Nos meses de verão, o turismo em Portugal ganha maior tração e os movimentos dentro e para o país aumentam significativamente. Esta dinâmica traz consigo um incremento nas viagens internas e um impacto direto na mobilidade urbana e intermunicipal.
De acordo com os dados mais recentes recolhidos pela EasyPark, os estrangeiros que mais visitaram e estacionaram em território nacional são provenientes de Espanha (26%), França (22%), Alemanha (13%), Itália (11%) e dos Países Baixos (6,5%). Com o ranking liderado pelos vizinhos espanhóis, os dados refletem uma tendência crescente de veraneio próximo de casa entre países fronteiriços.
Top 10 de nacionalidades com mais presença em Portugal
Mas os turistas que visitam Portugal não são apenas provenientes de países próximos. A EasyPark registou também movimentações significativas de visitantes oriundos da Finlândia, Suécia, Noruega e até da Islândia.
Este padrão revela como a mobilidade europeia rodoviária continua a crescer. Muitos optam por viajar de carro por toda a Europa ou, em alternativa, alugam viaturas no destino. Neste contexto, a agilidade da EasyPark permite gerir sessões de estacionamento diretamente no telemóvel, no idioma e com o método de pagamento preferido dos utilizadores — tornando o estacionamento internacional mais fácil, prático e acessível.
O top 10 de nacionalidades completa-se com a Suíça, Bélgica, Suécia, Dinamarca e Noruega, nos lugares seis a dez, respetivamente.
«A mobilidade urbana é algo que nos acompanha, seja no dia-a-dia do trabalho, seja nas férias. O impacto do turismo nalgumas zonas acaba por revelar como a dinâmica de uma mobilidade bem pensada e estruturada pode ser benéfica para o turismo. Os visitantes em Portugal são cada vez mais. O crescimento turístico é um indicador claro de que o país é bastante atrativo de norte a sul, e as movimentações de visitantes são disso testemunha. Também sabemos que a melhor forma de visitar Portugal acaba por ser de carro, pois permite chegar mais longe e a mais locais», comenta Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal e Espanha da Arrive.
As cidades portuguesas mais visitadas
As cidades mais procuradas por estrangeiros durante o verão são Lisboa, Lagos, Sintra, Faro e Olhão — um top cinco dominado pela capital e pelo sul do país, em particular a região do Algarve.
Entre as dez cidades mais visitadas, apenas Braga (9.º lugar) não pertence à Área Metropolitana de Lisboa ou ao Algarve. Esta distribuição acompanha as projeções turísticas costeiras e reforça a relevância das cidades históricas e balneares como polos de atração no verão.
Portugueses também aproveitam para viajar no verão
Enquanto Portugal atrai cada vez mais estrangeiros, os portugueses também aproveitam o verão e as férias mais prolongadas para viajar para fora.
No top de destinos dos portugueses, lidera Itália, seguida de Espanha e Países Baixos. No entanto, a EasyPark revela que os condutores portugueses também elegeram destinos menos óbvios, como Hungria, Eslovénia e Chéquia, demonstrando um interesse crescente por experiências culturais e paisagísticas alternativas.
Os dados recolhidos com base nos registos da aplicação EasyPark, durante os meses de julho e agosto de 2025, confirmam a importância crescente da mobilidade inteligente e flexível para apoiar o turismo, tanto de estrangeiros em Portugal como de portugueses pelo estrangeiro. O impacto do turismo na mobilidade urbana é visível — e ferramentas digitais tornam cada vez mais fluída a experiência de viajar e estacionar em qualquer parte da Europa.