A Câmara Municipal da Maia e o CDI Portugal, uma ONG pioneira na inclusão e inovação digital, inauguram no próximo dia cinco de junho às 17H, o Centro de Inovação Carlos Fiolhais – um espaço de referência nacional na área das competências digitais.
Este centro é fruto de uma copromoção entre o CDI Portugal e a Câmara Municipal da Maia e irá permitir aos jovens da região acesso a iniciativas de formação digital, com experiências práticas em áreas como Robótica, Eletrónica e Inteligência Artificial, entre outras, e reflete uma aposta concreta na educação do futuro no concelho.
O Centro de Inovação Carlos Filhais, que acolhe o Centro de Competências Criativas da Maia (MC3), nasce como resposta a um desafio identificado no relatório ‘Education at a Glance 2024’ da OCDE, que evidencia lacunas no sistema educativo português.
Esta parceria criou o espaço com uma missão clara: envolver os jovens do concelho em experiências tecnológicas transformadoras que reforcem a motivação escolar, desenvolvam competências essenciais e os preparem para os desafios profissionais.
Este é um laboratório de criatividade e inovação onde os jovens do 3.º ciclo e ensino secundário serão protagonistas da sua própria aprendizagem. No MC3, através de oficinas temáticas de programação, robótica, eletrónica e design, entre outras temáticas, os jovens podem desenvolver não apenas competências técnicas, mas também capacidades fundamentais como pensamento crítico, trabalho em equipa, resolução de problemas e criatividade.
A inauguração vai contar com uma intervenção de Carlos Fiolhais, Professor na Universidade de Coimbra que dá o nome ao Centro, bem como a assinatura de protocolos de colaboração entre a CMMaia, CDI Portugal e Agrupamentos de Escolas.



