• Skip to main content
Revista Líder
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Roberto Martínez: a seleção como laboratório de liderança

      «Todos os sistemas de saúde atuais vão à falência nos próximos 30 anos se nada mudar» (Ricardo Baptista Leite)

      CEOs aceleram aposta na IA, mas alertam para falta de competências

      Seis em cada dez portugueses têm orçamento definido para o Natal

      Lisbon Marriott nomeia Silvia Ramos como nova Diretora de Recursos Humanos

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Neste contexto geopolítico, «vivemos uma verdadeira permacrise», afirma Marlene Gaspar

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Arte, Identidade e Revolução – Augusto Santos Silva

      Arte Britânica – Ana Vasconcelos e Sarah MacDougall

      Face ao Obscurantismo Woke – Emmanuelle Hénin, Xavier-Laurent Salvador, Pierre Vermeren

      Estes são os livros tecnológicos para decidir o futuro

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Roberto Martínez: a seleção como laboratório de liderança

      «Todos os sistemas de saúde atuais vão à falência nos próximos 30 anos se nada mudar» (Ricardo Baptista Leite)

      CEOs aceleram aposta na IA, mas alertam para falta de competências

      Seis em cada dez portugueses têm orçamento definido para o Natal

      Lisbon Marriott nomeia Silvia Ramos como nova Diretora de Recursos Humanos

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Neste contexto geopolítico, «vivemos uma verdadeira permacrise», afirma Marlene Gaspar

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Arte, Identidade e Revolução – Augusto Santos Silva

      Arte Britânica – Ana Vasconcelos e Sarah MacDougall

      Face ao Obscurantismo Woke – Emmanuelle Hénin, Xavier-Laurent Salvador, Pierre Vermeren

      Estes são os livros tecnológicos para decidir o futuro

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Encontros «Equipas biónicas» são o futuro na implementação de IA nas empresas

Encontros

«Equipas biónicas» são o futuro na implementação de IA nas empresas

Link copiado

Partilhe este conteúdo

28 Novembro, 2024 | 3 minutos de leitura

Não é novidade que a inteligência artificial (IA) veio transformar o dia-a-dia das empresas, facilitando tarefas e trazendo novas potencialidades. Às equipas e lideranças resta aprender a navegar esta tendência da melhor forma.

Esta foi a temática da 2ª edição do Workshop Inteligência Artificial para Equipas Comerciais, que se realizou no dia 26 de novembro, no Hotel Dom Pedro, em Lisboa. Protagonizado por Miguel Vicente, CEO da Made2Web, o encontro focou-se em sintetizar as principais ferramentas e funcionalidades que a IA pode trazer para o departamento comercial das organizações.

«Imaginem poder usar a inteligência artificial para automatizar tarefas, prever comportamentos de clientes e até melhorar as conversões de vendas», começou por dizer um avatar gerado por IA, em tudo semelhante ao CEO da Made2Web. O objetivo de todas estas funcionalidades é «dar mais tempo às equipas comerciais para o que realmente importa; a construção de relações humanas».

Para isso, surge o conceito de «equipas biónicas», que combinam humanos e agentes de IA para maximizar a produtividade de uma equipa.

Miguel Vicente começa por definir que um dos fatores decisivo para a seleção de clientes na Made2Web é que essa empresa tenha uma faturação na ordem de um milhão de euros para ter «capacidade de fazer uma orquestração de estratégias digitais». Através de IA, a empresa consegue filtrar os pedidos de orçamentos e outras características, definindo mais rapidamente potenciais clientes e poupando tempo à equipa comercial.

Após a seleção do potencial cliente, é enviado automaticamente um email com um link para agendar uma reunião e algumas informações. Um vídeo com o avatar do CEO acompanha este contacto, tornando toda a experiência de apoio ao cliente mais humana.

«[A IA] potencia-nos, enquanto vendedor, para quando formos falar com as equipas ou clientes, termos insights e uma antecipação sobre os problemas que possamos enfrentar», explicou.

 

Vendas e marketing devem estar em consonância para o sucesso

Dos vendedores, espera-se ainda que tragam inovação, antecipação e produtividade. O departamento de marketing e de vendas devem estar interligados, numa «task-force», de forma a antecipar os produtos que um cliente possa querer, personalizando e inovando na oferta.

«Eu devo ler os imperativos estratégicos daquele cliente para perceber, dentro da minha oferta, como é que eu posso dá-los», diz Miguel Vicente.

Para ter uma estratégia de IA sólida, é essencial criar uma metodologia digital, que permita alavancar o marketing e as vendas. «O marketing já não é medido pelos likes, passa a ser medido por quantas oportunidades foram entregues e posteriormente fechadas», acrescentou.

Essa mudança requer a utilização de IA para identificar clientes ideais, mapear influenciadores no processo de decisão e criar conteúdos personalizados para cada etapa da jornada, transformando resistência em oportunidade. «Nada disso funciona sem um bom produto e sem buy-in das lideranças e equipas», garantiu.

Estes novos agentes transformadores de IA podem ainda tomar decisões, orquestrar ações de marketing e ajustar preços em tempo real, exemplificando o potencial dessas tecnologias para escalar personalização e eficiência.

A transformação digital é uma jornada que exige tempo e compromisso, mas é essencial para se destacar num mercado cada vez mais competitivo e tecnológico.

Veja a galeria de fotos do evento aqui.

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Nós e o ego. Estamos cada vez mais egocêntricos?

Ler artigo

Murros na mesa, ‘melhorais’ e pactos em Belém: o debate onde o teatro falou mais alto do que as propostas

Ler artigo

Entre o físico e o digital, o “phygital” é a nova fronteira do comércio

Ler artigo

Liderança pragmática: fazer o que precisa de ser feito

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Artigos Relacionados

Corporate

Nov 07, 2025

O magnetismo das empresas que sabem quem são

Ler notícia

Encontros

Set 18, 2025

O futuro do recrutamento passa pelo ‘employer branding’

Ler notícia

Encontros

Mai 19, 2025

«Temos políticos produzidos por juventudes partidárias, cujo foco único é ganhar eleições internas», diz João Maria Jonet

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Sobre nós

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados.

Assinar a Líder Magazine Assinar