• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Ulisses Correia e Silva: «A aceleração dos ODS depende do empoderamento da mulher»

      ‘Fund for Women’ anuncia financiamento para apoiar organizações de empoderamento feminino

      Wellow Network reforça liderança com nomeação de André Borralho para Chief People Officer

      Morrer é bom? A finitude como chave da vida e da liderança

      «Precisamos de estar ao volante da mudança», defende Felso Ganhane

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Porque criámos esta ideia de que liderar é um papel solitário?

      «A burocracia atrasou-nos durante décadas. Agora temos de virar a página», diz Gonçalo Saraiva Matias

      Decisão e acção na filosofia de Martin Heidegger

      Raúl Nieto Guridi: conheça o autor e criativo das capas da revista Líder

      Dez decisões que mudaram o Mundo 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      A alta cozinha é feita de mulheres invisíveis, mas Lucía Freitas lembra quem «sustenta a gastronomia»

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O Que Devemos Uns aos Outros – Minouche Shafik

      A Minha Vida – Lev Trótski

      Cultura – Terry Eagleton

      Vítimas Perfeitas – Mohammed El-Kurd

      Política no Mundo Antigo – Moses I. Finley

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Ulisses Correia e Silva: «A aceleração dos ODS depende do empoderamento da mulher»

      ‘Fund for Women’ anuncia financiamento para apoiar organizações de empoderamento feminino

      Wellow Network reforça liderança com nomeação de André Borralho para Chief People Officer

      Morrer é bom? A finitude como chave da vida e da liderança

      «Precisamos de estar ao volante da mudança», defende Felso Ganhane

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Porque criámos esta ideia de que liderar é um papel solitário?

      «A burocracia atrasou-nos durante décadas. Agora temos de virar a página», diz Gonçalo Saraiva Matias

      Decisão e acção na filosofia de Martin Heidegger

      Raúl Nieto Guridi: conheça o autor e criativo das capas da revista Líder

      Dez decisões que mudaram o Mundo 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      A alta cozinha é feita de mulheres invisíveis, mas Lucía Freitas lembra quem «sustenta a gastronomia»

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O Que Devemos Uns aos Outros – Minouche Shafik

      A Minha Vida – Lev Trótski

      Cultura – Terry Eagleton

      Vítimas Perfeitas – Mohammed El-Kurd

      Política no Mundo Antigo – Moses I. Finley

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Opiniões Protetores solares, baldes e definição de estratégica

Opiniões

Protetores solares, baldes e definição de estratégica

Link copiado

Partilhe este conteúdo

1 Outubro, 2025 | 3 minutos de leitura

O dia começou com uma consulta de rotina em dermatologia. Entre as perguntas habituais, lá veio a clássica: “E então, que protetor solar estás a usar diariamente?”

Sorri, porque mentir a alguém que nos acompanha está na minha lista de faltas capitais e, antes mesmo de conseguir encontrar justificações para a minha falha, a médica, com a serenidade de quem já ouviu de tudo, resumiu em imagem perfeita: “Cuidar da pele sem usar protetor solar é como tentar encher de água um balde com um buraco no fundo. Tudo o que fizeres, será em vão, porque o essencial não está assegurado.”

A comparação ficou gravada. Desde então, não me voltei a esquecer do protetor solar (é preciso despachar a preguiça e as desculpas em alguma altura!) e fiquei a refletir sobre baldes e buracos.

Durante as férias de verão, fui reparando nos baldes espalhados pela areia da praia. Cada um podia simbolizar uma área da nossa vida: família, trabalho, amigos, saúde, lazer… Pensei que, tal como as crianças que correm até ao mar e regressam com o balde meio vazio, deixando a água do mar pelo caminho no meio dos seus tropeções, também nós, muitas vezes, perdemos pelo caminho o que nos é essencial.

No universo dos jogos de estratégia, usa-se frequentemente a expressão: “Secure your base” (assegura a tua base). Significa reforçar defesas, levantar muros, proteger o território das equipas inimigas. A metáfora serve bem: se não cuidamos das nossas bases, do essencial, abrimos espaço para fugas de energia, de tempo e até de sentido.

Na vida real, isto traduz-se em algo simples: sem estrutura, tropeçamos sempre. E tal como colocar o protetor solar é um gesto pequeno, mas fundamental, também o cuidado diário com os nossos “baldes” pode fazer toda a diferença. Garantir os nossos alicerces, a nossa base, o “nosso balde”, pode ser um bom propósito para o regresso das férias.

Algumas ideias para o conseguirmos podem ser:

  1. Avaliar a nossa situação atual: onde estão os “buracos” nos nossos baldes? Por onde perdemos a paciência, o descanso, o bom humor, a energia?
  2. Identificar as causas, o que nos desgasta: má gestão do tempo ou de planeamento, falta de descanso, etc.?
  3. Cuidar da saúde: sono, alimentação, movimento e ar livre são pilares para estarmos em forma e enfrentarmos as exigências dos dias.
  4. Ler, escrever, ouvir música, fazer formação: tudo o que nos estimule intelectualmente, ajuda a termos mais imaginação para resolvermos os nossos desafios e para nos sentirmos estimulados, pessoal e profissionalmente.
  5. Cultivar a espiritualidade, procurar transcendência e um propósito em tudo o que fazemos: ajuda a sermos mais felizes e, acima de tudo, mais agradecidos pelos nossos dias.

Porque, no final, da mesma forma que um gesto tão simples como usar protetor solar pode realmente ajudar a uma pele mais saudável, pequenos gestos como estes, repetidos diariamente, podem levar-nos a manter os nossos baldes cheios até ao próximo verão. Com a certeza de que “aquilo que fazemos, é aquilo que nos faz”!

Teresa Ayres Pereira,
AESE Business School

ver mais artigos deste autor
Teresa Ayres Pereira https://lidermagazine.sapo.pt/wp-content/uploads/400.jpg
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Chief Happiness Officer: desígnio ou falácia?

Ler artigo

Protetores solares, baldes e definição de estratégica

Ler artigo

Alinhar o rumo: coaching para equipas em mar remoto

Ler artigo

As Máquinas não inspiram, mas alinham. Os Líderes fazem ambos, ou nenhum?

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Out 01, 2025

Chief Happiness Officer: desígnio ou falácia?

Ler notícia

Opiniões

Set 30, 2025

Alinhar o rumo: coaching para equipas em mar remoto

Ler notícia

Opiniões

Set 30, 2025

As Máquinas não inspiram, mas alinham. Os Líderes fazem ambos, ou nenhum?

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever