• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      É preciso «uma transição digital ética que respeite os criadores», afirma Margarida Balseiro Lopes

      Estudantes universitários chamados para propor soluções para o futuro

      B. Prime reforça equipa com nova responsável de marketing e comunicação

      Anatomia da abstenção: quem são os que escolhem não votar?

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Quem pondera em política é visto como sendo pouco convicto» (Carlos Guimarães Pinto)

      «Os empresários não têm aversão ao risco», defende Armindo Monteiro

      O bom Governo das sociedades e a importância das pequenas decisões

      Todas as empresas precisam de um Chief Political Officer, mas para quê? Sean Pillot de Chenecey explica

      Porque criámos esta ideia de que liderar é um papel solitário?

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      A alta cozinha é feita de mulheres invisíveis, mas Lucía Freitas lembra quem «sustenta a gastronomia»

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

      As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

      Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

      O Manual do Gestor – David Dodson

      Folhas para a queda da folha: recomendações literárias

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      É preciso «uma transição digital ética que respeite os criadores», afirma Margarida Balseiro Lopes

      Estudantes universitários chamados para propor soluções para o futuro

      B. Prime reforça equipa com nova responsável de marketing e comunicação

      Anatomia da abstenção: quem são os que escolhem não votar?

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Quem pondera em política é visto como sendo pouco convicto» (Carlos Guimarães Pinto)

      «Os empresários não têm aversão ao risco», defende Armindo Monteiro

      O bom Governo das sociedades e a importância das pequenas decisões

      Todas as empresas precisam de um Chief Political Officer, mas para quê? Sean Pillot de Chenecey explica

      Porque criámos esta ideia de que liderar é um papel solitário?

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      A alta cozinha é feita de mulheres invisíveis, mas Lucía Freitas lembra quem «sustenta a gastronomia»

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

      As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

      Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

      O Manual do Gestor – David Dodson

      Folhas para a queda da folha: recomendações literárias

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Opiniões As competências que nenhuma organização se pode dar ao luxo de descurar

Opiniões

As competências que nenhuma organização se pode dar ao luxo de descurar

Link copiado

Partilhe este conteúdo

17 Setembro, 2024 | 3 minutos de leitura

Formação e transformação. Não é só uma rima bem-feita — estas palavras são a chave para a evolução de qualquer organização que queira estar na crista da onda. E vamos ser honestos: quem é que quer ficar para trás? A formação permite-nos revisitar o que já sabemos, mas é, também, e acima de tudo, o passaporte para o imenso campo do novo (território por excelência da aprendizagem), para nos catapultar para o futuro, mergulhando nas tendências que estão a mudar o nosso setor. Se a recente aplicação das verbas do Fundo de Compensação do Trabalho em ações formativas nos diz algo, é que as empresas estão finalmente a acordar para a importância de investir no desenvolvimento contínuo.

Mas onde é que está a magia? É na capacidade de antecipar, de prever os conceitos emergentes em Learning & Development (L&D), de não ter medo de os abraçar. As empresas precisam de abrir bem os olhos e afiar a visão para perceber onde têm de afinar as suas equipas e como; porque, se não o fizerem, arriscam-se a ficar fora de jogo. A liderança é o primeiro passo: liderar já não é só estar à frente, é ser capaz de guiar numa era em que o trabalho remoto e as equipas híbridas são o novo normal. É preciso mais do que um bom discurso — é necessário um pensamento estratégico, saber gerir riscos e, acima de tudo, ser flexível.

E por falar em flexibilidade, é urgente colocar o foco nos hard skills e soft skills. Sim, as competências técnicas são fundamentais, especialmente quando falamos de áreas que exigem upskilling contínuo, como a tecnologia. Mas não podemos esquecer as soft skills que diferenciam os bons líderes dos restantes: comunicação eficaz, inteligência emocional, adaptabilidade e resiliência. Isto não é só um bónus — é o que separa os líderes que inspiram daqueles que apenas gerem.

No entanto, nada disso faz sentido se não abraçarmos o digital. Fugir dele? Nem pensar! As tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial e a cibersegurança, não são o bicho-papão. São ferramentas poderosíssimas que, se bem aplicadas, podem transformar um negócio e levar a experiência do cliente para outro nível. Por falar em clientes, eles são o centro do universo empresarial. Para os conquistar e manter, é essencial ouvir, ser empático e dominar as ferramentas CRM, que são o segredo para relações duradouras.

E, claro, não podemos ignorar a sustentabilidade. Não basta falar, é preciso agir. Incorporar práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) não é só uma questão de ética, é uma estratégia de negócio inteligente. Monitorizar, ajustar e melhorar devem ser palavras de ordem. E, para completar este arsenal de competências essenciais, é imperativo dominar a gestão de projetos e metodologias ágeis, como Scrum e user-centric, que são a chave para a inovação e eficiência.

A verdade é que estas competências são a base sobre a qual se constrói uma liderança de sucesso. Podem não ser uma novidade, mas são um lembrete poderoso de que, na dança do mercado, quem não acompanha o ritmo, acaba por tropeçar. Portanto, está na hora de arregaçar as mangas e liderar com energia, visão e, claro, um toque de irreverência!

Catarina Correia,
Head of Marketing & Communications da Cegoc

ver mais artigos deste autor
Catarina Correia https://lidermagazine.sapo.pt/wp-content/uploads/Catarina-Correia-400x400-1.jpg
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

O novo ADN das organizações de sucesso

Ler artigo

O investimento invisível que gera bilhões

Ler artigo

Coaching, mudança e resiliência

Ler artigo

Preservar a cultura empresarial na era da IA

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Out 03, 2025

O novo ADN das organizações de sucesso

Ler notícia

Opiniões

Out 03, 2025

O investimento invisível que gera bilhões

Ler notícia

Opiniões

Out 02, 2025

Coaching, mudança e resiliência

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever