O Ministro da Indústria, Comércio e Energia de Cabo Verde, Alexandre Dias Monteiro, esteve em Portugal para partilhar os avanços do plano estratégico para a digitalização da administração pública cabo-verdiana, que prevê a digitalização de 60% dos serviços até 2026 e de mais de 80% até 2030.
O Ministro reforçou ainda a aposta no talento humano como motor da inovação e do desenvolvimento sustentável, em conluio com uma abordagem que permite beneficiar de tecnologias mais maduras, com maior segurança e menores custos de implementação.
A estabilidade política, a boa governança e a segurança de Cabo Verde foram outras das vantagens estratégicas apontadas por Alexandre Dias Monteiro – fatores que posicionam o país como um destino confiável e atrativo para investimentos tecnológicos e digitais.

O Ministro participou numa sessão do ciclo de seminários ‘Diálogo África–Europa’, promovida pelo ‘Africa Futures Center’ – um dos Impact Centers do Innovation X Hub da Porto Business School (PBS). Sob o tema ‘Digitalização da Indústria’, a iniciativa reuniu decisores, académicos e especialistas para debater o papel da cooperação África–Europa na digitalização da indústria, num momento em que a competitividade global e a transição digital exigem soluções inovadoras e colaborativas.
O destaque desta sessão, que encerrou o ciclo de maio, foi a intervenção do Ministro, que sublinhou a ambição do país em consolidar-se como um polo tecnológico na África Ocidental: «Apesar de recursos naturais limitados, Cabo Verde aposta na capacitação de talento humano como motor da inovação e do desenvolvimento sustentável», disse.
Já Cândida Santos, diretora do Africa Futures Center, reforçou a importância da capacitação profissional e do papel das universidades na promoção de colaborações internacionais, fundamentais para o desenvolvimento sustentável e para o fortalecimento dos ecossistemas de inovação – uma missão para a qual a Porto Business School tem vindo a contribuir ativamente.
Durante o evento, foi ainda destacado o papel do ‘Africa Futures Center’ enquanto plataforma de diálogo, através do ciclo de seminários que tem promovido e advisory board, reunindo especialistas de elevado conhecimento e experiência do seu ecossistema. Estes encontros permitem desbloquear novas oportunidades de cooperação entre África e Europa e aprofundar soluções colaborativas para desafios comuns.