• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Há um novo campus de formação dedicado ao comendador Rui Nabeiro

      Desbloquear o progresso: pontos de alavancagem para mudar

      Bolsa de ‘well-being’ quer apoiar saúde mental dos alunos

      Metade das demissões podia ser evitada — e está a custar milhões às empresas

      O comércio mundial abranda e apenas crescerá 1% este ano

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Portugal lembra um sonho lindo: a visão dura e esperançosa de Marques Mendes

      Liderar uma equipa, dentro e fora de campo

      PortoBay Serra Golf: onde o tempo abranda ao ritmo da Madeira

      «Confiámos na proteção americana. Agora é tempo de assumirmos a responsabilidade», defende Frank Tétart

      Decidir: escolha com propósito

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ser um líder autêntico «não é dizer tudo o que lhe passa pela cabeça»

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Livros para decidir

      Um Dia, sempre Teremos Sido Todos contra Isto – Omar El Akkad

      Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

      As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

      Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Há um novo campus de formação dedicado ao comendador Rui Nabeiro

      Desbloquear o progresso: pontos de alavancagem para mudar

      Bolsa de ‘well-being’ quer apoiar saúde mental dos alunos

      Metade das demissões podia ser evitada — e está a custar milhões às empresas

      O comércio mundial abranda e apenas crescerá 1% este ano

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Portugal lembra um sonho lindo: a visão dura e esperançosa de Marques Mendes

      Liderar uma equipa, dentro e fora de campo

      PortoBay Serra Golf: onde o tempo abranda ao ritmo da Madeira

      «Confiámos na proteção americana. Agora é tempo de assumirmos a responsabilidade», defende Frank Tétart

      Decidir: escolha com propósito

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Ser um líder autêntico «não é dizer tudo o que lhe passa pela cabeça»

      «Reconhecer as especificidades da mulher não é uma questão ideológica» (Céu Barros)

      Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

      «A minha liberdade científica é intocável», diz Elvira Fortunato

      O maior obstáculo no setor ‘tech’ «é a baixa representatividade feminina», defende Sandra Duarte

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Livros para decidir

      Um Dia, sempre Teremos Sido Todos contra Isto – Omar El Akkad

      Ambição: Impostos mais simples, melhor economia – Álvaro Beleza e Carlos Francisco Alves (coord.)

      As Raízes Ideológicas do Pensamento Político da Extrema-Direita – Joaquim Jorge Veiguinha

      Humano, Demasiado Humano I – Friedrich Nietzsche

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Opiniões Negócios digitais ao serviço de um futuro sustentável

Opiniões

Negócios digitais ao serviço de um futuro sustentável

Link copiado

Partilhe este conteúdo

9 Outubro, 2025 | 3 minutos de leitura

A sustentabilidade é um dos pilares mais valorizados pelos consumidores, tornando imprescindível que os negócios assumam responsabilidade ambiental. Um estudo recente da Escolha Sustentável concluiu que 14% dos consumidores portugueses adquirem regularmente produtos sustentáveis e mais de metade (55%) têm consciência da importância de mudar os seus hábitos de consumo. Estes números revelam uma oportunidade para as empresas alinharem os seus objetivos com a urgência ecológica.

Mas a sustentabilidade não é o único fator que os líderes devem ter em conta, pois não é possível ignorar o crescimento do universo digital. Estas vertentes devem estar relacionadas, principalmente quando o e-commerce apresenta inúmeras vantagens para o meio ambiente, pela redução das deslocações individuais e a possibilidade de otimização das rotas, que levam à diminuição das emissões de carbono.

Neste cenário, o principal desafio dos líderes empresariais é manter o negócio competitivo e, ao mesmo tempo, relevante para um consumidor exigente. E, para o superar, a evolução da tecnologia tem conduzido a diferentes ferramentas que apoiam os negócios, tais como a Inteligência Artificial (IA), com funcionalidades como a previsão da procura, a organização dos stocks e, desta forma, a redução da produção de excedentes.

Os pontos de venda digitais, como lojas online, marketplaces, aplicações móveis e redes sociais, facilitam a incorporação da IA e impulsionam a economia circular. Os negócios de produtos em segunda mão, ou até mesmo reciclados, estão acessíveis a partir de uma conta online, o que disponibiliza novas oportunidades para empreendedores focados na oferta de soluções que partam, desde logo, de princípios sustentáveis.

Apesar das inúmeras estratégias para reduzir o impacto ambiental da produção, é importante que os consumidores minimizem as compras, por serem sempre libertados gases. No entanto, ao comprar online, devem evitar entregas rápidas ou devoluções, por se tratarem de serviços que implicam veículos subutilizados e, por isso, mais recursos. Ao averiguarem que se trata de práticas recorrentes, as empresas, por sua vez, devem ter o cuidado de implementar estratégias que as diminuam.

O relatório E-Commerce Trends Report 2025, da DHL eCommerce, demonstra que 72% dos consumidores a nível global já consideram o fator sustentabilidade antes de finalizar uma compra. Por isso, não falamos de um público do futuro, falamos dos consumidores que diariamente moldam o mercado, procurando líderes e empresas que acompanhem as suas necessidades e preferências.

O e-commerce não é apenas um conjunto de canais de vendas, mas de oportunidades, impulsionando o novo modelo económico que equilibra crescimento com impacto positivo. Tem um verdadeiro potencial para redefinir a forma como compramos, mas só executará com sucesso o seu propósito se for conduzido por líderes responsáveis. Numa época em que cada clique deixa uma pegada, vence a liderança que assume que inovar também é cuidar do planeta.

Rúben Lamy,
Fundador e CEO da BIGhub

ver mais artigos deste autor
Rúben Lamy https://lidermagazine.sapo.pt/wp-content/uploads/Design-sem-nome-2025-10-06T102933.183.jpg
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Team Coaching: a resposta para liderar em tempos de disrupção e complexidade

Ler artigo

Gestão da mudança para uma implementação de IA bem-sucedida

Ler artigo

A resiliência não se treina em Excel: o que sustenta as organizações quando tudo muda  

Ler artigo

Negócios digitais ao serviço de um futuro sustentável

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Out 10, 2025

Team Coaching: a resposta para liderar em tempos de disrupção e complexidade

Ler notícia

Opiniões

Out 10, 2025

Gestão da mudança para uma implementação de IA bem-sucedida

Ler notícia

Opiniões

Out 09, 2025

A resiliência não se treina em Excel: o que sustenta as organizações quando tudo muda  

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever