A população dos países da OCDE está a envelhecer a um ritmo sem precedentes, com o número de idosos a crescer mais depressa do que a população em idade ativa: em apenas três décadas, passaram de 21 para 33 pessoas com mais de 65 anos por cada 100 adultos ativos. As projeções apontam para um agravamento maior, com 55 idosos por cada 100 pessoas em idade ativa até 2054, e num horizonte mais próximo, dentro de cinco anos, haverá mais de 1,4 mil milhões de pessoas com mais de 60 anos em todo o mundo.
Esta transformação demográfica coloca novos desafios sociais e económicos e acentua as diferenças entre países, num cenário marcado por incertezas a longo prazo. Os profissionais mais velhos representarão uma parte crescente da força de trabalho, enquanto os consumidores representam um dos segmentos de mercado que mais cresce. A longevidade está a remodelar as economias, os mercados de trabalho, as estruturas sociais e os modelos organizacionais, tornando a liderança em longevidade uma capacidade crítica para o futuro.
Com o intuito de ajudar líderes e organizações a responder a essa profunda mudança, foi apresentado em Lisboa o novo Católica-Lisbon Center on Longevity Leadership (CLL). O Centro é uma plataforma interdisciplinar que combina pesquisa académica, educação e iniciativas de impacto social para promover novos modelos de liderança, inovação e criação de valor em uma era de vidas mais longas.
Sob a direção académica de Céline Abecassis-Moedas e direção de investigação de Amélia Rita Monteiro, as atividades do Centro são orientadas por Comités Diretivos especializados e um Comité Diretivo Global que integra insights e fornece orientação estratégica para o Centro como um todo. Um Conselho Consultivo Internacional, composto por especialistas de renome mundial, é mobilizado regularmente.
Os três pilares
Talento (força de trabalho e liderança)
Concentra-se em estratégias de talento inclusivas em termos de idade e desenvolvimento de carreira ao longo da vida. O CLL ajuda as organizações a adaptarem-se a uma força de trabalho envelhecida, pesquisando equipas intergeracionais e desenvolvendo programas de liderança para locais de trabalho multigeracionais.
Mercado (economia da longevidade e inovação)
Concentra-se na crescente “economia prateada” dos consumidores mais velhos, fornece insights e promove a inovação para produtos e serviços adaptados às necessidades dos idosos. Isso inclui pesquisas de mercado sobre o comportamento dos idosos e workshops educativos sobre a conceção de ofertas adaptadas à idade.
Sociedade (impacto na comunidade e nas políticas)
Visa impulsionar a mudança social e melhorar a compreensão pública sobre a longevidade. Os esforços incluem investigação sobre modelos comunitários e educação sobre envelhecimento saudável, alinhando a responsabilidade social corporativa com as necessidades reais da comunidade. As iniciativas sob este pilar promovem a inclusão social e o diálogo político para uma sociedade amiga dos idosos.
Principais Atividades
Investigação
Gerar novos insights e evidências sobre desafios e soluções relacionados com a longevidade. Isso inclui estudos sobre a demografia da força de trabalho, o comportamento do consumidor em mercados em envelhecimento e os impactos sociais da longevidade.
Educação
Formação e capacitação de líderes por meio de cursos, educação executiva e workshops. Ao educar líderes atuais e futuros (por exemplo, por meio dos programas executivos de Liderança em Longevidade), o CLL difunde conhecimento e melhores práticas para organizações preparadas para a longevidade.
Impacto
Impulsionando o envolvimento da comunidade e o impacto prático, traduz a pesquisa em ação por meio de projetos comunitários, parcerias e defesa de políticas, tornando a longevidade uma prioridade compartilhada nos negócios e na sociedade.
Principais iniciativas e programas
Curso Executivo Longevity Leadership
Um programa de educação executiva de 5 dias com cerca de 30 ex-alunos até o momento, focado em liderança em uma era de longevidade.
Longevity Leadership EMBA Elective
Um curso eletivo no currículo do MBA Executivo, que apresenta aos futuros executivos a estratégia e a inovação da longevidade.
Investigação sobre a força de trabalho intergeracional
Uma iniciativa de investigação que examina a dinâmica da força de trabalho multigeracional (incluindo uma parceria internacional com a Universidade de Louisville). Este projeto procura as melhores práticas para reter, requalificar e aproveitar os funcionários mais velhos.
Grupo de Trabalho AGEnergy
Um grupo de trabalho corporativo (“Inovação Intergeracional no Trabalho”) com nove empresas parceiras. Os membros reúnem-se regularmente para partilhar desafios e práticas bem-sucedidas para gerir uma força de trabalho intergeracional e para co-desenvolver inovações no local de trabalho que incluam todas as idades.
Equipar líderes e organizações para prosperar em uma era de longevidade por meio de pesquisa, educação e impacto social. Esta missão reflete o compromisso do centro em ajudar empresas, instituições e a sociedade a enfrentar as oportunidades e os desafios de populações com vidas mais longas. Entrámos num período em que as mudanças demográficas estão a remodelar todas as instituições. As organizações que apreciam os desafios e as vastas oportunidades estão em melhor posição para prosperar. Estou muito satisfeita por ver o Centro de Liderança em Longevidade a criar raízes em Portugal. O seu compromisso com a investigação rigorosa, a educação executiva e o impacto social irá equipar os líderes para navegar vidas mais longas com sabedoria, criatividade e propósito
Laura Carstensen, diretora fundadora do Centro de Longevidade de Stanford



