• Skip to main content
Revista Líder
Ideias que fazem futuro
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
    • Ficha Técnica
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Portugal precisa falar de dinheiro – a começar pelos jovens

      O clube das 25 empresas cabo-verdianas que se destacaram no último ano

      Leadership Wrapped: o que ouvem os líderes?

      2026 pode ser o ano do Chief Data, Analytics, and AI Officer. A sua empresa já o tem?

      Portugueses vivem cada vez mais online: jovens já passam mais de três horas por dia nas redes sociais

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Um líder que se permite ser vulnerável quebra a barreira da infalibilidade», considera Tiago Santos

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Portugal precisa falar de dinheiro – a começar pelos jovens

      O clube das 25 empresas cabo-verdianas que se destacaram no último ano

      Leadership Wrapped: o que ouvem os líderes?

      2026 pode ser o ano do Chief Data, Analytics, and AI Officer. A sua empresa já o tem?

      Portugueses vivem cada vez mais online: jovens já passam mais de três horas por dia nas redes sociais

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Um líder que se permite ser vulnerável quebra a barreira da infalibilidade», considera Tiago Santos

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
    • Ficha Técnica
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

As ideias que fazem futuro, no seu email Subscrever
Home Opiniões Um exemplo para a transformação empresarial

Opiniões

Um exemplo para a transformação empresarial

Link copiado

Partilhe este conteúdo

11 Março, 2025 | 3 minutos de leitura

Mais do que afirmar a compreensão da transformação com base em experiências individuais – como a perda de peso -, é importante oferecer a visão de como é que se vive com 60% de si próprio. É exatamente isso que as empresas procuram quando fazem uma transformação: fazer mais com o mesmo, desenvolvendo ainda mais o que sobra.

Como pode uma empresa fazer muito mais com o que já tem? A resposta não é simples e implica, necessariamente, um processo de transformação próprio de cada organização. Esse processo raramente é simples e exige quase sempre níveis elevados de compromisso com a necessidade de transformação identificada.

Muitas empresas reconhecem essa necessidade, mas tropeçam na sua implementação. Tal como em qualquer transformação pessoal também numa empresa o caminho para transformar processos, práticas, competências ou áreas de atividade passa pela repetição exaustiva e constante de três princípios fundamentais: conhecer, corrigir e melhorar.

A transformação bem-sucedida começa com um profundo autoconhecimento. Não basta identificar uma necessidade abstrata de ‘ser mais digital’ ou ‘inovar’. É crucial mergulhar na realidade da organização, ouvindo ativamente todos os níveis hierárquicos e promovendo diálogos abertos com colaboradores, líderes e gestores para identificar dificuldades, oportunidades, desafios e responsabilidades de cada função e departamento. Compreender a dinâmica interna e as perceções individuais é fundamental para construir uma noção de propósito coletivo e alinhar a equipa em torno dos objetivos da transformação.

É este conhecimento aprofundado que torna mais fácil a tarefa de corrigir de forma estrategicamente orientada para os objetivos da transformação. Se uma empresa quer ser digital no mercado, pode recorrer ao papel em todos os seus processos internos? Se quer saber navegar com sucesso a constante novidade da inovação tecnológica, pode descurar a formação continua dos seus colaboradores? Se tem muita informação à sua disposição, mas não ferramentas para a instrumentalizar, essa informação vale de alguma coisa? Se quer ter uma palavra a dizer num mercado sedento de talento, pode manter uma postura passiva face às campanhas da concorrência para a atração desse talento? A ideia que importa reter é que uma empresa só corrige o que precisa de ser corrigido se tiver um conhecimento profundo do seu interior e da sua posição no mercado.

Importa recordar que a transformação não é um momento pontual, mas um processo contínuo. A melhoria deve ser encarada como um ciclo iterativo, onde os resultados são constantemente avaliados e ajustados através de metas claras e mensuráveis, e de indicadores de desempenho sensatamente definidos e, sempre que possível, cumpridos. A capacidade de adaptação é também elementar. O mercado é dinâmico e, por isso, qualquer empresa deve estar preparada para ajustar a estratégia de transformação de acordo com esse dinamismo, adaptando-se a tendências e desafios.

A transformação é um investimento na própria empresa, que visa a melhoria contínua e o crescimento sustentável. Ao liderar esse processo com foco, clareza e determinação, a empresa não só se fortalece, como acaba por inspirar outras empresas a seguirem o mesmo caminho. Essa inspiração não é o objetivo principal de qualquer transformação, mas é um reflexo natural da busca pela excelência. E que mal tem liderar através da transformação?

André Ribeiro Pires,
COO do Clan

ver mais artigos deste autor
André Ribeiro Pires https://lidermagazine.sapo.pt/wp-content/uploads/Andre_Ribeiro-400x400-1.jpg
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

O panorama em mudança do mercado global de luxo

Ler artigo

Leading Opinion

Novembro

Ler artigo

Euro Digital: Uma caixa de Pandora?

Ler artigo

O futuro do trabalho não será comandado por algoritmos, mas por líderes com propósito

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Dez 03, 2025

O panorama em mudança do mercado global de luxo

Ler notícia

Opiniões

Dez 02, 2025

Novembro

Ler notícia

Opiniões

Nov 28, 2025

Euro Digital: Uma caixa de Pandora?

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Sobre nós

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados.