• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      É preciso «uma transição digital ética que respeite os criadores», afirma Margarida Balseiro Lopes

      Estudantes universitários chamados para propor soluções para o futuro

      B. Prime reforça equipa com nova responsável de marketing e comunicação

      Anatomia da abstenção: quem são os que escolhem não votar?

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Quem pondera em política é visto como sendo pouco convicto» (Carlos Guimarães Pinto)

      «Os empresários não têm aversão ao risco», defende Armindo Monteiro

      O bom Governo das sociedades e a importância das pequenas decisões

      Todas as empresas precisam de um Chief Political Officer, mas para quê? Sean Pillot de Chenecey explica

      Porque criámos esta ideia de que liderar é um papel solitário?

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      A alta cozinha é feita de mulheres invisíveis, mas Lucía Freitas lembra quem «sustenta a gastronomia»

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

      As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

      Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

      O Manual do Gestor – David Dodson

      Folhas para a queda da folha: recomendações literárias

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      É preciso «uma transição digital ética que respeite os criadores», afirma Margarida Balseiro Lopes

      Estudantes universitários chamados para propor soluções para o futuro

      B. Prime reforça equipa com nova responsável de marketing e comunicação

      Anatomia da abstenção: quem são os que escolhem não votar?

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Quem pondera em política é visto como sendo pouco convicto» (Carlos Guimarães Pinto)

      «Os empresários não têm aversão ao risco», defende Armindo Monteiro

      O bom Governo das sociedades e a importância das pequenas decisões

      Todas as empresas precisam de um Chief Political Officer, mas para quê? Sean Pillot de Chenecey explica

      Porque criámos esta ideia de que liderar é um papel solitário?

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      A alta cozinha é feita de mulheres invisíveis, mas Lucía Freitas lembra quem «sustenta a gastronomia»

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

      As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

      Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

      O Manual do Gestor – David Dodson

      Folhas para a queda da folha: recomendações literárias

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Encontros Notícias O futuro do recrutamento passa pelo ‘employer branding’

Encontros

O futuro do recrutamento passa pelo ‘employer branding’

O futuro do recrutamento passa pelo 'employer branding'

Link copiado

Partilhe este conteúdo

18 Setembro, 2025 | 5 minutos de leitura

O Employer Branding foi o grande tema do primeiro encontro de Conselheiros Líder após o verão, que decorreu a 17 de setembro, na sede da Tabaqueira, em Albarraque. A iniciativa contou com a parceria da APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas e do grupo de conselheiros Leading People, reunindo especialistas para refletir sobre o poder da segmentação na atração e retenção de talento.

Julia Denzel, Diretora de Pessoas e Cultura, e Leonor Sottomayor, Diretora de External Affairs, começaram por dar as boas-vindas aos participantes. Sottomayor destacou que «a inovação está no centro da filosofia da Tabaqueira», reforçando o compromisso com a criação de produtos que sejam mais sustentáveis e saudáveis. Já Julia Denzel, natural da Alemanha, sublinhou que encontrou em Portugal não só uma excelente qualidade de vida, como também um dos mercados mais evoluídos na Europa para o setor em que a empresa atua.

Julia Denzel, Diretora de Pessoas e Cultura.

A Tabaqueira é atualmente responsável por cerca de 1.500 empregos diretos em Portugal, tendo conquistado 887 milhões de euros em exportações em 2024.

 

Segmentação e valor percebido: o novo paradigma do recrutamento

O encontro ficou marcado pela intervenção de Miguel Luís, fundador da Comissão de Employer Branding da APG, que apresentou a talk ‘Employer Branding: o Segredo da Segmentação’. O especialista começou por sublinhar que, embora o conceito pareça recente, a comissão que dirige foi criada há uma década. No entanto, advertiu que «apenas 0,06% das vagas em Portugal são destinadas a especialistas em Employer Branding», revelando a necessidade urgente de dar maior peso estratégico a esta área.

A grande transformação no recrutamento está centrada na personalização: os candidatos procuram hoje entender por que razão devem escolher uma empresa e não outra. «As empresas devem comunicar o que estão a fazer de diferente, o que as distingue enquanto local de trabalho», afirmou Miguel Luís, acrescentando que a comunicação clara e consistente sobre os valores da organização e o propósito de cada vaga é crucial para atrair talento qualificado.

Miguel Luís, fundador da Comissão de Employer Branding da APG.

Auditar a marca empregadora e comunicar de dentro para fora

Durante a sua apresentação, Miguel Luís lançou uma provocação: «Se se faz auditoria em vários setores da organização, porque não auditar a marca?». Para tal, defendeu a criação de Employee Value Propositions (EVP) robustas e bem localizadas, bem como a definição de personas de talento, ajustadas às características de cada vaga. A abordagem permite alinhar o perfil ideal às necessidades reais da organização, tornando o recrutamento mais eficaz e direcionado.

O especialista frisou ainda que «cada estratégia de Employer Branding é única e irrepetível», sendo a personalização e a adaptação as grandes mais-valias deste método. Reforçou também a importância de envolver os colaboradores, através de comunicação interna estratégica, para gerar maior identificação com os valores e objetivos da empresa. No caso de contextos multinacionais, referiu que «é crucial valorizar e enaltecer cada pilar de cada mercado local», respeitando as especificidades culturais e organizacionais de cada país.

Julia Denzel, em representação da Tabaqueira, partilhou dados internos sobre a aplicação prática destes princípios. Para a responsável, a chave está em «comunicar de dentro para fora», com autenticidade, coerência e foco na valorização dos trabalhadores. Valores como sustentabilidade, inovação e bem-estar de todos os trabalhadores estão no centro da identidade da organização.

O risco da padronização e o papel da IA no recrutamento

Na plateia de Conselheiros surgiu a preocupação com a standardização excessiva dos perfis procurados pelas empresas. Foi salientada a importância de preservar a diversidade, seja ela de género, idade ou percurso. A utilização de Inteligência Artificial no recrutamento também foi abordada, com alguns participantes a alertarem para os riscos de vieses e discriminação, já verificados em grandes empresas internacionais.

Após a sessão de partilha, os participantes foram convidados a visitar a fábrica da Tabaqueira, onde puderam conhecer os processos de inovação e produção da empresa – devidamente equipados. O encontro terminou com um almoço informal de networking, que permitiu aprofundar as conversas iniciadas durante a manhã e fortalecer a comunidade de líderes que vê no Employer Branding não apenas uma tendência, mas uma ferramenta de transformação organizacional.

 

Veja todas as imagens do encontro aqui.

Conheça o calendário de todos os eventos líder aqui.

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

Artigos Relacionados

Economia

Out 04, 2025

Ler notícia

Cultura

Out 03, 2025

É preciso «uma transição digital ética que respeite os criadores», afirma Margarida Balseiro Lopes

Ler notícia

Educação

Out 03, 2025

Estudantes universitários chamados para propor soluções para o futuro

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Líder Corner

Out 01, 2025

Da Apple à Xiaomi: a resposta da iServices para reparações multimarca

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Set 30, 2025

«É no superar das dificuldades que está a realização pessoal», realça José Luís Simões no podcast da Header

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Set 29, 2025

Desafios e oportunidades digitais na Banca

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever