• Skip to main content
Revista Líder
Ideias que fazem futuro
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
    • Ficha Técnica
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Portugal precisa falar de dinheiro – a começar pelos jovens

      O clube das 25 empresas cabo-verdianas que se destacaram no último ano

      Leadership Wrapped: o que ouvem os líderes?

      2026 pode ser o ano do Chief Data, Analytics, and AI Officer. A sua empresa já o tem?

      Portugueses vivem cada vez mais online: jovens já passam mais de três horas por dia nas redes sociais

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Um líder que se permite ser vulnerável quebra a barreira da infalibilidade», considera Tiago Santos

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Portugal precisa falar de dinheiro – a começar pelos jovens

      O clube das 25 empresas cabo-verdianas que se destacaram no último ano

      Leadership Wrapped: o que ouvem os líderes?

      2026 pode ser o ano do Chief Data, Analytics, and AI Officer. A sua empresa já o tem?

      Portugueses vivem cada vez mais online: jovens já passam mais de três horas por dia nas redes sociais

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Um líder que se permite ser vulnerável quebra a barreira da infalibilidade», considera Tiago Santos

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
    • Ficha Técnica
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

As ideias que fazem futuro, no seu email Subscrever
Home Opiniões Liderança é servir com visão

Opiniões

Liderança é servir com visão

Link copiado

Partilhe este conteúdo

23 Julho, 2025 | 3 minutos de leitura

Ao longo das últimas décadas, a forma de liderar uma empresa mudou exponencialmente. Em especial, para corresponder a um perfil de profissionais com maior predisposição para abraçar as mais variadas experiências ao longo da sua carreira. A concorrência e a competição entre organizações aumentaram e, com isso, a capacidade de atrair e manter as melhores pessoas. Por outras palavras, a Mobilidade Laboral veio romper com ideias pré-concebidas, que tiveram o seu cerne após a IIª Guerra Mundial.

Mas também porque a própria noção de empresa mudou. Nas últimas décadas, a cultura organizacional sofreu uma mutação, com a ascensão das chamadas indústrias criativas, primeiro, e depois das tecnológicas. Com isso, criou-se uma visão mais simplista do que concerne à interação entre pessoas, inclusivamente, no vestuário e vocabulário utilizados no dia-a-dia laboral. Onde se verifica um maior disrupção é, exatamente, nos comportamentos registados entre lideranças e os seus colaboradores. A troca de ideias e os incentivos à proatividade tornaram-se comuns. A meritocracia entrou no léxico de todos, os decisores empresariais tomaram consciência da necessidade de incentivar as suas equipas com estímulos que não cingem à componente financeira.

Centro-me, agora, no setor do Lazer, mais concretamente, nas marcas que se posicionam entre a restauração, hotelaria e eventos, com as quais trabalho diariamente há cerca de duas décadas. E cujas idiossincrasias são muito próprias, embora a génese não seja assim tão diferenciada face a qualquer área empresarial.

Ao longo deste período assistiu-se a uma transformação radical, em larga medida, pois muitos dos melhores profissionais destes setores ganharam admiração por parte do grande público, com impacto na sua visibilidade mediática. Por exemplo, o mundo em torno do bartending assumiu um charme e sofisticação como nunca se verificara. Tal implica, também, um exacerbar de egos, uma vontade de experimentar, de fugir à rotina e a hábitos instalados.

De que forma é que tudo isto impacta na liderança das organizações? O líder é um gestor de indivíduos, mais do que de um coletivo holístico. E, para tal, não se pode coibir de conhecer mais a fundo os seus colaboradores, também com um olhar psicológico sobre os mesmos. A ideia do trabalho como segunda (e, tantas vezes) primeira casa encontra-se em desuso, por via da crescente influência do worklife balance também não é possível dissociar a capacidade de juntar os melhores da oferta de um conjunto de valências que motivem a continuidade na organização.

A abertura das economias trouxe outros impactos, que, no caso português, podemos mensurar na dimensão do mercado. Ao fazermos parte da União Europeia, sabemos bem que os nossos profissionais poderão a qualquer momento receber propostas vantajosas de algumas das maiores economias do mundo. Mas também cabe-nos compreender que, da mesma forma que perdemos, podemos conquistar pessoas, não apenas do espaço comunitários, mas, essencialmente, de fora do continente europeu, que veem Portugal como um ponto de confluência extraordinário.

À liderança cabe ter um leque de conhecimentos que abarca das ciências sociais à geopolíticas, das finanças à gestão empresarial. Parece irónico, mas urge cada vez ter líderes que colocam as mãos na massa, em conjunto com os seus colaboradores, capazes de dar o exemplo pelo esforço, de saber criar laços e unir, de encontrar resposta aos desafios complexos que se levantam.

Lúcia Encarnação,
Cofundadora da Cocktail Team

ver mais artigos deste autor
Lúcia Encarnação https://lidermagazine.sapo.pt/wp-content/uploads/Lucia-Encarnacao400.jpg
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

O panorama em mudança do mercado global de luxo

Ler artigo

Leading Opinion

Novembro

Ler artigo

Euro Digital: Uma caixa de Pandora?

Ler artigo

O futuro do trabalho não será comandado por algoritmos, mas por líderes com propósito

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Dez 03, 2025

O panorama em mudança do mercado global de luxo

Ler notícia

Opiniões

Dez 02, 2025

Novembro

Ler notícia

Opiniões

Nov 28, 2025

Euro Digital: Uma caixa de Pandora?

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Sobre nós

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados.