O TikTok está a transformar-se numa ferramenta inovadora para a descoberta e planeamento de viagens. A crescente comunidade TikTok está cada vez mais a utilizar a plataforma para encontrar inspiração para viagens, destinos de férias, descobrir restaurantes, atrações turísticas e muito mais, de acordo com um novo estudo.
As hashtags #TravelTok e #TikTokMadeMeBookIt já alcançaram mais de 8,8 mil milhões de contas e geraram de 121 milhões de visualizações, respetivamente. Esses resultados põem em evidencia a importância da participação da comunidade, que diariamente apresenta destinos globais através da sua própria perspetiva, sem filtros, mostrando paisagens autênticas, culturas e locais a uma audiência global.
De acordo com o “Marketing Science EU Travel Vertical Research”, conduzido pela Walnut Unlimited, a plataforma está a ser cada vez mais utilizada como uma ferramenta de descoberta de viagens.
O estudo revela que 74% dos utilizadores consideram os conteúdos de viagens na plataforma criativos e 72% consideram-nos interessantes. Além disso, 77% dos entrevistados destacam o papel do TikTok na descoberta de destinos ou produtos relacionados com viagens.
Stuart Flint, Chefe de Soluções de Negócios Globais para a Europa no TikTok, afirma que “o TikTok está a tornar-se numa nova via para descobertas, especialmente no setor de viagens e turismo. Quase 50% dos utilizadores compraram um produto relacionado com viagens depois de terem sido inspirados por conteúdos visualizados na plataforma, sendo que 74% dessas compras não foram planeadas.”
A plataforma não apenas desperta o interesse, mas também incentiva a ação. Cerca de 58% dos utilizadores europeus usufruíram de experiências culturais offline depois de terem sido apresentadas na plataforma, como visitar uma exposição ou um local de património artístico, ou comprar um livro.
Em temas culturais, a hashtag #TikTokCulture está a alcançar 46 milhões de visualizações. A hashtag #AncientGreece, por exemplo, atingiu 550 milhões de visualizações, destacando o interesse dos utilizadores não apenas em tendências culturais rápidas, como música ou dança, mas também em expressões culturais mais profundas, como arte, literatura, museus e arquitetura.
“Os vídeos dos criadores no TikTok são um diário de viagem único do património histórico e cultural grego, que renova mitos antigos, mas também impulsiona a popularidade deste país impressionante, cujas realizações políticas, filosóficas, artísticas e científicas formam um legado com uma influência sem paralelo na civilização global”, conclui Flint.
Como um veículo de descoberta e partilha de cultura, o TikTok tem o potencial para transformar a forma como as pessoas planeiam e experienciam as suas viagens, abrindo novos horizontes e possibilitando experiências autênticas.