Sabia que a Amadora é o município português com mais habitantes por quilómetro quadrado? Que Alcoutim é aquele onde se registam mais espetáculos ao vivo por habitante? Ou que Vila Velha de Ródão teve o maior crescimento percentual de alunos entre 2021 e 2024?
A poucas semanas das eleições autárquicas, a Pordata acaba de lançar um novo portal interativo, que permite explorar estes e outros dados sobre os 308 municípios de Portugal.
Através de sete temas fundamentais — população, educação, habitação, emprego e empresas, acesso a serviços e cultura, turismo, território e ambiente — o novo site possibilita conhecer melhor cada concelho e compará-lo com os cinco municípios mais próximos.
Lisboa lidera em número de habitantes
Lisboa ocupa o topo da lista dos municípios mais populosos do país, com 575.739 habitantes registados em 2024, segundo dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Este valor representa mais 30.569 residentes face a 2021, correspondendo a um crescimento populacional de 5,6% em apenas três anos.
Logo a seguir surgem Sintra, com 400.947 habitantes, e Vila Nova de Gaia, com 312.984 residentes, reforçando a sua posição como principais centros urbanos depois da capital.
A Amadora destaca-se igualmente por ser o município com maior densidade populacional, ou seja, mais habitantes por quilómetro quadrado.
Alcoutim destaca-se na cultura e densidade
No extremo oposto da densidade demográfica, Alcoutim é o município com menos habitantes por quilómetro quadrado, revelando as assimetrias entre o litoral urbano e o interior despovoado.
Mas nem por isso é um concelho apagado. Alcoutim lidera no acesso à cultura, ao ser o município onde se realizaram mais espetáculos ao vivo por habitante, destacando uma vida cultural ativa mesmo em territórios de baixa densidade.
Lisboa e Porto concentram a oferta cultural nacional
As grandes cidades continuam a ser pólos culturais privilegiados: Lisboa e Porto concentram 14% dos museus, 15% dos recintos culturais e 15% dos ecrãs de cinema existentes no país, reforçando o seu papel como centros de oferta cultural em Portugal.
Lagoa lidera construção de novas casas e Castro Verde nos salários
No capítulo da habitação, o município de Lagoa (Algarve) destaca-se como aquele com maior volume de construção de novas habitações, entre 2022 e 2024, em proporção às já existentes.
O rácio atinge 241,1 alojamentos familiares por quilómetro quadrado, o 3.º mais elevado quando comparado com os cinco municípios vizinhos.
Já Castro Verde é o município onde mais ganham os trabalhadores por conta de outrem (TCO). Em média, os TCO do município ganhavam por mês, 2479.1€, acima do ganho médio mensal recebido pelos TCO a nível nacional (1460.8€). Este ganho é o mais elevado do país.