O ISQ recebeu nas suas sede, no Tagus Park, seis vencedores do Hackathon do projeto europeu FuturENG – Shaping the Engineers of Tomorrow, numa Learning, Teaching and Training Activity (LTTA). Estes participantes, com perfis STEM, vêm de três universidades parceiras do projeto, da Roménia, Lituânia e Áustria.
Durante a semana, os vencedores puderam mergulhar em conteúdos técnicos e experiências práticas ligadas às tecnologias emergentes, sustentabilidade e Indústria 5.0 — pilares centrais do projeto FuturENG, bem como explorar os laboratórios do ISQ, conhecendo de perto tecnologias emergentes como Realidade Aumentada, IoT e Inteligência Artificial. Estas tecnologias são aplicadas em áreas como soldadura, ensaios não destrutivos, energia ou aeroespacial;
Os participantes puderam aceder a sessões demonstrativas e workshops dinamizados pelo ISQ e trabalhar competências digitais, verdes e transversais num ambiente internacional, colaborativo e orientado para os desafios reais da engenharia do futuro.
O projeto FuturENG: Shaping the Engineers of Tomorrow , que o ISQ integra, tem como objetivo preparar estudantes e docentes do ensino superior em engenharia para os desafios da transição digital e verde (transição dupla), integrando tecnologias emergentes e promovendo uma forte ligação com o ecossistema industrial.
O programa está a desenvolver as seguintes iniciativas:
- Um curso online MOOC “FuturENG Tech Essentials”, destinado a estudantes de engenharia, focado em tecnologias emergentes e competências digitais e verdes;
- Uma Toolbox de Aprendizagem Baseada em Desafios (Challenge-Based Learning), que visa promover metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem;
- Um Guia e Roteiro de Formação para Educadores, que apoia docentes no alinhamento das suas práticas pedagógicas com as necessidades atuais do mercado de trabalho;
- Uma Metodologia de Cooperação Triangular do Conhecimento, que reforça as ligações entre ensino superior, investigação e indústria.
O ISQ, enquanto parceiro português, tem como principal papel contribuir com a sua experiência técnica em tecnologias emergentes, sustentabilidade e Indústria 5.0, desenvolver materiais formativos inovadores através da sua Academia (ISQ Academy), apoiar na criação da toolbox de CBL e assegurar uma forte disseminação e transferência dos resultados junto do tecido empresarial e do sistema de ensino em Portugal.