• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      É preciso «uma transição digital ética que respeite os criadores», afirma Margarida Balseiro Lopes

      Estudantes universitários chamados para propor soluções para o futuro

      B. Prime reforça equipa com nova responsável de marketing e comunicação

      Anatomia da abstenção: quem são os que escolhem não votar?

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Quem pondera em política é visto como sendo pouco convicto» (Carlos Guimarães Pinto)

      «Os empresários não têm aversão ao risco», defende Armindo Monteiro

      O bom Governo das sociedades e a importância das pequenas decisões

      Todas as empresas precisam de um Chief Political Officer, mas para quê? Sean Pillot de Chenecey explica

      Porque criámos esta ideia de que liderar é um papel solitário?

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      A alta cozinha é feita de mulheres invisíveis, mas Lucía Freitas lembra quem «sustenta a gastronomia»

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

      As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

      Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

      O Manual do Gestor – David Dodson

      Folhas para a queda da folha: recomendações literárias

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      É preciso «uma transição digital ética que respeite os criadores», afirma Margarida Balseiro Lopes

      Estudantes universitários chamados para propor soluções para o futuro

      B. Prime reforça equipa com nova responsável de marketing e comunicação

      Anatomia da abstenção: quem são os que escolhem não votar?

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Quem pondera em política é visto como sendo pouco convicto» (Carlos Guimarães Pinto)

      «Os empresários não têm aversão ao risco», defende Armindo Monteiro

      O bom Governo das sociedades e a importância das pequenas decisões

      Todas as empresas precisam de um Chief Political Officer, mas para quê? Sean Pillot de Chenecey explica

      Porque criámos esta ideia de que liderar é um papel solitário?

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      A alta cozinha é feita de mulheres invisíveis, mas Lucía Freitas lembra quem «sustenta a gastronomia»

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

      As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

      Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

      O Manual do Gestor – David Dodson

      Folhas para a queda da folha: recomendações literárias

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Liderança Notícias Transformar likes em votos: o desafio da juventude portuguesa

Liderança

Transformar likes em votos: o desafio da juventude portuguesa

Link copiado

Partilhe este conteúdo

19 Setembro, 2025 | 4 minutos de leitura

Um estudo conduzido pela Universidade Católica do Porto para o Conselho Nacional de Juventude revela que 89,6% dos jovens portugueses já exerceram o direito de voto em algum momento da sua vida. No entanto, a adesão a formas tradicionais de militância política é significativamente menor: apenas 17,5% estão filiados em partidos políticos e 2,4% em sindicatos. Este contraste destaca uma participação eleitoral robusta, mas uma fraca adesão às formas tradicionais de militância política.

A ‘Democracia e Juventude’ estiveram em debate na Leadership Next Gen. A conversa, moderada por Vasco Galhardo Simões, fundador do movimento Eu Voto, destacou o baixo envolvimento dos jovens portugueses nos processos de participação política tradicional. O painel contou com a presença de João Pedro Louro, Presidente da Juventude Social-Democrata, e Sofia Pereira, Secretária-Geral da Juventude Socialista.

A conversa entre quem está no meio

Vasco Galhardo começou por provocar os participantes, explicando de forma simples a importância do voto: «Se não quiseres comer merda frita nos próximos quatro anos, vota e não deixes que escolham por ti», afirmou, ilustrando com uma metáfora sobre decisões coletivas em que a abstenção determina o resultado.

Sofia Pereira sublinhou a relevância do envolvimento ativo dos jovens, lembrando que não podem permitir que sejam silenciados. «As nossas preocupações só mudam se formos às urnas. Trata-se de decidir o futuro das nossas vidas, das vidas daqueles que conhecemos e ainda de quem não conhecemos». Para a Secretária-Geral da JTS, o voto e a participação política são instrumentos essenciais para garantir que as preocupações individuais e coletivas tenham consequências na prática: «Quem não vai votar está a perder a oportunidade de mudar a sua rua, a sua escola e o seu bairro».

Também João Pedro Louro reforçou a mensagem, destacando a necessidade de ouvir e dar voz às novas gerações: «Se não votarem, estão a permitir que os outros votem por vocês». Para o Presidente da JSD, a proximidade das eleições autárquicas permite aos jovens perceberem de forma concreta o impacto das suas escolhas: «Se calhar falar com um ministro é difícil, mas falar com um presidente de câmara ou com um vereador é mais acessível».

Redes sociais e jovens

O debate abordou também a relação entre juventude e redes sociais. João Pedro Louro explicou que a participação política pode começar online, mas é necessário transformar o engagement digital em ação concreta: «O desafio é transformar os likes e as partilhas em votos. A política tem de abrir espaço para que as novas gerações se sintam ouvidas».

Ambos os dirigentes destacaram os caminhos que os jovens podem seguir dentro das suas respetivas juventudes partidárias, com Sofia Pereira a contar a sua experiência desde o Parlamento dos Jovens até à Secretaria-Geral da JTS: «O desencanto e afastamento dos jovens pela política é uma herança de outros tempos. Queremos muito ser ouvidos e temos de garantir espaços para essas oportunidades». A jovem socialista vai mais longe: «temos de desmistificar os dogmas sobre quem quer entrar nos partidos. Não vimos aqui para brincar, mas para desempenhar um papel e estarmos no centro da decisão».

João Pedro Louro foi perentório na sua intervenção: «a política é o reflexo da sociedade. Há pessoas boas e más em todo o lado. Mas na política temos de recrutar os melhores».

O Presidente da JSD acrescentou que o percurso político é também uma forma de serviço: «O meu papel no mundo é de serviço, procurar dar um humilde contributo para melhorar a vida das pessoas. É este espírito que me levou a entrar na JSD e que me faz continuar».

A sessão concluiu com uma mensagem clara: a participação dos jovens na política, seja partidária ou cívica, é essencial para garantir que os interesses coletivos sejam representados. Ambos os convidados lembraram que a democracia precisa dos melhores para evitar que apenas mediocridades ocupem os lugares de decisão, e que cada jovem tem a responsabilidade e a oportunidade de fazer a diferença.

Assista ao momento completo aqui:

Sofia Pereira, João Pedro Louro, Vasco Galhardo Simões – Democracia e juventude

Tenha acesso à galeria de imagens aqui. 

Todos os momentos da Leadership Next Gen estão disponíveis na Líder TV e nos canais 165 do MEO e 560 da NOS.

Marcelo Teixeira,
Colaborador

ver mais artigos deste autor
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

Artigos Relacionados

Economia

Out 04, 2025

Ler notícia

Cultura

Out 03, 2025

É preciso «uma transição digital ética que respeite os criadores», afirma Margarida Balseiro Lopes

Ler notícia

Educação

Out 03, 2025

Estudantes universitários chamados para propor soluções para o futuro

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Líder Corner

Out 01, 2025

Da Apple à Xiaomi: a resposta da iServices para reparações multimarca

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Set 30, 2025

«É no superar das dificuldades que está a realização pessoal», realça José Luís Simões no podcast da Header

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Set 29, 2025

Desafios e oportunidades digitais na Banca

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever