Processar uma venda online exige atenção em cada etapa, especialmente na página de checkout, onde perder um cliente é incrivelmente fácil. Como tal, otimizar essa experiência e reduzir fricções é essencial para garantir mais compras.
O ChatGPT pode auxiliar nesse processo, minimizando o esforço e tempo despendido, especialmente quando os prompts (textos ou comandos que o usuário insere no Chat para iniciar ou orientar uma resposta da inteligência artificial) são os corretos.
A Forbes sugere cinco prompts essenciais para descobrir o que adicionar na página de checkout, de forma a aumentar as conversões.
Incluir testemunhos de compradores
Para maximizar o impacto dos testemunhos na página de checkout, selecione citações curtas e específicas que estejam diretamente relacionadas com as preocupações e aspirações do seu público.
Procure testemunhos que abordem diretamente receios comuns – como preocupações com o desperdício de dinheiro ou com a falta de apoio – e realce os benefícios que se alinham com os sonhos do seu público, como a melhoria da produtividade, resultados que mudam a vida ou paz de espírito.
É essencial que estes depoimentos estejam posicionados perto do botão de pagamento, de forma a tranquilizar os clientes hesitantes. Idealmente, escolha três testemunhos distintos, garantindo que cada um destaca um benefício diferente do produto e estas citações devem ser curtas, com cerca de uma ou duas linhas cada. Podem ser acompanhadas pelos nomes dos clientes (e fotografias, se disponíveis) para maior credibilidade.
Prompt a colocar no Chat GPT:
«Estou a recolher alguns testemunhos que recebi. Ajude-me a decidir que partes de cada testemunho devem ser apresentadas na minha página de checkout. Estou à procura de três frases fortes, acompanhadas dos nomes dos clientes, que indiquem rapidamente que as pessoas estão satisfeitas por terem comprado o meu produto. Especificamente, o meu público-alvo é [descreva-o]. Os seus medos são [descreva-os] e os seus maiores sonhos são [inclua-os]. Aqui estão os testemunhos: [Incluir testemunhos].»
Adicionar um símbolo de confiança
Os símbolos de confiança, como cadeados, marcas de certificação ou de verificação sustentável, fornecem uma indicação visual imediata que tranquiliza os clientes quanto à segurança dos dados e transações.
Estes elementos baseiam-se na prova social, sinalizando que a empresa é credível e que os dados do cartão são tratados de forma segura. Ao apresentar símbolos de confiança reconhecíveis na página de finalização da compra, as empresas podem reforçar rapidamente a confiança sem exigir demasiado dos clientes. Adicionar imagens que comuniquem segurança e legitimidade pode reduzir significativamente a hesitação e fazer com que os clientes se sintam mais à vontade quando finalizam a compra.
Prompt a colocar no Chat GPT:
«O meu produto destina-se a [descrever o público-alvo]. Eles estão preocupados com [lista das principais preocupações] quando fazem compras online. Que símbolos de confiança, distintivos de segurança ou indicadores de credibilidade devo apresentar na minha página de pagamento para responder a estas preocupações? Sugira três a quatro símbolos de confiança específicos e explique por que razão cada um deles seria aceite pelo meu público, tendo em conta os seus dados demográficos e fatores psicológicos.»
Relembrar os benefícios do produto
Quando os clientes chegam à página de finalização da compra, podem perder a concentração no valor do que estão prestes a comprar, por isso é importante reacender esse entusiasmo inicial.
Recorde as três principais vantagens e a forma como estas se alinham com os seus objetivos pessoais, sublinhando a relevância do produto para os sonhos e aspirações dos consumidores. Reintroduzir subtilmente estes pontos-chave, reforça a ligação emocional à compra, recordando-lhes gentilmente que sair agora significaria perder a oportunidade de experimentar estes benefícios em primeira mão.
Prompt a colocar no Chat GPT:
«Estou a partilhar o texto da minha página de vendas atual. Analise-o e extraia os três benefícios mais convincentes que seriam mais eficazes para apresentar na minha página de checkout. Concentre-se nos benefícios que resolvem os problemas imediatos e falam dos principais desejos do meu público-alvo. Formate-os como lembretes curtos e incisivos que criem FOMO e urgência. [O texto da página de vendas fica aqui]»
Utilizar imagens do produto
Fazer compras online pode, por vezes, parecer abstrato para o consumidor: uma série de cliques originam um e-mail de confirmação. Adicionar fotografias do produto, serviço ou oferta na página de finalização da compra torna-o mais visível, reforçando a sua tangibilidade para o cliente.
Para aqueles que pensam de forma mais literal, este visual reduz a ambiguidade, clarificando ao certo o que estão a comprar. Simplificar o processo de decisão com uma imagem direta, pode aumentar a confiança do cliente e, em última análise, aumentar as taxas de conversão.
Prompt a colocar no Chat GPT:
«Estou a vender [descrever produto/serviço]. Para a minha página de checkout, preciso de orientação sobre a imagem de produto mais eficaz para aumentar as taxas de conversão. Sugira:
- O ângulo/perspetiva ideal para apresentar o produto ou serviço. 2. As principais caraterísticas que devem ser visíveis. 3. Qualquer contexto ambiental ou encenação que possa tornar o produto mais apelativo. 4. Se devem ser incluídas várias imagens ou uma única imagem forte. 5. Quaisquer elementos visuais que ajudem a ultrapassar a hesitação de compra de última hora.»
Incluir uma imagem do fundador
Quando os clientes compram algo, estão também a optar por confiar na pessoa que está por trás do produto. Isto é especialmente relevante para as marcas pessoais, em que os compradores podem ter descoberto o seu produto através das suas redes sociais ou de um website, ou ter sido indicados por um amigo.
Incluir uma fotografia simpática do fundador reforça a sua credibilidade e empenho, criando uma ligação pessoal que pode incentivar a confiança. A simples partilha de uma cara sugere acessibilidade e responsabilidade, assegurando aos potenciais compradores que estão em boas mãos.
Prompt a colocar no Chat GPT:
«Sou o fundador da [nome da empresa/marca] que vende [produto/serviço] a [público-alvo]. Preciso de conselhos sobre como criar a fotografia perfeita do fundador para a minha página de checkout que crie confiança e ligação pessoal. Sugerir:
- O cenário ideal que reflete os valores da minha marca. 2. O vestuário mais adequado que equilibre profissionalismo e acessibilidade. 3. A melhor expressão facial e pose para transmitir confiança. 4. Quaisquer adereços ou elementos de fundo que possam aumentar a credibilidade. 5. Se deve incluir uma breve mensagem pessoal ao lado da fotografia e o que deve dizer.»