• Skip to main content
Revista Líder
Ideias que fazem futuro
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Jantar solidário de RH acontece já para a semana

      Metade dos casos de atendimento ao cliente serão tratados por IA até 2027

      Encontro juntou mais de 100 mulheres para discutir o futuro

      Web 4.0 e risco quântico aceleram ‘tsunami tecnológico’ para 2026

      O método do sofrimento e a violência contra as mulheres

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Jantar solidário de RH acontece já para a semana

      Metade dos casos de atendimento ao cliente serão tratados por IA até 2027

      Encontro juntou mais de 100 mulheres para discutir o futuro

      Web 4.0 e risco quântico aceleram ‘tsunami tecnológico’ para 2026

      O método do sofrimento e a violência contra as mulheres

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

As ideias que fazem futuro, no seu email. Subscrever
Home Notícias Trabalho Afinal, a Geração Z quer ganhar e poupar mais. O que mais valorizam as gerações?

Trabalho

Afinal, a Geração Z quer ganhar e poupar mais. O que mais valorizam as gerações?

Afinal, Geração Z também quer ganhar e poupar mais. O que mais valorizam as gerações?

Link copiado

Partilhe este conteúdo

31 Outubro, 2025 | 4 minutos de leitura

Desde a procura por equilíbrio até às preocupações com a saúde e o futuro, as perspetivas e pensamentos das gerações variam – dentro e fora do trabalho. As gerações mais jovens – Z e Millennials – destacam-se por valorizar mais o equilíbrio entre vida pessoal e profissional (19% e 21% respetivamente), sem que isso iniba a sua ambição.

A Geração Z, em particular, contraria estereótipos ao eleger a ascensão profissional (26%) e a melhoria de emprego (21%) como objetivos de vida, a par de metas financeiras como ganhar (47%) e poupar mais dinheiro (44%).

Estes são alguns resultados do Barómetro Gerações em Movimento – Preparar o Futuro, realizado pelo Grupo Ageas Portugal, em parceria com a Ipsos Apeme, um estudo quantitativo e intergeracional.

Realizado através de 1.900 entrevistas a homens e mulheres com mais de 25 anos das Gerações Z (1997 a 2012), Millennials (1981 a 1996), Gen X (1965 a 1980) e Baby Boomers (1946 a 1964), residentes em Portugal Continental, o barómetro oferece um retrato dinâmico das suas aspirações, medos e comportamentos.

 

Lazer, viagens e simplicidade são fatores prioritários

Por outro lado, as gerações mais velhas têm encontrado o seu ritmo: metade dos Baby Boomers valoriza uma vida simples e não material, um sentimento que cresce com a idade (38% nos Millennials e 43% na Geração X). São também os Boomers os que elegem ter mais tempo para hobbies (18%), atividades culturais (18%) ou voluntariado (12%) como objetivos de vida.

A preocupação com a aparência física é mais acentuada na Geração Z (11%) e diminui com a idade, mas o gosto por cuidar de si e sentir-se no seu melhor é uma constante, com todas as gerações a pontuarem entre 7.2 e 7.5 (numa escala de 1 a 10) este aspeto.

Viajar emerge como um dos principais objetivos de vida para todas as gerações, liderado pelos Boomers (50%), mas com Z e X a seguirem de perto (42%) e Millennials (37%). Não viver experiências suficientes é um medo comum, independentemente da idade.

A prática de mais exercício físico é um objetivo igualmente transversal, com diferenças mínimas entre gerações (Millennials 39%, Boomers 37%, Z e X 33%).

 

Receios e previsões do futuro variam

A saúde é uma preocupação central, mas com nuances geracionais. Para os Baby Boomers, a saúde futura (49%) preocupa mais do que a atual (16%). Já a Geração Z, embora menos preocupada com a saúde atual (8%), vê esse número quadruplicar quando pensa no futuro (24%). A saúde dos outros é igualmente importante: para Millennials e Zs, a saúde dos pais ou avós é uma preocupação maior do que a sua própria, agora ou futuramente.

Quando o olhar se projeta no futuro, a saúde mental ganha destaque. O medo de ficar sozinho é transversal (11% nos Millennials, 16% nos Zs), com alguns a expressarem o receio de não ter ninguém ou perder amizades. A Geração Z preocupa-se com a depressão (18%), enquanto os Baby Boomers temem a perda das faculdades mentais (24%) e antecipam a perda de autonomia.

No que diz respeito ao sentimento de uma boa vida, os Baby Boomers destacam-se por sentirem que têm tudo o que precisam (41%) e 55% dos reformados afirmam não ter perdido poder de compra, o que contraria perceções generalizadas. O medo de ser um fardo para os filhos é uma preocupação única dos Boomers, que desejam ter condições financeiras para não ter de pedir ajuda aos filhos.

O Barómetro Gerações em Movimento – Preparar o Futuro partiu da premissa de que o envelhecimento transcende o fenómeno demográfico, sendo um processo com impacto social, económico e cultural.

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

Jantar solidário de RH acontece já para a semana

Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

«A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

Artigos Relacionados

Trabalho

Nov 26, 2025

Portugal envelhece e o mercado de trabalho muda: quem vai substituir quem?

Ler notícia

Trabalho

Nov 25, 2025

Cinco skills que salvam o retalho na Black Friday

Ler notícia

Trabalho

Nov 24, 2025

Geração jovem coloca bem-estar acima do salário

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Sobre nós

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados.