A demora entre o momento da aceitação nas instituições de Ensino Superior em Portugal e a chegada ao país são o principal obstáculo ao sucesso académico dos alunos provenientes dos PALOP. A demora na obtenção de visto é inclusivamente o único motivo da demora em 76% dos casos.
A grande maioria dos alunos (68%) chegam a Portugal com um atraso de pelo menos um mês face ao início do ano letivo sendo de destacar que, entre este grupo de alunos, mais de 11% apenas consegue chegar a Portugal no ano seguinte ao ano em que foram aceites.
A mais recente análise ‘A adaptação dos alunos dos PALOP no primeiro ano de estudos do ensino superior em Portugal’, desenvolvida pelos Centros de Investigação da Nova SBE – Economia da Educação e NOVAFRICA – revela estes e outros problemas que caracterizam o período inicial de adaptação dos estudantes dos PALOP ao ensino superior em Portugal.
A análise, conduzida pelos investigadores da Nova SBE Ana Balcão Reis, Cátia Batista, David M. Costa, Gonçalo Lima e Pedro Freitas, identifica que o atraso – que constitui um forte entrave ao aproveitamento académico no contexto do ensino superior – é identificado por 93% dos alunos inquiridos.
Alunos e especialistas pedem mais celeridade no processo de admissão e apoio
Uma análise mais aprofundada permite aferir que, na grande maioria dos casos, o atraso resulta da conjugação de um anúncio tardio dos resultados de entrada nas Instituições de Ensino Superior em Portugal e a demora na emissão de vistos. «Caso fossem aceites em meados de maio, à semelhança dos restantes, um período de 3 meses e meio entre o momento de aceitação e o de chegada permitiria chegarem antes do início das aulas (entre setembro e outubro)», referem os investigadores, acrescentando «o atraso na chegada resulta da conjugação da demora na emissão do visto com o anúncio tardio dos resultados da entrada no ESP».
Após a chegada a Portugal, a integração na vida académica é a maior dificuldade apontada pelos recém-chegados. Para além da dificuldade em estabelecer amizades com colegas portugueses, cerca de 79% dos alunos menciona também dificuldades em acompanhar as matérias lecionadas no Ensino Superior em Portugal. O alojamento é a segunda maior barreira à integração (com 60% dos alunos a reportarem dificuldade na procura e 54% a assinalar dificuldades com o custo).
Analisando os estudantes trabalhadores, verifica-se que, embora 9,6% da amostra sejam bolseiros, apenas uma pequena minoria considera que a bolsa é suficiente para cobrir as suas despesas. Ainda assim, apenas 24% destes estudantes estão a trabalhar. De entre os estudantes trabalhadores, um em cada quatro exerce uma atividade laboral enquanto estuda, sendo que 40% têm uma carga horária superior a 10 horas semanais o que evidencia a necessidade de melhor identificar ‘os alunos sem acesso a bolsa com vista a promover um alargamento da população abrangida por esses programas’.
Para mitigar as dificuldades reportadas no presente relatório, os investigadores apresentam cinco propostas:
- Antecipar data de anúncio da aceitação dos alunos no Ensino Superior em Portugal com especial atenção aos alunos que entram através do Regime Especial para Bolseiros;
- Aumentar a capacidade consular para acelerar o processo de atribuição de vistos dando especial prioridade à emissão de vistos de estudantes;
- Implementar um programa pré-universitário que não só fortaleça a preparação académica, mas também potencie a integração em Portugal antes do início dos estudos universitários:
o Criar programas de mentoria entre os alunos portugueses mais avançados e os alunos recém-chegados de forma a contribuir para a integração académica e social dos alunos provenientes dos PALOP;
o Criação da app digital, disponível para os alunos mesmo antes da sua chegada, com informação sobre serviços quotidianos em Portugal (saúde, bancos, transportes, etc.).
O relatório foi elaborado com base num inquérito a 135 alunos provenientes dos PALOP, com uma idade mediana de 20 anos de Cabo Verde (38%), Guiné (29%), Moçambique (16%), Angola (11%) e São Tomé (6%).
Consulte o estudo completo aqui.