• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Desastres climáticos: quando o risco aumenta, como respondem as seguradoras?

      Sinais do corpo e a visceral vontade de comer

      Oito caminhos para regressar ao trabalho com energia renovada

      Estas são as pequenas cidades portuguesas mais populares em 2025

      Insolvências com aumento superior a 7% nos primeiros sete meses de 2025

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Sinais do corpo e a visceral vontade de comer

      A energia que nos torna humanos

      Os números e letras que marcam a última edição da Líder

      O Nervo Vago: a autoestrada do bem-estar

      A nova geração do pioneiro da mobilidade sustentável

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Não gerimos espaços, co-criamos ecossistemas de inovação», realça Vítor Ferreira

      «O futuro da educação não é exclusivo, é colaborativo», defende Déspina Sarioglou

      «Queremos ser o palco onde diferentes culturas e competências se cruzam», realça Martim de Botton

      Pensamento sistémico e ambição: aqui está o futuro próspero das empresas

      «A ‘silly season’ é uma oportunidade para refletir e desenvolver novas competências» (Ana Correia)

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O Futuro do Retalho – Philip Kotler e Giuseppe Stigliano

      Estimular o Sucesso – Adam Kingl

      O Sentido Interior – Caroline Williams

      ChatGPT para Negócios e Empresas – Fábio Hirota

      Livros Tech: IA, ética e criatividade com voz de mulher

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Desastres climáticos: quando o risco aumenta, como respondem as seguradoras?

      Sinais do corpo e a visceral vontade de comer

      Oito caminhos para regressar ao trabalho com energia renovada

      Estas são as pequenas cidades portuguesas mais populares em 2025

      Insolvências com aumento superior a 7% nos primeiros sete meses de 2025

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Sinais do corpo e a visceral vontade de comer

      A energia que nos torna humanos

      Os números e letras que marcam a última edição da Líder

      O Nervo Vago: a autoestrada do bem-estar

      A nova geração do pioneiro da mobilidade sustentável

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Não gerimos espaços, co-criamos ecossistemas de inovação», realça Vítor Ferreira

      «O futuro da educação não é exclusivo, é colaborativo», defende Déspina Sarioglou

      «Queremos ser o palco onde diferentes culturas e competências se cruzam», realça Martim de Botton

      Pensamento sistémico e ambição: aqui está o futuro próspero das empresas

      «A ‘silly season’ é uma oportunidade para refletir e desenvolver novas competências» (Ana Correia)

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O Futuro do Retalho – Philip Kotler e Giuseppe Stigliano

      Estimular o Sucesso – Adam Kingl

      O Sentido Interior – Caroline Williams

      ChatGPT para Negócios e Empresas – Fábio Hirota

      Livros Tech: IA, ética e criatividade com voz de mulher

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Opiniões Um exemplo para a transformação empresarial

Opiniões

Um exemplo para a transformação empresarial

Link copiado

Partilhe este conteúdo

11 Março, 2025 | 3 minutos de leitura

Mais do que afirmar a compreensão da transformação com base em experiências individuais – como a perda de peso -, é importante oferecer a visão de como é que se vive com 60% de si próprio. É exatamente isso que as empresas procuram quando fazem uma transformação: fazer mais com o mesmo, desenvolvendo ainda mais o que sobra.

Como pode uma empresa fazer muito mais com o que já tem? A resposta não é simples e implica, necessariamente, um processo de transformação próprio de cada organização. Esse processo raramente é simples e exige quase sempre níveis elevados de compromisso com a necessidade de transformação identificada.

Muitas empresas reconhecem essa necessidade, mas tropeçam na sua implementação. Tal como em qualquer transformação pessoal também numa empresa o caminho para transformar processos, práticas, competências ou áreas de atividade passa pela repetição exaustiva e constante de três princípios fundamentais: conhecer, corrigir e melhorar.

A transformação bem-sucedida começa com um profundo autoconhecimento. Não basta identificar uma necessidade abstrata de ‘ser mais digital’ ou ‘inovar’. É crucial mergulhar na realidade da organização, ouvindo ativamente todos os níveis hierárquicos e promovendo diálogos abertos com colaboradores, líderes e gestores para identificar dificuldades, oportunidades, desafios e responsabilidades de cada função e departamento. Compreender a dinâmica interna e as perceções individuais é fundamental para construir uma noção de propósito coletivo e alinhar a equipa em torno dos objetivos da transformação.

É este conhecimento aprofundado que torna mais fácil a tarefa de corrigir de forma estrategicamente orientada para os objetivos da transformação. Se uma empresa quer ser digital no mercado, pode recorrer ao papel em todos os seus processos internos? Se quer saber navegar com sucesso a constante novidade da inovação tecnológica, pode descurar a formação continua dos seus colaboradores? Se tem muita informação à sua disposição, mas não ferramentas para a instrumentalizar, essa informação vale de alguma coisa? Se quer ter uma palavra a dizer num mercado sedento de talento, pode manter uma postura passiva face às campanhas da concorrência para a atração desse talento? A ideia que importa reter é que uma empresa só corrige o que precisa de ser corrigido se tiver um conhecimento profundo do seu interior e da sua posição no mercado.

Importa recordar que a transformação não é um momento pontual, mas um processo contínuo. A melhoria deve ser encarada como um ciclo iterativo, onde os resultados são constantemente avaliados e ajustados através de metas claras e mensuráveis, e de indicadores de desempenho sensatamente definidos e, sempre que possível, cumpridos. A capacidade de adaptação é também elementar. O mercado é dinâmico e, por isso, qualquer empresa deve estar preparada para ajustar a estratégia de transformação de acordo com esse dinamismo, adaptando-se a tendências e desafios.

A transformação é um investimento na própria empresa, que visa a melhoria contínua e o crescimento sustentável. Ao liderar esse processo com foco, clareza e determinação, a empresa não só se fortalece, como acaba por inspirar outras empresas a seguirem o mesmo caminho. Essa inspiração não é o objetivo principal de qualquer transformação, mas é um reflexo natural da busca pela excelência. E que mal tem liderar através da transformação?

André Ribeiro Pires,
COO do Clan

ver mais artigos deste autor
André Ribeiro Pires https://lidermagazine.sapo.pt/wp-content/uploads/Andre_Ribeiro-400x400-1.jpg
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Igualdade de género na Lei, inovação nas empresas

Ler artigo

Governance industrial num novo mapa comercial global

Ler artigo

O futuro do trabalho é humano

Ler artigo

Obedeço, será que existo?

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Ago 29, 2025

Igualdade de género na Lei, inovação nas empresas

Ler notícia

Opiniões

Ago 27, 2025

Governance industrial num novo mapa comercial global

Ler notícia

Opiniões

Ago 26, 2025

O futuro do trabalho é humano

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever