• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      É preciso «uma transição digital ética que respeite os criadores», afirma Margarida Balseiro Lopes

      Estudantes universitários chamados para propor soluções para o futuro

      B. Prime reforça equipa com nova responsável de marketing e comunicação

      Anatomia da abstenção: quem são os que escolhem não votar?

      Maioria dos jovens europeus considera que diversidade e inclusão são essenciais para igualdade

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Quem pondera em política é visto como sendo pouco convicto» (Carlos Guimarães Pinto)

      «Os empresários não têm aversão ao risco», defende Armindo Monteiro

      O bom Governo das sociedades e a importância das pequenas decisões

      Todas as empresas precisam de um Chief Political Officer, mas para quê? Sean Pillot de Chenecey explica

      Porque criámos esta ideia de que liderar é um papel solitário?

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      A alta cozinha é feita de mulheres invisíveis, mas Lucía Freitas lembra quem «sustenta a gastronomia»

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

      As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

      Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

      O Manual do Gestor – David Dodson

      Folhas para a queda da folha: recomendações literárias

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      É preciso «uma transição digital ética que respeite os criadores», afirma Margarida Balseiro Lopes

      Estudantes universitários chamados para propor soluções para o futuro

      B. Prime reforça equipa com nova responsável de marketing e comunicação

      Anatomia da abstenção: quem são os que escolhem não votar?

      Maioria dos jovens europeus considera que diversidade e inclusão são essenciais para igualdade

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Quem pondera em política é visto como sendo pouco convicto» (Carlos Guimarães Pinto)

      «Os empresários não têm aversão ao risco», defende Armindo Monteiro

      O bom Governo das sociedades e a importância das pequenas decisões

      Todas as empresas precisam de um Chief Political Officer, mas para quê? Sean Pillot de Chenecey explica

      Porque criámos esta ideia de que liderar é um papel solitário?

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      A alta cozinha é feita de mulheres invisíveis, mas Lucía Freitas lembra quem «sustenta a gastronomia»

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

      As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

      Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

      O Manual do Gestor – David Dodson

      Folhas para a queda da folha: recomendações literárias

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Opiniões Liderar a transformação é assumir a responsabilidade de desafiar o mundo para que nos acompanhe

Opiniões

Liderar a transformação é assumir a responsabilidade de desafiar o mundo para que nos acompanhe

Link copiado

Partilhe este conteúdo

30 Dezembro, 2021 | 4 minutos de leitura

Liderar uma empresa, quase centenária, como a Tabaqueira, subsidiária portuguesa da Philip Morris International, é um desafio enorme que assumi no início deste ano, em plena Pandemia COVID-19, com a determinação de dar continuidade à afirmação do valor que criamos para a economia e para a sociedade – enquanto uma das maiores exportadoras nacionais e grande geradora de emprego e riqueza para o País.

Em 2016, anunciámos, juntamente com a casa-mãe, a nossa ambição de construir um futuro melhor para os fumadores, livre de fumo, através da substituição dos cigarros convencionais por melhores alternativas que permitam, àqueles que decidem continuar a fumar, aceder a soluções que reduzem a nocividade e, dessa forma, proteger e promover a Saúde Pública.

Foi com essa ambição no horizonte que nos reorientámos e somos hoje uma empresa que investe em inovação, focada na Ciência e no desenvolvimento de soluções que vão muito para além do tabaco e da nicotina. Estar na dianteira desta mudança – altamente disruptiva para a indústria do tabaco e para o atual enquadramento regulatório em vigor – implica, por isso, assumir a responsabilidade de, através do diálogo aberto, colocar à disposição de reguladores e decisores a evidência científica que temos vindo a produzir e a coligir, por forma a garantir que as tomadas de decisão são fundamentadas cientificamente – e, assim, ir ao encontro das expectativas dos consumidores dos nossos produtos, dos reguladores e da sociedade em geral.

Mas liderar esta alteração disruptiva do nosso modelo de negócio implica, também, uma mudança cultural no seio da Organização que só é concretizável com as nossas pessoas. A todos, sem exceção, desde o início, foram comunicados o significado e o propósito da transformação da nossa empresa. O empoderamento baseado no conhecimento de causa e a certeza de fazerem parte de um movimento altamente transformador foram essenciais para motivar as equipas em torno desta mudança de paradigma. A mudança – plena e efetiva – só é possível quando é acarinhada e alimentada por todos.

Hoje somos 71 00 pessoas a nível global e, aproximadamente, 1200 pessoas a nível local. Todos lideramos a nossa transformação, assumimos o papel de embaixadores e somos os primeiros a acreditar e a comunicar o novo propósito e visão ao exterior.

É com as nossas pessoas que queremos continuar a construir o futuro: atendendo aos atuais desafios, apostámos numa maior flexibilização do trabalho e renovámos os nossos escritórios, garantindo a segurança de todos e criando mais espaços de encontro e de diálogo para uma maior humanização do trabalho.

Ajustámos as nossas práticas e formas de trabalho para garantir a operacionalidade e proximidade entre todos, reforçámos a comunicação interna para assegurar uma maior coesão das nossas equipas e consolidar o seu compromisso na prossecução deste nosso grande propósito: queremos que estejam informados e que possam participar na definição do futuro da empresa, como até agora.

Acredito que estamos hoje muito mais capacitados para enfrentar os desafios futuros que nos esperam. A nossa posição enquanto líderes de uma indústria em profunda transformação dá-nos uma responsabilidade acrescida, mas, acima de tudo, dá-nos a capacidade de irmos mais além, de nos assumirmos como um agente ativo e fundamental da mudança, em prol de um futuro melhor para as pessoas.

Na Tabaqueira lideramos a nossa transformação e assumimos a responsabilidade de desafiar o mundo para que nos acompanhe.

O futuro sem fumo começa em nós. E o futuro constrói-se hoje.

 

Este artigo foi publicado na edição nr16 da revista Líder.

Subscreva a Líder AQUI.


Por Marcelo Nico, Diretor-Geral da Tabaqueira

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

O novo ADN das organizações de sucesso

Ler artigo

O investimento invisível que gera bilhões

Ler artigo

Coaching, mudança e resiliência

Ler artigo

Preservar a cultura empresarial na era da IA

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Out 03, 2025

O novo ADN das organizações de sucesso

Ler notícia

Opiniões

Out 03, 2025

O investimento invisível que gera bilhões

Ler notícia

Opiniões

Out 02, 2025

Coaching, mudança e resiliência

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever