• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Há um novo campus de formação dedicado ao comendador Rui Nabeiro

      Desbloquear o progresso: pontos de alavancagem para mudar

      Bolsa de ‘well-being’ quer apoiar saúde mental dos alunos

      Metade das demissões podia ser evitada — e está a custar milhões às empresas

      O comércio mundial abranda e apenas crescerá 1% este ano

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Portugal lembra um sonho lindo: a visão dura e esperançosa de Marques Mendes

      Liderar uma equipa, dentro e fora de campo

      PortoBay Serra Golf: onde o tempo abranda ao ritmo da Madeira

      «Confiámos na proteção americana. Agora é tempo de assumirmos a responsabilidade», defende Frank Tétart

      Decidir: escolha com propósito

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ser um líder autêntico «não é dizer tudo o que lhe passa pela cabeça»

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Livros para decidir

      Um Dia, sempre Teremos Sido Todos contra Isto – Omar El Akkad

      Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

      As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

      Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Há um novo campus de formação dedicado ao comendador Rui Nabeiro

      Desbloquear o progresso: pontos de alavancagem para mudar

      Bolsa de ‘well-being’ quer apoiar saúde mental dos alunos

      Metade das demissões podia ser evitada — e está a custar milhões às empresas

      O comércio mundial abranda e apenas crescerá 1% este ano

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Portugal lembra um sonho lindo: a visão dura e esperançosa de Marques Mendes

      Liderar uma equipa, dentro e fora de campo

      PortoBay Serra Golf: onde o tempo abranda ao ritmo da Madeira

      «Confiámos na proteção americana. Agora é tempo de assumirmos a responsabilidade», defende Frank Tétart

      Decidir: escolha com propósito

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ser um líder autêntico «não é dizer tudo o que lhe passa pela cabeça»

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Livros para decidir

      Um Dia, sempre Teremos Sido Todos contra Isto – Omar El Akkad

      Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

      As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

      Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Artigos Leading Brands Patrícia Coelho (Marketing Director da Control): como comunicar o que é «malandro» sem se tornar «vulgar»?

Leading Brands

Patrícia Coelho (Marketing Director da Control): como comunicar o que é «malandro» sem se tornar «vulgar»?

Link copiado

Partilhe este conteúdo

16 Outubro, 2023 | 4 minutos de leitura

«Uma marca amiga. Uma marca disponível para ajudar, pôr as pessoas felizes, tornar os maus momentos em bons momentos. Se o consumidor não nos considerar seus amigos, nunca poderemos ser amigos do consumidor», é assim que a responsável de Marketing, em Portugal e Espanha, explica o posicionamento da Control que conta com 48 anos de presença no mercado português. Para Patrícia Nunes Coelho os valores da marca estão assentes em positivismo e humor, «com nível, mas malandro».

A Control destaca-se por ter uma comunicação apelativa, ainda que controversa. Afinal, quem é que nunca partilhou posts das redes sociais da marca?  Em conversa com a Líder, a Professora da Católica Porto Business School falou sobre a presença de uma marca histórica em Portugal, que tanto tem feito para quebrar tabus e aproximar-se da sexualidade das pessoas. «Esta é a nossa missão, pôr as pessoas a falar deste assunto que faz parte da nossa vida, do ser humano», declarou.

A Control tem-se adaptado aos novos tempos e a mudança do logotipo é a prova disso. «O nosso logotipo era o símbolo do homem e da mulher e neste momento é o símbolo do infinito, mostrando que é para todos e não apenas relações entre um homem e uma mulher», referiu.

«Nós não falamos de inclusão, mas sim de universalidade: cada um é como cada qual e todos são iguais. Nós criamos produtos para que as pessoas utilizem como quiserem, de forma segura», reforçou.

 

Um caminho feito à base de humor, libertação e positivismo 

É uma linha difícil de perceber, a que separa o engraçado do vulgar, mas que Patrícia afirma terem conseguido gerir. «É uma linha muito ténue [risos]. Todos os posts são revistos diariamente e é um trabalho exaustivo. Tentamos garantir que não estamos a ser ofensivos, “bregas” ou pouco simpáticos. Ao mesmo tempo, estamos a ser brincalhões e a passar os valores da nossa marca».

A marca transformou-se no que é hoje após um processo bastante «estratégico e trabalhoso que levou mais de seis ou sete anos», cuja «ponta do iceberg são as redes sociais, o elemento mais visível e o megafone da própria marca». «A Control tornou-se numa love brand e são os consumidores que o dizem, não eu», afirmou.

A Control tem estado presente com uma comunicação arrojada, como «uma marca que trabalhou muito em Portugal para a normalização da utilização do preservativo e para o empoderamento da mulher».

«Somos um dos poucos países da Europa onde a compra do preservativo é muito equilibrada, em que tanto homens como mulheres compram preservativos. A Control teve uma comunicação bastante focada na mulher no sentido de dizer ‘tu tens o poder, a decisão e a vontade’. Isto transformou Portugal num caso diferente, em que a mulher tem este poder e compra o preservativo masculino para se proteger», explicou.

Quanto ao papel que a marca pode ter para uma sexualidade mais livre de preconceitos, Patrícia Coelho refere: «Mais do que isso, a Control permite um bem-estar pessoal», disse, acrescentando que o foco é a «abertura de conversa» sobre estas temáticas.

Para isso, a marca conta com uma linha de whatsapp, ‘Control Talk’, onde perguntas e dúvidas são respondidas por uma sexóloga. Este projeto também está disponível em estilo de formação, para empresas e escolas, sendo este último muito requisitado. «Verificamos que as mesmas dúvidas de sempre continuam a existir», referiu Patrícia Coelho, reforçando a importância da acessibilidade deste tema para os jovens.

«[A Control] é uma equipa pequena, eu giro Portugal e Espanha, e posso dizer que os nossos produtos são meio caminho andado para trazer o espírito de positivismo e alegria à equipa», partilhou a responsável de marketing enquanto confirma que a base da gestão da sua equipa é a liderança positiva, uma cultura que deve existir em todas as empresas.

Leonor Wicke,
Jornalista e Coordenadora Editorial

ver mais artigos deste autor
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Team Coaching: a resposta para liderar em tempos de disrupção e complexidade

Ler artigo

Gestão da mudança para uma implementação de IA bem-sucedida

Ler artigo

A resiliência não se treina em Excel: o que sustenta as organizações quando tudo muda  

Ler artigo

Negócios digitais ao serviço de um futuro sustentável

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Artigos Relacionados

Artigos

Jul 15, 2025

ESG Roadmap: o futuro não é verde por acaso

Ler Artigo

Leading Brands

Jan 17, 2025

Marcas e comunicação em contramão

Ler Artigo

Leading Brands

Jul 03, 2024

A Era da Humanização: Qual é o peso da transparência e da verdade das marcas?

Ler Artigo
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever