Três livros, três olhares sobre o futuro tecnológico: da inteligência artificial que aprende connosco à ética digital que nos desafia, passando pela força feminina e criativa na área. Estas obras não explicam apenas o mundo que vem — ajudam a pensá-lo melhor.
Inteligência Vital, Estupidez Artificial – Alexandre Castro Caldas

Contraponto
Numa época em que tanto se fala de inteligência artificial, impõe-se uma questão prévia: mas o que é a inteligência?
Neste livro, o prestigiado neurologista Alexandre Castro Caldas dá a conhecer a evolução do conceito ao longo dos séculos e apresenta a inteligência como uma capacidade não exclusiva dos seres humanos. Cruzando os conhecimentos de várias disciplinas, da biologia à antropologia, passando pela filosofia, Castro Caldas centra-se no conceito de inteligência vital, para procurar compreender o conceito do momento e a inteligência artificial, que compara a uma flor de plástico, na medida em que esta poderá ser bela, mas nunca sublime.
U.S.E.R. Utilização Saudável e Equilibrada nas Redes – Rosário Carmona e Costa, Débora Carvalhosa e Leonor Nápoles

Oficina do Livro
Através de uma análise crítica sobre o uso da tecnologia no nosso dia a dia, este livro fornece um vasto conjunto de pistas e orientações para que famílias, profissionais, educadores e todos tenham uma relação mais equilibrada com um fenómeno inescapável que, apesar de suscitar particular apreensão no caso das crianças e adolescentes, também afeta os adultos.
Com base em histórias reais e pesquisas científicas aprofundadas, as autoras discutem temas como dependência da Internet, o impacto da utilização de smartphones nas escolas, os efeitos da imersão excessiva no digital ou o crescimento da inteligência artificial, um campo de inovações surpreendentes, mas também de fortes preocupações sobre a privacidade, segurança e o próprio futuro da interação humana.
Raparigas na Ciência 3º volume
Ciência Viva
Depois de duas edições, chega o 3º volume do livro ‘Raparigas na Ciência’, um projeto que dá a conhecer mais de 100 jovens com interesse demonstrado nas áreas da ciência e tecnologia.
Descubra-as, divertidas nas suas selfies, descontraídas, seguras, a contarem-nos as suas ambições e as escolhas que fazem. Obrigado raparigas, miúdas, meninas inspiradoras!



