• Skip to main content
Revista Líder
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Roberto Martínez: a seleção como laboratório de liderança

      «Todos os sistemas de saúde atuais vão à falência nos próximos 30 anos se nada mudar» (Ricardo Baptista Leite)

      CEOs aceleram aposta na IA, mas alertam para falta de competências

      Seis em cada dez portugueses têm orçamento definido para o Natal

      Lisbon Marriott nomeia Silvia Ramos como nova Diretora de Recursos Humanos

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Neste contexto geopolítico, «vivemos uma verdadeira permacrise», afirma Marlene Gaspar

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Arte, Identidade e Revolução – Augusto Santos Silva

      Arte Britânica – Ana Vasconcelos e Sarah MacDougall

      Face ao Obscurantismo Woke – Emmanuelle Hénin, Xavier-Laurent Salvador, Pierre Vermeren

      Estes são os livros tecnológicos para decidir o futuro

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Roberto Martínez: a seleção como laboratório de liderança

      «Todos os sistemas de saúde atuais vão à falência nos próximos 30 anos se nada mudar» (Ricardo Baptista Leite)

      CEOs aceleram aposta na IA, mas alertam para falta de competências

      Seis em cada dez portugueses têm orçamento definido para o Natal

      Lisbon Marriott nomeia Silvia Ramos como nova Diretora de Recursos Humanos

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Neste contexto geopolítico, «vivemos uma verdadeira permacrise», afirma Marlene Gaspar

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Arte, Identidade e Revolução – Augusto Santos Silva

      Arte Britânica – Ana Vasconcelos e Sarah MacDougall

      Face ao Obscurantismo Woke – Emmanuelle Hénin, Xavier-Laurent Salvador, Pierre Vermeren

      Estes são os livros tecnológicos para decidir o futuro

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Opiniões Coerentes com o passado, mas adaptadas ao futuro

Opiniões

Coerentes com o passado, mas adaptadas ao futuro

Link copiado

Partilhe este conteúdo

2 Janeiro, 2025 | 3 minutos de leitura

Tradição e inovação podem rimar, mas quando se trata de mudança e evolução, equilibrar ambos os caminhos revela-se um desafio para as marcas. Se, por um lado, uma marca procura manter-se fiel aos princípios que a levaram a desenvolver uma estratégia que a guie e que defina a sua comunicação, por outro lado, não pode ser totalmente inerte às tendências e forças do mercado que provocam alterações na forma como as marcas se comportam. 

Neste cenário de transformação constante, será que as marcas conseguem equilibrar tradição e inovação sem perderem a sua essência? A confiança continua a ser um dos atributos mais valorizados numa marca porque está diretamente relacionada com expetativas. Se estamos à espera que uma marca se comporte de uma certa forma perante determinada situação e a sua intenção for fazer algo a que não nos habituou em experiências passadas, deixa de haver previsibilidade acerca do comportamento da marca, a confiança é colocada em causa e é aí que começa o conflito. 

É comum vermos marcas cederem à pressão das redes sociais, o que nos leva muitas vezes a observar ações como a remoção de publicações ou a emissão de pedidos de desculpa públicos. Embora tais decisões possam demonstrar empatia e abertura às críticas da comunidade, podem também ter o efeito secundário de transmitir falta de firmeza por parte das marcas em assumir decisões e manterem-se fiéis ao seu plano e aos resultados de determinada escolha. Essa ‹zona cinzenta› da coerência levanta debates importantes sobre questões como os limites do humor, a decisão de não voltar atrás como ato de coragem ou o poder das marcas e da autenticidade da sua comunicação. 

Embora as soluções sejam diferentes para cada marca, começam sempre por aceitar que nunca agradaremos a todos. Isso permite comunicar de forma mais coerente, consistente e, sobretudo, única, construindo comunidades de consumidores leais que se tornam embaixadores naturais da marca. Aceitar que certos públicos podem não se identificar com a proposta da marca não é uma fraqueza, mas sim uma oportunidade para fortalecer laços com aqueles que realmente partilham os valores da marca. 

Rejeitar o mainstream implica conquistar nichos extremamente leais, mas também aceitar que muitos potenciais consumidores podem não se identificar com a nossa mensagem. Por outro lado, abraçar o mainstream pode garantir maior alcance, sob pena de sermos percebidos como ‹mais do mesmo›. É neste sensível equilíbrio entre originalidade e popularidade que as marcas frequentemente se encontram: desafiadas a decidir quem realmente querem ser, coerentes com o passado, mas adaptadas ao futuro. 

 

Esta opinião foi publicada na edição nº 28 da revista Líder, sob o tema Silêncio. Subscreva a Revista Líder aqui.

Eduardo Marques Lopes,
Diretor de Marketing e Comunicação da Multipessoal e Fundador do Clan

ver mais artigos deste autor
Eduardo Marques Lopes https://lidermagazine.sapo.pt/wp-content/uploads/Eduardo-Marques-Lopes-400x400-1.jpg
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Nós e o ego. Estamos cada vez mais egocêntricos?

Ler artigo

Murros na mesa, ‘melhorais’ e pactos em Belém: o debate onde o teatro falou mais alto do que as propostas

Ler artigo

Entre o físico e o digital, o “phygital” é a nova fronteira do comércio

Ler artigo

Liderança pragmática: fazer o que precisa de ser feito

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Nov 21, 2025

Nós e o ego. Estamos cada vez mais egocêntricos?

Ler notícia

Opiniões

Nov 19, 2025

Murros na mesa, ‘melhorais’ e pactos em Belém: o debate onde o teatro falou mais alto do que as propostas

Ler notícia

Opiniões

Nov 19, 2025

Entre o físico e o digital, o “phygital” é a nova fronteira do comércio

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Sobre nós

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados.

Assinar a Líder Magazine Assinar