filosofia de Martin Heidegger

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      A alta cozinha é feita de mulheres invisíveis, mas Lucía Freitas lembra quem «sustenta a gastronomia»

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O Que Devemos Uns aos Outros – Minouche Shafik

      A Minha Vida – Lev Trótski

      Cultura – Terry Eagleton

      Vítimas Perfeitas – Mohammed El-Kurd

      Política no Mundo Antigo – Moses I. Finley

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Desporto Notícias A revolução silenciosa do desporto feminino. Em que ponto estamos?

Desporto

A revolução silenciosa do desporto feminino. Em que ponto estamos?

Link copiado

Partilhe este conteúdo

17 Julho, 2025 | 4 minutos de leitura

Estima-se que o mercado global do desporto feminino cresça de 145 mil milhões de dólares em 2023 para 256,67 mil milhões até 2030.

Nos Estados Unidos, o interesse por basquetebol e futebol feminino cresce rapidamente. No Reino Unido, a cobertura mediática do desporto feminino é mais acessível, com painéis equilibrados e estádios cheios para grandes eventos, sem prejudicar o desporto masculino. No Brasil, o futebol feminino ganha força, com mais investimento e apoio, impulsionado por figuras como Marta Silva.

Com a Suíça a acolher o UEFA Women’s Euro em julho, o entusiasmo tem aumentado. Como sede de mais de 100 federações desportivas internacionais, é o momento de perguntar: o que é necessário para acelerar esta transformação? Rita French, Membro Executivo do Geneva Centre for Security Policy (GCSP), traz algumas respostas num artigo publicado no Fórum Económico Mundial, acrescentando que apenas 15% da cobertura mediática desportiva é dedicada às mulheres.

Em 2023, apenas uma em cada quatro posições de liderança em federações desportivas internacionais era feminina Na base, as raparigas têm o dobro da probabilidade de abandonar o desporto escolar na adolescência. As disparidades salariais no nível profissional continuam significativas.

Porque se revela tão importante a igualdade de género no desporto? Para a ex-embaixadora dos direitos humanos do Reino Unido, a resposta é clara: lutar pela paridade no desporto é não só justo, mas também estratégico. Além dos benefícios físicos e mentais, as competências desenvolvidas no desporto — liderança, trabalho em equipa, autoconfiança e resiliência — são transferíveis para o mundo profissional. Não é por acaso que 94% das mulheres em cargos executivos de topo praticaram desporto na juventude.

 

Caminhos para a mudança

Para avançar, é essencial tornar o desporto feminino mais visível e viável. Primeiro, é crucial demonstrar que investir na igualdade de género no desporto é rentável. O Fórum Económico Mundial estima que a paridade global levará 123 anos a alcançar e, no desporto, esse prazo pode ser ainda maior. Os argumentos para investir na igualdade económica aplicam-se igualmente ao setor desportivo.

Paralelamente, é necessário desafiar a ideia de que a paridade em oportunidades e investimento é inalcançável porque o desporto feminino atrai menos financiamento e patrocínios. Esta premissa assume uma igualdade de oportunidades que não existe. As equipas masculinas são frequentemente vistas como o produto principal, influenciando decisões sobre investimento, patrocínios, horários e infraestruturas. Este ciclo vicioso — em que o desporto feminino precisa de maior audiência para atrair mais investimento, mas sem investimento é difícil atrair público — deve ser quebrado. Modalidades que superaram este ciclo, como o ténis, estão agora a colher os frutos.

Em terceiro, urge criar um ecossistema desportivo pensado para mulheres, abordando barreiras desde a base até à elite. Isso inclui combater o abandono, lidar com o assédio online e offline, e melhorar infraestruturas e equipamentos, como calçado desportivo específico para mulheres e a substituição de calções brancos por opções mais práticas.

Quarto, a questão da igualdade salarial não pode ser ignorada. Progressos estão a ser feitos: na Austrália, desportos como futebol, críquete e ténis avançam para salários-base iguais, e a seleção feminina de futebol de Espanha recebe agora a mesma percentagem de bónus que a masculina. O ténis, graças a figuras como Billie Jean King, lidera com prémios iguais nos Grand Slams.

Por fim, a liderança é crucial. É necessário envolver organizações com poder para remodelar o panorama desportivo, incluindo federações, patrocinadores, media e parceiros públicos. Na Austrália, esforços focados resultaram em mais progressos na igualdade de género no desporto nos últimos 10 anos do que nos 100 anteriores. As Matildas, seleção feminina de futebol, estão quase a tornar-se a equipa mais popular do país.

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

O bom Governo das sociedades e a importância das pequenas decisões

Todas as empresas precisam de um Chief Political Officer, mas para quê? Sean Pillot de Chenecey explica

Anatomia da abstenção: quem são os que escolhem não votar?

Maioria dos jovens europeus considera que diversidade e inclusão são essenciais para igualdade

Artigos Relacionados

Política

Out 02, 2025

Anatomia da abstenção: quem são os que escolhem não votar?

Ler notícia

Sociedade

Out 02, 2025

Maioria dos jovens europeus considera que diversidade e inclusão são essenciais para igualdade

Ler notícia

Liderança

Out 02, 2025

«O verdadeiro risco não é errar, mas seguir o óbvio sem questionar», diz Rita Duarte

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Líder Corner

Out 01, 2025

Da Apple à Xiaomi: a resposta da iServices para reparações multimarca

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Set 30, 2025

«É no superar das dificuldades que está a realização pessoal», realça José Luís Simões no podcast da Header

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Set 29, 2025

Desafios e oportunidades digitais na Banca

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever