• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      É preciso «uma transição digital ética que respeite os criadores», afirma Margarida Balseiro Lopes

      Estudantes universitários chamados para propor soluções para o futuro

      B. Prime reforça equipa com nova responsável de marketing e comunicação

      Anatomia da abstenção: quem são os que escolhem não votar?

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Quem pondera em política é visto como sendo pouco convicto» (Carlos Guimarães Pinto)

      «Os empresários não têm aversão ao risco», defende Armindo Monteiro

      O bom Governo das sociedades e a importância das pequenas decisões

      Todas as empresas precisam de um Chief Political Officer, mas para quê? Sean Pillot de Chenecey explica

      Porque criámos esta ideia de que liderar é um papel solitário?

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      A alta cozinha é feita de mulheres invisíveis, mas Lucía Freitas lembra quem «sustenta a gastronomia»

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

      As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

      Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

      O Manual do Gestor – David Dodson

      Folhas para a queda da folha: recomendações literárias

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      É preciso «uma transição digital ética que respeite os criadores», afirma Margarida Balseiro Lopes

      Estudantes universitários chamados para propor soluções para o futuro

      B. Prime reforça equipa com nova responsável de marketing e comunicação

      Anatomia da abstenção: quem são os que escolhem não votar?

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Quem pondera em política é visto como sendo pouco convicto» (Carlos Guimarães Pinto)

      «Os empresários não têm aversão ao risco», defende Armindo Monteiro

      O bom Governo das sociedades e a importância das pequenas decisões

      Todas as empresas precisam de um Chief Political Officer, mas para quê? Sean Pillot de Chenecey explica

      Porque criámos esta ideia de que liderar é um papel solitário?

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      A alta cozinha é feita de mulheres invisíveis, mas Lucía Freitas lembra quem «sustenta a gastronomia»

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

      As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

      Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

      O Manual do Gestor – David Dodson

      Folhas para a queda da folha: recomendações literárias

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Entrevistas Leadership Desafios a ter em conta para o novo ano: «O papel das empresas é o papel das pessoas que as lideram»

Leadership

Desafios a ter em conta para o novo ano: «O papel das empresas é o papel das pessoas que as lideram»

Link copiado

Partilhe este conteúdo

14 Dezembro, 2023 | 7 minutos de leitura

Duas mulheres, duas perspetivas que partilham ideias e refletem sobre o desafio das empresas, com os olhos no futuro e num novo ano que se aproxima. Ana Amélia Santos é Head Estudos e Projetos da EPAL e Carla Viana é Diretora Comercial de E-commerce Sonae MC.

Uma dupla de conversas parte das mesmas perguntas, onde dois pontos de vista convergem para o foco do papel das lideranças, pelo exemplo e inspiração, e o desafio do positivismo, da paz e da estabilidade entre um Mundo desequilibrado e em guerra.  Hoje publicamos a segunda conversa, de um conjunto de seis, que fazem parte do projeto editorial Promova | Líder.

Ana Amélia Santos
Carla Viana

O país chega ao final do ano entre duas guerras na Europa e uma profunda crise política interna. Qual o papel das empresas na estabilidade e garantia de um rumo positivo na vida das pessoas?

Ana Amélia Santos (AS): As empresas desempenham um papel fundamental na construção e manutenção da estabilidade em um país, não apenas gerando crescimento económico, mas também contribuindo para o bem-estar social e político. A combinação de práticas éticas, responsabilidade social e inovação pode ser um catalisador para um futuro mais positivo e estável. Parcerias entre empresas e governo podem ser benéficas para a formulação de políticas que promovam o desenvolvimento económico e social. Essa colaboração pode ajudar a enfrentar desafios sistémicos e promover a estabilidade.

Carla Viana (CV): Acredito que as empresas podem ter um impacto positivo na vida das pessoas, mesmo em contextos de elevada instabilidade e constante disrupção como os em que vivemos. Para isso, é necessário que se mantenham próximas do contexto humano em que operam, para compreenderem a cada momento as necessidades, desafios e aspirações dos seus clientes, colaboradores e comunidade em que estão inseridas. Ao mesmo tempo, é fundamental que desenvolvam uma cultura de desafio permanente do status quo e agilidade para criar oportunidades e levar a cabo iniciativas com impacto. Dito isto, as empresas são as pessoas que lá trabalham e o papel das empresas é em grande parte, o papel das pessoas que as lideram.

 

Que pilares não devem ruir? 

AS: Alguns dos pilares que considero essenciais para garantir a coesão social, estabilidade e um rumo positivo na vida das pessoas, bem como o desenvolvimento económico e a resiliência do país, são: Segurança jurídica para os cidadãos e as empresas; Respeito pelos direitos humanos de forma a não minar a coesão social e a estabilidade do país, numa base de tolerância, respeito à diversidade e inclusão; Políticas económicas equitativas, controlando a inflação e promovendo oportunidades económicas para as diferentes gerações; Educação de qualidade para preparar as gerações futuras e garantir uma força de trabalho capacitada; Segurança, especialmente nos tempos que correm de conflitos externos; Sustentabilidade ambiental, preservando para as gerações futuras e para a resiliência do país diante de desafios globais; Integridade das instituições de modo a garantir que as oportunidades económicas sejam distribuídas de maneira justa.

CV: Otimismo racional, isto é, a capacidade de vermos o mundo tal como é aliada à confiança de que somos capazes de criar, de construir e de o evoluir. E a visão a longo prazo, privilegiando o crescimento sustentável em detrimento de ganhos de curto prazo.

 

As pessoas são aquilo que fazem. A sua profissão define-as. Concorda?

AS: A profissão de uma pessoa desempenha um papel significativo na sua identidade e ocupa uma parte importante das suas atividades diárias. No entanto, é importante lembrar que as pessoas são seres complexos e multifacetados e que a sua identidade não deve ser reduzida apenas à sua profissão. As pessoas desempenham vários papéis na vida, incluindo os de pais, filhos, amigos, membros da comunidade, entre outros. Os valores, as crenças, os hobbies, as diferentes experiências e desafios, as circunstâncias de vida, entre outras, podem moldar profundamente a identidade de uma pessoa independente da sua profissão. As pessoas são uma combinação de vários aspetos que vão além do trabalho remunerado e cada uma é única na sua jornada e identidade.

CV: Reconheço que por vezes, associamos aquilo que fazemos à nossa identidade como pessoa, mas isso é uma escolha, não é uma obrigação. O que nos define são os nossos valores, aquilo que gostámos de fazer, o que nos motiva, o nosso propósito. Acredito que o impacto que cada um de nós pode ter no Mundo é independente da profissão que escolhemos.

 

Que tipo de lideranças são necessárias entre estes tempos conturbados?

AS: Precisamos de líderes eficazes que demonstram resiliência, empatia, adaptabilidade e uma visão estratégica clara, com uma liderança que deve ser orientada para a construção de confiança, a promoção da colaboração e a criação de soluções sustentáveis para o bem-estar das suas equipas e comunidades.

CV: Num contexto onde o amanhã se antecipa cada vez mais incerto, acredito que precisamos de lideranças de: Coragem, para pensar de forma independente, para desafiar o status quo, para reconhecer erros e decisões menos boas; com coragem de fazer diferente e fundamentalmente com capacidade para aprender e vontade de evoluir no pensamento; e de Proximidade para melhor compreender o contexto, a realidade e o dia a dia das pessoas.

 

O que deseja para 2024?

AS: Desejo muito uma colaboração e esforços coletivos para enfrentar os atuais desafios do Mundo e que haja progressos em direção à paz e estabilidade nas regiões atualmente afetadas por conflitos.

CV: Menos ego, mais humildade. Menos crítica, mais iniciativa. Menos conformidade, mais coragem. Menos certezas, mais vontade de aprender. Que cada um de nós aproveite a magia de um novo ano para chegar mais perto do seu propósito e gerar um impacto positivo no Mundo.

 

Notas Biográficas

Ana Amélia Santos ocupa o cargo de Coordenadora do Departamento de Estudos e Projetos, da Direção de Engenharia EPAL e Águas Vale do Tejo, desde 2015, onde é responsável pelo planeamento e gestão de projetos de abastecimento de água, saneamento, edificado e património histórico. Conta com mais de 30 anos de experiência, fundados em diferentes vivências ao longo da sua carreira profissional.

Carla Viana lidera o departamento comercial de E-commerce na Sonae MC, nas áreas de Trading Food e B2B do Continente Online. Ao longo do seu percurso profissional passou pela Accenture, Optimus, KPMG, Johnson&Johnson e Merck em diferentes países da Europa, tendo desempenhado funções de responsabilidade em estratégia, marketing e gestão. É licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e tem um MBA pela Duke University – The Fuqua School of Business, EUA.

 

Promova

O Promova é um projeto coordenado pela CIP e desenvolvido em parceria com a NovaSBE que promove a igualdade de género no acesso a altos cargos de direção em organizações privadas. O Promova quer contribuir para aumentar a presença de mulheres na atividade empresarial portuguesa, em funções de gestão de maior responsabilidade, diversificando as perspetivas na tomada de decisões estratégicas das empresas. O projeto já vai na 4ª edição, com 72 empresas, 129 participantes e uma taxa de promoção de 49%. Apoiam financeiramente a ANA-Aeroportos de Portugal, EDP, Gilead, Randstad, Sogrape e Sonae. A próxima edição do Promova está agendada para 2024.

 

Leia a primeira entrevista aqui: Tendências RH: tecnologia, capacidade de escolher perfis e o ‘esquecimento’ do escritório

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Opinião

O novo ADN das organizações de sucesso

Ler artigo

O investimento invisível que gera bilhões

Ler artigo

Coaching, mudança e resiliência

Ler artigo

Preservar a cultura empresarial na era da IA

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Artigos Relacionados

Leadership

Set 30, 2025

«Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

Ler Entrevista

Entrevistas

Set 25, 2025

«A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

Ler Entrevista

Leadership

Set 19, 2025

A alta cozinha é feita de mulheres invisíveis, mas Lucía Freitas lembra quem «sustenta a gastronomia»

Ler Entrevista
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever