• Skip to main content
Revista Líder
Ideias que fazem futuro
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Ficha Técnica
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Este é o ano da gestão ativa: saiba como rentabilizar em mercados desalinhados

      Migração vista como positiva pela maioria. Mais de 70% elogiam impacto no país

      O grande scroll: porque os anúncios morrem à primeira vista

      Black Friday e Cyber Monday disparam consumo e dinamizam economia em Portugal

      No Porto, hoje debate-se a nova era climática para empresas

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Um líder que se permite ser vulnerável quebra a barreira da infalibilidade», considera Tiago Santos

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Este é o ano da gestão ativa: saiba como rentabilizar em mercados desalinhados

      Migração vista como positiva pela maioria. Mais de 70% elogiam impacto no país

      O grande scroll: porque os anúncios morrem à primeira vista

      Black Friday e Cyber Monday disparam consumo e dinamizam economia em Portugal

      No Porto, hoje debate-se a nova era climática para empresas

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Um líder que se permite ser vulnerável quebra a barreira da infalibilidade», considera Tiago Santos

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Ficha Técnica
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

As ideias que fazem futuro, no seu email Subscrever
Home Leading Opinion Opiniões O Messianismo perigoso do tecno-otimismo

Opiniões

O Messianismo perigoso do tecno-otimismo

Link copiado

Partilhe este conteúdo

3 Janeiro, 2024 | 4 minutos de leitura

O “Manifesto tecno-otimista”, da autoria do multimilionário Marc Andreessen, é de leitura obrigatória. Não pela sua virtude, mas pelo messianismo perigoso. O Manifesto começa por alertar-nos para mentiras como: “Dizem-nos para ficarmos zangados, amargurados e ressentidos com a tecnologia”. A essas mentiras responde com verdades como esta: “A tecnologia é a glória da ambição e das realizações humanas, a ponta de lança do progresso e da realização do nosso potencial.”

Segue-se um extenso rol de crenças inabaláveis, entre as quais as seguintes. A suprema sabedoria dos mercados protege os mais vulneráveis. A maquinaria tecno-capital não é anti-humana – é, antes, a coisa mais pró-humana que existe. A inteligência é o principal motor do progresso. As pessoas e as sociedades mais inteligentes superam as menos inteligentes em praticamente todas as métricas que possamos usar. A Inteligência Artificial (IA) é a nossa alquimia, a nossa pedra filosofal. Regular e desacelerar a IA custa vidas humanas. O progresso tecnológico jorra abundância. “Não há qualquer problema material (…) que não possa ser resolvido com tecnologia”. Acreditemos “no romance da tecnologia, da indústria. No eros do comboio, do automóvel, da luz elétrica, do arranha-céus. E no do microchip, da rede neural, do foguetão, da divisão do átomo”. Devemos crer “na ambição, na agressividade, na persistência, na implacabilidade”, assim como no mérito e no sucesso. As democracias liberais tecnologicamente fortes salvaguardam a liberdade e a paz.

E quem são os inimigos deste paraíso glorioso? A resposta é clara: “A nossa sociedade tem sido submetida a uma campanha de massas durante seis décadas – contra a tecnologia e a vida – sob nomes como ‘risco existencial’, ‘sustentabilidade’, ‘ESG’, ‘objetivos de desenvolvimento sustentável’, ‘responsabilidade social’, ‘princípio da precaução’, ‘confiança e segurança, ‘ética tecnológica’, ‘gestão de risco’ (…)”.

Há algo de profundamente perturbador no Manifesto. As pessoas são representadas como entidades tecno-racionais consumistas – ou como autómatos cujo valor é medido em termos de produtividade. O documento ignora as dimensões relacional, comunitária, afetiva, familiar e espiritual dos humanos. Subestima a miséria da guerra, dos sem-abrigo e da pobreza extrema que é vizinha da abastança.

Esquece que alguns dos maiores facínoras da História eram/ são inteligentes. Faz vista a grossa à miséria que alguns pseudo-visionários e magnatas das criptomoedas têm gerado. Ignora que o mérito requer oportunidades – e que estas ficam a léguas da vida de milhões de pessoas. Omite um facto: o mérito e o sucesso também dependem da sorte, da oportunidade, do investimento do Estado, e dos contributos de muitas outras pessoas que dão o corpo (e a mente)… ao manifesto. O documento é, pois, o epítome da soberba. Mas não é caso isolado.

Outros multimilionários da tecnologia – idolatrados e deslumbrados consigo próprios – atribuem-se ambições e projetos messiânicos potencialmente perigosos. Paul Krugman rotulou-os, no New York Times, de “oligarcas petulantes”. Atribuem-se uma sabedoria e uma visão salvífica em domínios que não os tecnológicos – incluindo o político e o desenvolvimento social. Também no New York Times, Ezra Klein denominou esta ideologia como “futurismo reacionário”. E Elizabeth Spiers referiu-se ao Manifesto como “A visão horrível e estúpida de um patrão da tecnologia acerca de quem deveria governar o mundo”.

Reconheçamos: a tecnologia pode ser uma bênção, uma fonte de progresso económico e social. Importa valorizar os empreendedores e criar-lhes condições para que a sua estimável função e as suas ambições sejam concretizadas. Mas a realidade também nos mostra que, deixados à sua sorte, sem regulação, estas ambições podem transformar-se em maldição. Este risco é particularmente grande quando o sucesso, a fama e o poder desencadeiam sentimentos de omnipotência e omnisciência.

Leia-se esta prosa de Marc Andreessen: “O amor não escala, pelo que a economia só pode funcionar com dinheiro ou força. O experimento da força foi realizado e não resultou. Fiquemos [pois] pelo dinheiro”. Eis o que, a este propósito, Jemima Kelly escreveu no Financial Times: “Ter simplesmente mais não é a resposta para os nossos problemas mais graves. Apenas as coisas que não podem ser ‘escaladas” é que realmente ajudam: compaixão, gentileza, empatia e, sim, amor”. O mundo de Andreessen é, pois, uma distopia lunática.

 

Este artigo foi publicado na edição de inverno da revista Líder, que tem como tema The Touch of the Future. Subscreva a Líder aqui.

Arménio Rego,
LEAD.Lab, Católica Porto Business School

ver mais artigos deste autor
Arménio Rego https://lidermagazine.sapo.pt/wp-content/uploads/Armenio-Rego-1-600x400-1-600x400.jpg
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

O tesouro que vive nas nossas gavetas

Ler artigo

O panorama em mudança do mercado global de luxo

Ler artigo

Leading Opinion

Novembro

Ler artigo

Euro Digital: Uma caixa de Pandora?

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Dez 09, 2025

O tesouro que vive nas nossas gavetas

Ler notícia

Opiniões

Dez 03, 2025

O panorama em mudança do mercado global de luxo

Ler notícia

Opiniões

Dez 02, 2025

Novembro

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Sobre nós

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados.