• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      É preciso «uma transição digital ética que respeite os criadores», afirma Margarida Balseiro Lopes

      Estudantes universitários chamados para propor soluções para o futuro

      B. Prime reforça equipa com nova responsável de marketing e comunicação

      Anatomia da abstenção: quem são os que escolhem não votar?

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Quem pondera em política é visto como sendo pouco convicto» (Carlos Guimarães Pinto)

      «Os empresários não têm aversão ao risco», defende Armindo Monteiro

      O bom Governo das sociedades e a importância das pequenas decisões

      Todas as empresas precisam de um Chief Political Officer, mas para quê? Sean Pillot de Chenecey explica

      Porque criámos esta ideia de que liderar é um papel solitário?

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      A alta cozinha é feita de mulheres invisíveis, mas Lucía Freitas lembra quem «sustenta a gastronomia»

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

      As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

      Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

      O Manual do Gestor – David Dodson

      Folhas para a queda da folha: recomendações literárias

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      É preciso «uma transição digital ética que respeite os criadores», afirma Margarida Balseiro Lopes

      Estudantes universitários chamados para propor soluções para o futuro

      B. Prime reforça equipa com nova responsável de marketing e comunicação

      Anatomia da abstenção: quem são os que escolhem não votar?

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Quem pondera em política é visto como sendo pouco convicto» (Carlos Guimarães Pinto)

      «Os empresários não têm aversão ao risco», defende Armindo Monteiro

      O bom Governo das sociedades e a importância das pequenas decisões

      Todas as empresas precisam de um Chief Political Officer, mas para quê? Sean Pillot de Chenecey explica

      Porque criámos esta ideia de que liderar é um papel solitário?

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      A alta cozinha é feita de mulheres invisíveis, mas Lucía Freitas lembra quem «sustenta a gastronomia»

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

      As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

      Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

      O Manual do Gestor – David Dodson

      Folhas para a queda da folha: recomendações literárias

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Líder Corner Desafios e oportunidades digitais na Banca

Líder Corner

Desafios e oportunidades digitais na Banca

Link copiado

Partilhe este conteúdo

29 Setembro, 2025 | 5 minutos de leitura

Agilidade, Entusiasmo, Integridade e Originalidade são valores presentes na cultura do Bankinter e refletem-se integralmente na estratégia do banco para a prossecução da sua missão primordial de apoio às famílias e às empresas na realização dos seus projetos, contribuindo dessa forma para o consequente desenvolvimento social e económico do país.  

Desde há 60 anos em Espanha e ao longo de quase 10 anos em Portugal, o Bankinter tem estado focado no cumprimento deste objetivo, diferenciando-se pela rapidez e adequação de resposta às necessidades específicas dos clientes e aos desafios conjunturais, pela vontade de inovar, pela forma próxima e transparente como se relaciona com as famílias e as empresas.  

Há muito que o Bankinter abraçou a transformação digital através de um investimento continuado na criação de soluções que têm permitido tornar o banco mais acessível a todos, no tempo e no espaço mais conveniente para cada cliente, com procedimentos menos burocráticos e mais simplificados, assegurando desta forma um serviço de excelência com uma maior comodidade e proximidade digital. 

É a pensar no cliente, que o banco tem disponibilizado às famílias as plataformas que lhes permitem abrir e gerir contas à ordem, poupanças e investimentos de forma digital e autónoma, assim como gerir todo o processo de contratação de crédito habitação, desde a simulação à contratação, sem deslocações ao banco, exceto para a assinatura da escritura. Para as empresas, a Plataforma de Negócio Internacional do Bankinter, tornou-se uma aliada muito relevante na gestão das suas importações e exportações, permitindo agilizar todas estas operações de forma célere e segura.  

As assistentes virtuais Bia e Beatriz, desenvolvidas para reforçar o atendimento telefónico aos clientes do Bankinter e do bankintercard, incorporam os avanços tecnológicos da Inteligência Artificial e estão dotadas de capacidade de aprendizagem, progresso contínuo e linguagem natural, permitindo a realização de um conjunto alargado de operações, mantendo a opção de atendimento telefónico personalizado a todo o tempo. 

Estes são apenas alguns exemplos concretos de funcionalidades e serviços orientados que o Bankinter já disponibiliza aos seus clientes e que são a face mais visível das mudanças que o banco tem implementado em nome da eficiência para todos. O banco acompanha atentamente as novas possibilidades e oportunidades tecnológicas, incorporando novas soluções de forma responsável, sem colocar em causa a integridade e a ética que sempre pautaram a sua atuação e a relação com os seus clientes e colaboradores. 

Também internamente, tem sido necessário adaptarmo-nos, tornando os processos mais ágeis, colaborativos e sustentados pela tecnologia. Esta evolução não se limita a uma transformação tecnológica: trata-se de uma mudança estratégica, cultural e operacional que envolve todas as pessoas e áreas do banco. 

A adoção de metodologias ágeis de desenvolvimento de projetos, tem vindo a proporcionar uma resposta mais rápida e eficaz das nossas equipas, maior colaboração, transparência e foco em resultados. Representam uma nova forma de pensar e trabalhar. São um reflexo da necessidade de colocar cada vez mais o cliente no centro, acelerar a inovação e promover equipas capazes de se adaptarem rapidamente à mudança.

A inteligência artificial está cada vez mais presente na vida do banco, na realização de tarefas e processos, na análise de dados e apoio tomada de decisões. Soluções como o Copilot ou o Chatbot apoiam diariamente as equipas comerciais e centrais tanto em tarefas comerciais como noutras mais técnicas ou burocráticas, agilizam procedimentos e permitem que os colaboradores possam dedicar mais tempo a outros temas onde a sua ação se torne mais relevante e crie maior valor para o cliente, representando também inúmeras oportunidades de formação e valorização das equipas. Em todo este contexto, o banco está focado em melhorar a experiência das suas pessoas e dos seus clientes.  

Mas todas as oportunidades têm riscos subjacentes e o mundo de possibilidades que se abre com a transformação digital, incluindo aqui também a inteligência artificial, traz consigo um outro mundo de riscos, para os quais devemos estar atentos e devemos investir de forma prioritária não só na sua prevenção, mas também no combate efetivo. 

Uma maior presença digital implica um maior foco na cibersegurança, que creio ser um dos grandes desafios do século. A segurança digital é uma prioridade no Bankinter e exige uma articulação transversal entre todas as áreas do banco.  

O Bankinter tem uma equipa altamente especializada que acompanha em permanência todas as suas plataformas tecnológicas, com mecanismos robustos que permitem detetar tentativas de intrusão cada vez mais sofisticadas e generalizadas, salvaguardando os sistemas do banco e os dados dos seus clientes.  

O investimento na cibersegurança passa também pela promoção de uma maior literacia digital, tanto junto dos colaboradores do banco como dos seus clientes, para estarem mais informados e conscientes acerca desta realidade e, assim, prevenirem possíveis intrusões.  

É aqui que entra a responsabilidade da liderança. Mais do que adotar tecnologias, precisamos de manter e reforçar confiança. A confiança dos clientes, que esperam segurança e transparência, a confiança das equipas na fiabilidade das ferramentas com que trabalham e a confiança da sociedade, que exige de nós responsabilidade ética no uso da inovação. 

 

Este artigo foi publicado na edição nº 31 da revista Líder, cujo tema é ‘Decidir’. Subscreva a Revista Líder aqui.

Alberto Ramos,
Country Manager do Bankinter Portugal

ver mais artigos deste autor
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

O novo ADN das organizações de sucesso

Ler artigo

O investimento invisível que gera bilhões

Ler artigo

Coaching, mudança e resiliência

Ler artigo

Preservar a cultura empresarial na era da IA

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Artigos Relacionados

Líder Corner

Líder Corner

Out 01, 2025

Da Apple à Xiaomi: a resposta da iServices para reparações multimarca

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Set 30, 2025

«É no superar das dificuldades que está a realização pessoal», realça José Luís Simões no podcast da Header

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Set 19, 2025

Chegou a nova geração de programas de Team Building com propósito pedagógico

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever