Muito aconteceu em 2023 e as palavras mais pesquisadas definem este ano. O dicionário Priberam reuniu as palavras mais pesquisadas, em conjunto com a Agência Lusa, e o Google definiu também as tendências do motor de busca.
A palavra mais procurada no Priberam foi «apocalíptica» e ainda foi feita uma seleção de 24 palavras e respetivos significados, duas por cada mês de 2023. Ao longo do ano foram feitas buscas que referenciam a visita do Papa a Portugal (peregrino), a atividade política (demissionário), os conflitos na Europa e no Médio Oriente (mercenário e palestiniano) ou catástrofes naturais (desastres e terramoto).
Os jornalistas e fotojornalistas da Agência Lusa ajudaram a documentar e a ilustrar cada uma das palavras com uma fotografia e uma notícia do evento que suscitou a pesquisa.
Estas são algumas das palavras mais pesquisadas do ano:
Emérito – Morte do papa emérito, Bento XVI (janeiro).
Abuso – Apresentação do relatório da comissão independente sobre os abusos sexuais de crianças na Igreja Católica em Portugal (fevereiro).
Ismaelita – Ataque com arma branca no Centro Ismaelita em Lisboa causa duas vítimas mortais (março).
Catinga – Paulina Chiziane, escritora moçambicana vencedora do prémio Camões 2021, contesta a definição de “catinga” em alguns dicionários de língua portuguesa (maio).
Mariposa – O nadador português Diogo Ribeiro é medalha de prata nos 50 metros mariposa nos mundiais de natação, no Japão (julho).
Peregrino – Centenas de milhares de peregrinos inscritos na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, que conta com a presença do Papa Francisco (peregrino).
Terramoto – Terramoto com magnitude de 6,9 graus atinge Marrocos e também é sentido em Portugal e Espanha (setembro).
Palestiniano – Israel bombardeia a Faixa de Gaza em retaliação a ataque surpresa do grupo palestiniano Hamas (outubro).
Demissionário – O primeiro-ministro, António Costa, fica demissionário após inquérito instaurado pelo Ministério Público (novembro).
Inteligência Artificial – OpenAI, que lançou o ChatGPT, uma forma de inteligência artificial generativa, anuncia o regresso do seu cofundador Sam Altman (novembro).
Consulte as palavras do ano aqui.
As tendências mais procuradas no Google
Na categoria de notícias, o termo mais procurado foi «Guerra em Israel e Gaza», refletindo o acontecimento mais marcante dos últimos meses na geopolítica. «Submarino Titanic», «Terramoto Turquia», «Furacão Hilary» e «Furacão Idalia» foram os termos que se seguem.
A personalidade mais requisitada foi Damar Hamlin, jogador de futebol americano, seguindo-se o ator Jeremy Renner. Andrew Tate, Kylian Mbappé e Travis Kelce completam o pódio das pessoas mais pesquisadas.
O prato coreano Bibimbap lidera as receitas mais pesquisadas neste motor de busca, seguindo-se «Espeto», as espetadas do churrasco tipicamente brasileiro, «Papeda», um prato indonésio, «Scooped bagel» e «Pasta e fagioli».
Os locais mais procurados no Google Maps foram o Park Güell (Barcelona), o Central Park (Nova Iorque), Hyde Park (Londres), Parque El Retiro (Madrid) e Villa Borghese (Roma).
Já a categoria de filmes é liderada, sem surpresa, pela Barbie, seguindo-se o Oppenheimer. Jawan, Sound of Freedom e John Wick: Chapter 4 completam a lista.