• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Gestão de ativos com IA: uma nova era para o mercado de ações?

      Férias sem culpa, empresas sem quebras: como desconectar sem perder o rumo

      Procura por talento em cibersegurança dispara e escassez de perfis qualificados agrava-se

      Conheça a iniciativa portuguesa que vai unir reflorestação e energia limpa

      Agentic AI no horizonte, mas o Estado ainda tropeça nos dados

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      A inexorável presença da ausência: António de Castro Caeiro e o papel do assombro nos dias que correm

      Leading Life: as escolhas para o seu verão

      ESG Roadmap: o futuro não é verde por acaso

      «O antissemitismo tornou-se uma ferramenta política», afirma Samantha Rose Hill

      ‘Shopping’ de fim de semana: sugestões para este verão

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Pensamento sistémico e ambição: aqui está o futuro próspero das empresas

      «A ‘silly season’ é uma oportunidade para refletir e desenvolver novas competências» (Ana Correia, Zühlke)

      «Uma liderança inclusiva não impõe, escuta; não nivela, reconhece diferenças», afirma João C. Silva

      «Ninguém pode ser forçado a sair de Cascais por não conseguir pagar uma casa» (Nuno Piteira Lopes)

      «Não tive de provar mais por ser mulher, mas percebi que não podia falhar», diz Joana Couto

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Livros Tech: IA, ética e criatividade com voz de mulher

      Um Plano Ferroviário para Portugal – Frederico Francisco

      Livros Brands: narrar, vender, revolucionar

      A Economia do Bem Comum – Jean Tirole

      Caminhos Globais. Portugueses que Fazem a Diferença Pelo Mundo – Marta Henriques Pereira

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Gestão de ativos com IA: uma nova era para o mercado de ações?

      Férias sem culpa, empresas sem quebras: como desconectar sem perder o rumo

      Procura por talento em cibersegurança dispara e escassez de perfis qualificados agrava-se

      Conheça a iniciativa portuguesa que vai unir reflorestação e energia limpa

      Agentic AI no horizonte, mas o Estado ainda tropeça nos dados

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      A inexorável presença da ausência: António de Castro Caeiro e o papel do assombro nos dias que correm

      Leading Life: as escolhas para o seu verão

      ESG Roadmap: o futuro não é verde por acaso

      «O antissemitismo tornou-se uma ferramenta política», afirma Samantha Rose Hill

      ‘Shopping’ de fim de semana: sugestões para este verão

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Pensamento sistémico e ambição: aqui está o futuro próspero das empresas

      «A ‘silly season’ é uma oportunidade para refletir e desenvolver novas competências» (Ana Correia, Zühlke)

      «Uma liderança inclusiva não impõe, escuta; não nivela, reconhece diferenças», afirma João C. Silva

      «Ninguém pode ser forçado a sair de Cascais por não conseguir pagar uma casa» (Nuno Piteira Lopes)

      «Não tive de provar mais por ser mulher, mas percebi que não podia falhar», diz Joana Couto

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Livros Tech: IA, ética e criatividade com voz de mulher

      Um Plano Ferroviário para Portugal – Frederico Francisco

      Livros Brands: narrar, vender, revolucionar

      A Economia do Bem Comum – Jean Tirole

      Caminhos Globais. Portugueses que Fazem a Diferença Pelo Mundo – Marta Henriques Pereira

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Notícias Tecnologia Doomscrolling: sabe o que é?

Tecnologia

Doomscrolling: sabe o que é?

Link copiado

Partilhe este conteúdo

29 Abril, 2022 | 3 minutos de leitura

Fazer o scrolling constante no seu telemóvel, num consumo e procura de mais e mais más notícias, é um mau hábito que não traz nada de bom (doom). As redes sociais são hoje o veículo por excelência de consumo de notícias, que juntamente com os meios de comunicação, divulgam histórias que suscitam sentimentos de medo, angústia e desamparo.

Os efeitos nocivos de tal exposição a conteúdos “tóxicos”, ou mais negativos, são evidentes contribuindo para um risco elevado de desenvolvimento de perturbações como depressão, ansiedade, solidão, automutilação e suicídio. A Wired aborda o fenómeno doomscrolling que está a tomar proporções nos Estados Unidos da América, onde, em média, um em cada cinco americanos tem acesso às notícias através das redes sociais. Para além disso, neste mundo altamente digitalizado, parece quase impossível, desassociarmo-nos dos nossos avatares e dos dispositivos móveis que levamos connosco para todo o lado.

“Doomscrolling é essencialmente uma técnica de evitação usada para lidar com a ansiedade. Então sempre que estiver numa situação vulnerável, fazer doomscrolling pode tornar-se um mecanismo, pouco saudável, de coping”, diz Megan E. Johnson, psicóloga clinica.

A consultora em RH Kelly revela que o doomscrolling tem tido, cada vez mais, um impacto significativo nos trabalhadores, afetando a sua produtividade e, sobretudo, saúde mental: deixa-os emocionalmente exaustos e até assoberbados, estados esses que acabam por se refletir na quantidade – e sobretudo qualidade – do trabalho.

Para escapar à ‘síndrome’ do scrolling infinito, aqui ficam algumas pistas:

Encontre espaço em situações fora do seu controlo: Aceite que nem tudo está ao seu alcance. É absolutamente normal sentir emoções como tristeza, raiva ou impotência perante as notícias que o chocam. Contudo, importa gerir essas emoções da forma mais eficaz possível. Um bom primeiro passo passa por se questionar a si mesmo “O que posso fazer para mudar esta situação?”. Muitas vezes, a resposta a essa pergunta é “nada”. Por isso, a solução passa por evitar esse envolvimento intenso com aquilo que lê, aceitar essa realidade e libertar-se de qualquer tipo de culpa que possa sentir.

Reprogramar o cérebro: As redes sociais estão desenhadas para se tornarem viciantes. Com isso, acabamos também por nos viciar no consumo de notícias, especialmente as más. Para combater esses impulsos, é preciso estar consciente desse vício e combatê-lo, por exemplo, ao escolher gastar esse mesmo tempo em atividades mais produtivas e, sobretudo, positivas. Seja o filme que guardámos para ver mais tarde, as arrumações que adiamos eternamente, o livro que nunca chegámos a ler. O que importa é que a atividade – em família, com amigos ou simplesmente sozinho – nos afaste dos feeds intermináveis

Definir limites on-line: Na sequência da recomendação anterior, a solução para combater o doomscrolling não passa por se distanciar por completo da realidade digital, mas sim encontrar um equilíbrio entre a vida on-line e offline. Para se manter consciente dessa necessidade, utilize aplicativos de produtividade ou estabeleça horários nos quais se mantém distante do telemóvel (pode até coloca-lo numa gaveta durante uma hora, por exemplo), para que o cérebro consiga ‘respirar’. Pode não parecer, mas a constante conectividade continua a ser um fenómeno relativamente recente e não propriamente saudável.

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

Gestão de ativos com IA: uma nova era para o mercado de ações?

Férias sem culpa, empresas sem quebras: como desconectar sem perder o rumo

Procura por talento em cibersegurança dispara e escassez de perfis qualificados agrava-se

Conheça a iniciativa portuguesa que vai unir reflorestação e energia limpa

Artigos Relacionados

Tecnologia

Ago 04, 2025

Gestão de ativos com IA: uma nova era para o mercado de ações?

Ler notícia

Tecnologia

Ago 01, 2025

Agentic AI no horizonte, mas o Estado ainda tropeça nos dados

Ler notícia

Tecnologia

Jul 24, 2025

Direitos de ‘copyright’ sobre o corpo? Dinamarca prepara alteração à lei

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+216k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever