• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      É preciso «uma transição digital ética que respeite os criadores», afirma Margarida Balseiro Lopes

      Estudantes universitários chamados para propor soluções para o futuro

      B. Prime reforça equipa com nova responsável de marketing e comunicação

      Anatomia da abstenção: quem são os que escolhem não votar?

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Quem pondera em política é visto como sendo pouco convicto» (Carlos Guimarães Pinto)

      «Os empresários não têm aversão ao risco», defende Armindo Monteiro

      O bom Governo das sociedades e a importância das pequenas decisões

      Todas as empresas precisam de um Chief Political Officer, mas para quê? Sean Pillot de Chenecey explica

      Porque criámos esta ideia de que liderar é um papel solitário?

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      A alta cozinha é feita de mulheres invisíveis, mas Lucía Freitas lembra quem «sustenta a gastronomia»

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

      As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

      Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

      O Manual do Gestor – David Dodson

      Folhas para a queda da folha: recomendações literárias

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      É preciso «uma transição digital ética que respeite os criadores», afirma Margarida Balseiro Lopes

      Estudantes universitários chamados para propor soluções para o futuro

      B. Prime reforça equipa com nova responsável de marketing e comunicação

      Anatomia da abstenção: quem são os que escolhem não votar?

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Quem pondera em política é visto como sendo pouco convicto» (Carlos Guimarães Pinto)

      «Os empresários não têm aversão ao risco», defende Armindo Monteiro

      O bom Governo das sociedades e a importância das pequenas decisões

      Todas as empresas precisam de um Chief Political Officer, mas para quê? Sean Pillot de Chenecey explica

      Porque criámos esta ideia de que liderar é um papel solitário?

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      A alta cozinha é feita de mulheres invisíveis, mas Lucía Freitas lembra quem «sustenta a gastronomia»

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

      As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

      Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

      O Manual do Gestor – David Dodson

      Folhas para a queda da folha: recomendações literárias

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Economia Notícias Insatisfação bancária em alta, mas portugueses resistem à mudança

Economia

Insatisfação bancária em alta, mas portugueses resistem à mudança

Link copiado

Partilhe este conteúdo

3 Fevereiro, 2025 | 2 minutos de leitura

Mais de 65% dos portugueses estão descontentes com os seus bancos, com as regiões do Centro, Alentejo e Norte a destacarem-se pelos índices mais elevados de insatisfação. No entanto, o estudo da Nickel, em parceria com a DATA E, revela um paradoxo: apesar do desagrado generalizado, apenas 13% dos inquiridos têm planos de mudar de banco. A resistência à mudança é grande, mesmo nas áreas mais insatisfeitas, como o Centro, onde quase 20% dos portugueses consideram a troca.

Ao olhar para o histórico de mudanças, o estudo aponta que três em cada dez portugueses não mudaram de banco nos últimos cinco anos. Mais impressionante ainda, 22,6% nunca mudaram de instituição financeira, e 30% não o fazem há mais de uma década.

As principais razões para essa estagnação estão no alto custo das comissões, taxas consideradas desnecessárias e preços pouco competitivos.

Por outro lado, as alternativas digitais começam a ganhar terreno. Mais de 95% dos portugueses estão cientes das opções bancárias digitais, e 73% dos que ainda não aderiram manifestam intenção de o fazer no futuro. A adesão é especialmente forte no Norte, Lisboa e Alentejo, com destaque para o Algarve, onde a procura por contas digitais aumentou 154% em 2024, comparado ao ano anterior.

Além disso, 47% dos portugueses mantêm contas em mais de um banco, seja para diversificar riscos, ter contas de poupança ou investir em condições específicas, com o objetivo de melhorar a gestão financeira.

 

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

Artigos Relacionados

Economia

Out 04, 2025

Ler notícia

Cultura

Out 03, 2025

É preciso «uma transição digital ética que respeite os criadores», afirma Margarida Balseiro Lopes

Ler notícia

Educação

Out 03, 2025

Estudantes universitários chamados para propor soluções para o futuro

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Líder Corner

Out 01, 2025

Da Apple à Xiaomi: a resposta da iServices para reparações multimarca

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Set 30, 2025

«É no superar das dificuldades que está a realização pessoal», realça José Luís Simões no podcast da Header

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Set 29, 2025

Desafios e oportunidades digitais na Banca

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever