Hexa Consulting é o nome da consultora em IT que em apenas dois anos e meio de existência já agitou o mercado nacional. O grupo português tem registado um «crescimento inesperado» e conta com 175 colaboradores e três escritórios espalhados pelo país.
Em conversa com a Líder, André Correia, CEO do Hexa Consulting, partilhou algumas aprendizagens e relatou o caminho de expansão. «Foi um crescimento acentuado e que superou as expetativas. Desenvolvemos um plano de negócios a cinco anos e posso dizer que, no final do primeiro ano, tínhamos atingido praticamente os números [finais] da estratégia», revelou.

As dores de crescimento do negócio
Este rápido crescimento obrigou as adaptações a serem mais instantâneas, e fez com que a equipa tivesse de «lidar com dores de crescimento compactas». «O grau de compromisso, profissionalismo e seriedade» também aumentou exponencialmente. «A teoria não nos diz tudo e há muitas coisas que só se aprendem após passar por elas», contou André Correia, referindo que o ritmo de evolução do Hexa Group é algo que «nunca poderia ser previsto nos livros».
Receitas para o sucesso não existem, na opinião de André Correia, mas «a coragem para dar o primeiro passo» é o que considera mais importante. «Espírito de compromisso e não ter receio de arriscar» são os outros atributos essenciais para quem se quer tornar num empreendedor.
«Para continuarmos a crescer não podemos descuidar o mais importante: as pessoas. Temos vindo a desenvolver iniciativas e políticas ao nível de RH, um departamento que também teve de crescer rápido», acrescentou.
Um grupo com dois vértices, de olhos postos nos seis
«O propósito do Hexa Group é atuar essencialmente na área de IT, mas com uma oferta diversificada, de 360 graus», contou o CEO. O grupo é atualmente composto pela Hexa Consulting (a primeira empresa do grupo), focada em consultoria tecnológica, e a Hexa People, dedicada a seleção e recrutamento especializada em IT.
A par de serviços de outsourcing, nearshoring e gestão de serviços, um dos projetos que distingue a Hexa Consulting consiste nas Academias Tecnológicas, que pretendem formar elementos para integrar nas empresas dos parceiros. Têm «por base um período de formação orientada para as necessidades reais dos parceiros», que pode estender-se até um ano e meio, contabilizando a vertente teórica e prática.
O objetivo é formar e manter um acompanhamento contínuo «com um plano de formação e de conteúdos», assegurando o pagamento de salários de todos os formandos desde o início. A inserção é feita de forma «suave e gradual nas equipas e projetos dos parceiros».
Quanto ao planeamento a longo prazo, o grupo está «focado num crescimento sustentável» e em «manter e solidificar as relações existentes». O primeiro passo para 2024 é também apostar na expansão internacional, em especial na Bélgica. «Numa fase inicial, o foco será a Europa e aumentar o nosso leque de serviços», anunciou André Correia.
Este ano vai dar lugar à terceira empresa do grupo, que pretende ter seis constituintes, em alusão ao Hexágono – que dá o nome ao grupo – e aos seus seis vértices.
As principais tendências tecnológicas que o grupo vai acompanhar neste ano são o armazenamento em cloud e a cibersegurança, que têm sido transversais a muitas empresas do setor de IT. A Inteligência Artificial tem também um papel «enquadrado nas operações» de cada segmento do grupo.
Quando questionado sobre as características de liderança que considera mais importantes, André Correia foi peremptório: comunicação e transparência. «No Hexa temos uma cultura de transparência, voz ativa e muita comunicação. Envolvemos as pessoas naquilo que o grupo quer ser e em algumas tomadas de decisão», relatou.
O CEO afirmou ainda ser importante «liderar pelo exemplo – um clichê que não deixa de ser verdade». «Estar próximo das equipas, ter um formato organizacional que promova a entreajuda e hierarquia flat» são pontos essenciais para André Correia.