• Skip to main content
Revista Líder
Ideias que fazem futuro
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Ficha Técnica
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Este é o ano da gestão ativa: saiba como rentabilizar em mercados desalinhados

      Migração vista como positiva pela maioria. Mais de 70% elogiam impacto no país

      O grande scroll: porque os anúncios morrem à primeira vista

      Black Friday e Cyber Monday disparam consumo e dinamizam economia em Portugal

      No Porto, hoje debate-se a nova era climática para empresas

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Um líder que se permite ser vulnerável quebra a barreira da infalibilidade», considera Tiago Santos

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Este é o ano da gestão ativa: saiba como rentabilizar em mercados desalinhados

      Migração vista como positiva pela maioria. Mais de 70% elogiam impacto no país

      O grande scroll: porque os anúncios morrem à primeira vista

      Black Friday e Cyber Monday disparam consumo e dinamizam economia em Portugal

      No Porto, hoje debate-se a nova era climática para empresas

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Um líder que se permite ser vulnerável quebra a barreira da infalibilidade», considera Tiago Santos

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Ficha Técnica
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

As ideias que fazem futuro, no seu email Subscrever
Home Notícias Tecnologia Dia da Internet mais segura: sabe o que é o fenómeno Hikikomori?

Tecnologia

Dia da Internet mais segura: sabe o que é o fenómeno Hikikomori?

Link copiado

Partilhe este conteúdo

6 Fevereiro, 2024 | 4 minutos de leitura

Uma investigação revela que o fenómeno Hikikomori, caracterizado pelo isolamento extremo dos indivíduos que permanecem em casa, sem contacto com o mundo exterior, senão através da internet, está presente em Portugal, apesar de numa baixa percentagem.

No âmbito do Dia da Internet mais segura, que hoje se celebra, o estudo ‘Hikikomori e dependência online: qual a relação?’  revela que a 1,2% da amostra (124 pessoas portuguesas) adota o fenómeno Hikikomori, oriundo da década de 1970, na sociedade japonesa, assim como a dependência online está presente em 10,4% da amostra.

A investigação do ISPA – Instituto Universitário, mostra uma correlação positiva baixa entre o Hikikomori, a dependência online, a depressão, ansiedade e stress. Verificou-se que quando a dependência online aumenta, também o Hikikomori aumenta. No que diz respeito ao bem-estar psicológico, quando a dependência online aumenta, verificou-se que o bem-estar diminui.

O objetivo do estudo foi estudar o impacto do fenómeno Hikikomori na saúde mental dos jovens e adultos, a dependência online e o estado de humor, numa amostra de 124 portugueses entre os 18 e os 62 anos, média de idades de 27 anos.

O fenómeno Hikikomori parece ter um impacto negativo a nível físico, psicológico, social e profissional, afetando a saúde mental dos indivíduos em isolamento, sendo assim relevante para avaliação e intervenção psicológica uma vez que está associado a maiores níveis de depressão e ansiedade

Ivone Patrão, autora do Estudo ‘Hikikomori e dependência online: qual a relação?’- ISPA

 

Siga estas sugestões para uma experiência online mais responsável 

Ser respeitador, proteger a privacidade e ser responsável a partilhar informações são algumas das atitudes a tomar no mundo virtual.

A escola tecnológica Ironhack partilha cinco sugestões para uma experiência online que respeite os direitos, a privacidade e o bem-estar de todos os utilizadores.

 

Respeitar os direitos de autor 

Ao partilhar conteúdo online, é essencial respeitar os direitos de autor dos criadores, certificando-se que se possui permissão para partilhar o material ou ao utilizar recursos licenciados, de forma a garantir uma distribuição adequada e ética.

 

Proteger a privacidade

É relevante utilizar as configurações de privacidade disponíveis em plataformas digitais para controlar quem pode aceder a informações pessoais. As pessoas devem também manter-se atualizadas sobre as políticas de privacidade das plataformas que utilizam e tomar medidas proativas para proteger os seus dados. Proteger a privacidade é essencial para garantir uma experiência online segura e confiável.

 

Ser responsável a partilhar informações 

Partilhar informações precisas e verificadas é essencial para combater a disseminação de notícias falsas e desinformação. Antes de partilhar qualquer conteúdo, deve verificar-se a veracidade e fonte, contribuindo assim para um ambiente online mais confiável e esclarecedor.

 

Ser respeitador nas interações online 

O respeito mútuo é a base de uma comunicação saudável, mesmo no ambiente virtual. Assim, deve manter-se um tom civilizado e respeitador ao interagir com outras pessoas online, mesmo em situações de debate ou discordância. É importante evitar comportamentos como cyberbullying ou assédio online de forma a promover um ambiente online mais saudável e inclusivo.

 

Cuidar da segurança online 

A segurança online é crucial para proteger os dados pessoais e evitar ataques cibernéticos. Manter as senhas seguras e atualizadas regularmente, evitar clicar em links suspeitos ou partilhar informações sensíveis em sites não seguros é importante de forma a garantir uma experiência online mais segura.

 

A ética online é fundamental para preparar os alunos para um futuro digital responsável. Na era da informação, é crucial que os jovens compreendam não apenas como usar a tecnologia, mas também como fazê-lo de maneira ética e responsável. Como educadores, temos o dever de ensinar e promover valores que incentivem uma comunidade online segura, inclusiva e respeitosa

Débora Amaral, Growth Marketing Manager da Ironhack Portugal

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

Este é o ano da gestão ativa: saiba como rentabilizar em mercados desalinhados

Migração vista como positiva pela maioria. Mais de 70% elogiam impacto no país

O grande scroll: porque os anúncios morrem à primeira vista

Black Friday e Cyber Monday disparam consumo e dinamizam economia em Portugal

Artigos Relacionados

Tecnologia

Dez 09, 2025

O grande scroll: porque os anúncios morrem à primeira vista

Ler notícia

Tecnologia

Dez 04, 2025

2026 pode ser o ano do Chief Data, Analytics, and AI Officer. A sua empresa já o tem?

Ler notícia

Tecnologia

Dez 04, 2025

Portugueses vivem cada vez mais online: jovens já passam mais de três horas por dia nas redes sociais

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Sobre nós

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados.