• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Ulisses Correia e Silva: «A aceleração dos ODS depende do empoderamento da mulher»

      ‘Fund for Women’ anuncia financiamento para apoiar organizações de empoderamento feminino

      Wellow Network reforça liderança com nomeação de André Borralho para Chief People Officer

      Morrer é bom? A finitude como chave da vida e da liderança

      «Precisamos de estar ao volante da mudança», defende Felso Ganhane

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Porque criámos esta ideia de que liderar é um papel solitário?

      «A burocracia atrasou-nos durante décadas. Agora temos de virar a página», diz Gonçalo Saraiva Matias

      Decisão e acção na filosofia de Martin Heidegger

      Raúl Nieto Guridi: conheça o autor e criativo das capas da revista Líder

      Dez decisões que mudaram o Mundo 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      A alta cozinha é feita de mulheres invisíveis, mas Lucía Freitas lembra quem «sustenta a gastronomia»

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O Que Devemos Uns aos Outros – Minouche Shafik

      A Minha Vida – Lev Trótski

      Cultura – Terry Eagleton

      Vítimas Perfeitas – Mohammed El-Kurd

      Política no Mundo Antigo – Moses I. Finley

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Ulisses Correia e Silva: «A aceleração dos ODS depende do empoderamento da mulher»

      ‘Fund for Women’ anuncia financiamento para apoiar organizações de empoderamento feminino

      Wellow Network reforça liderança com nomeação de André Borralho para Chief People Officer

      Morrer é bom? A finitude como chave da vida e da liderança

      «Precisamos de estar ao volante da mudança», defende Felso Ganhane

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Porque criámos esta ideia de que liderar é um papel solitário?

      «A burocracia atrasou-nos durante décadas. Agora temos de virar a página», diz Gonçalo Saraiva Matias

      Decisão e acção na filosofia de Martin Heidegger

      Raúl Nieto Guridi: conheça o autor e criativo das capas da revista Líder

      Dez decisões que mudaram o Mundo 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      A alta cozinha é feita de mulheres invisíveis, mas Lucía Freitas lembra quem «sustenta a gastronomia»

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O Que Devemos Uns aos Outros – Minouche Shafik

      A Minha Vida – Lev Trótski

      Cultura – Terry Eagleton

      Vítimas Perfeitas – Mohammed El-Kurd

      Política no Mundo Antigo – Moses I. Finley

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Economia Notícias Sociedade Maioria das famílias portuguesas espera gastar até 150€ por filho no regresso às aulas

Sociedade

Maioria das famílias portuguesas espera gastar até 150€ por filho no regresso às aulas

Link copiado

Partilhe este conteúdo

4 Setembro, 2024 | 3 minutos de leitura

Setembro é o mês do regresso à escola, o que pode ser um sinónimo de mais despesas para os encarregados de educação. A maior parte das famílias (61%) espera gastar, este ano, entre 50€ e 150€ com material escolar por filho e apenas 8% estima gastar menos de 50€. Já 17% prevê despesas entre 150€ e 200€ e 14% aponta para mais de 200€.

Estas conclusões dizem respeito a um estudo realizado pela ConsumerChoice, com o objetivo de analisar a gestão dos custos associados ao regresso às aulas em 2024 pelas famílias portuguesas.

A maioria dos inquiridos afirma ter filhos em idade escolar, sendo que 63% tem apenas um filho e 32% tem dois. Em comparação com anos anteriores, 44% dos indivíduos espera gastar o mesmo valor este ano, enquanto 41% acredita que vai gastar mais e 8% pretende gastar menos.

 

Estratégias para poupar no material escolar

Para conseguir reduzir estes custos, os consumidores revelam que as estratégias utilizadas incluem aproveitar as promoções ou saldos (42%) e reutilizar o material do ano anterior (36%). Outros métodos passam por utilizar material antigo de familiares ou amigos (14%), comprar material em segunda mão (8%) e comprar papelaria na escola (0,21%).

No que diz respeito aos artigos mais reutilizados, estes são: mochilas (20%), estojos (19%), calculadoras (17%) e canetas e lápis (17%).

Relativamente ao nível de preocupação com os gastos, 46% dos inquiridos indica estar preocupado, 24% expressa indiferença e 21% declarar estar tranquilo. De forma a conseguirem cobrir as despesas associadas ao regresso às aulas, as famílias planeiam principalmente reduzir os gastos em viagens e férias (26%), entretenimento (21%) e restauração (20%).

Comparando com anos anteriores, 50% dos indivíduos considera o nível de stress relacionado com os gastos escolares igual, 39% afirma estar mais stressado e 12% indicar sentir-se mais tranquilo.

 

O regresso às aulas está a ficar mais caro

Nos últimos anos, a maioria dos consumidores sente que os custos com material escolar aumentaram, sendo que 22% aponta para a existência de um crescimento significativo e 52% um aumento ligeiro.

17% acredita que os custos permaneceram os mesmos, enquanto 7% notaram uma pequena diminuição. Adicionalmente, 47% dos entrevistados revela também que antes da pandemia se gastava muito menos com material escolar e 20% gastava um pouco menos. Ainda assim, 15% afirma que despendia do mesmo valor e 13% gastava um pouco mais.

Atualmente, 52% dos inquiridos acha que tem sido mais difícil gerir os custos de material escolar, face aos anos antecedentes e 33% afirma estar igual. No que diz respeito ao futuro, 57% dos consumidores aguarda por um aumento contínuo dos custos com material escolar, 24% espera estabilidade, 13% prevê uma redução dos custos e 6% tem dificuldade em prever.

 

O mês do regresso às aulas é um dos momentos em que os gastos das famílias tendem a ser mais elevados, uma realidade que ficou também mais aparente com o aumento do custo de vida nos últimos anos. Foi a pensar nisso que desenvolvemos um estudo que identifica as estratégias de poupança adotadas pelos consumidores, em relação aos anos anteriores, para manterem as suas finanças equilibradas. Trata-se assim, de uma visão detalhada das mudanças nos hábitos de consumo das famílias portuguesas, de forma a entendermos melhor as tendências e desafios enfrentados no contexto atual.

Cristiana Faria, Diretora de Marketing da ConsumerChoice

 

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

Porque criámos esta ideia de que liderar é um papel solitário?

«A burocracia atrasou-nos durante décadas. Agora temos de virar a página», diz Gonçalo Saraiva Matias

Ulisses Correia e Silva: «A aceleração dos ODS depende do empoderamento da mulher»

‘Fund for Women’ anuncia financiamento para apoiar organizações de empoderamento feminino

Artigos Relacionados

Sociedade

Set 22, 2025

Guterres pede ação conjunta na ONU: «Este é o nosso momento de oportunidade»

Ler notícia

Sociedade

Set 18, 2025

Autárquicas: conheça o retrato interativo dos municípios portugueses

Ler notícia

Sociedade

Set 15, 2025

Dia Internacional da Democracia: França em crise e a radiografia política da Europa

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever