• Skip to main content
Revista Líder
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Volatilidade geopolítica integra pela primeira vez os principais riscos para as empresas portuguesas

      Hoje é o Dia Mundial da Filosofia – pensemos seriamente neste assunto

      CEOs temem queda na prosperidade mundial, mas apostam em inovação para resistir

      Ataques sobem, encriptação desce e o retalho continua a pagar

      Simão José Simão assume Direção Comercial do Real Hotels Group

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Neste contexto geopolítico, «vivemos uma verdadeira permacrise», afirma Marlene Gaspar

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Arte, Identidade e Revolução – Augusto Santos Silva

      Arte Britânica – Ana Vasconcelos e Sarah MacDougall

      Face ao Obscurantismo Woke – Emmanuelle Hénin, Xavier-Laurent Salvador, Pierre Vermeren

      Estes são os livros tecnológicos para decidir o futuro

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Volatilidade geopolítica integra pela primeira vez os principais riscos para as empresas portuguesas

      Hoje é o Dia Mundial da Filosofia – pensemos seriamente neste assunto

      CEOs temem queda na prosperidade mundial, mas apostam em inovação para resistir

      Ataques sobem, encriptação desce e o retalho continua a pagar

      Simão José Simão assume Direção Comercial do Real Hotels Group

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Neste contexto geopolítico, «vivemos uma verdadeira permacrise», afirma Marlene Gaspar

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Arte, Identidade e Revolução – Augusto Santos Silva

      Arte Britânica – Ana Vasconcelos e Sarah MacDougall

      Face ao Obscurantismo Woke – Emmanuelle Hénin, Xavier-Laurent Salvador, Pierre Vermeren

      Estes são os livros tecnológicos para decidir o futuro

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Opiniões A importância do Omnicanal na comunicação com os consumidores

Opiniões

A importância do Omnicanal na comunicação com os consumidores

Link copiado

Partilhe este conteúdo

6 Dezembro, 2021 | 5 minutos de leitura

Vivemos novos tempos, os últimos dois anos surpreenderam e transformaram, de forma repentina, a rotina das empresas e das pessoas. Tivemos que nos reinventar e enfrentámos novos desafios. O relacionamento dos consumidores com as marcas e os seus hábitos de consumo, foram alterados. Esta alteração de comportamentos, aliada às alterações operacionais do próprio negócio, impactou as marcas, a sua comunicação, posicionamento e estratégias. Foi necessário repensar estratégias, ser mais criativo, apostar no digital, olhar para a Customer Experience com (ainda) mais atenção. Mais do que nunca, é necessário olhar para o futuro e apostar em estratégias de Marketing e Comunicação que assegurem o sucesso do negócio, num ecossistema híbrido e flexível. Mais do que nunca, é necessário repensar as estratégias Omnicanal.

O termo omnicanal é quase uma descrição perfeita do que se espera do mercado e no Marketing B2B num futuro próximo – a multiplicidade dos canais de vendas e de atendimento, a necessidade de garantir integração e centralização de todas as práticas de relacionamento com o cliente, a importância dos dados gerados e do conhecimento do cliente e de todas as suas interações com a nossa organização. Promover um ecossistema híbrido (virtual e face-to-face), que garanta uma experiência única e coerente ao cliente. O objetivo desta integração passa por “atender” o cliente ou potencial cliente, onde quer que ele esteja, em que canal for, e abrindo diferentes canais e formas de interação. Esta filosofia, parte do pressuposto de que o cliente tende a utilizar os meios de compra que lhe são mais convenientes. No fundo, é necessário trazer a Customer Experience do B2C, para o mundo B2B.  Por exemplo, pensemos na forma como, enquanto consumidores, compramos os produtos de que gostamos: existem produtos que não nos importamos de comprar através de e-commerce, e outros que não abrimos mão de os adquirir pessoalmente. Outras compras ainda, efetuamos online, mas levantamos em loja, ou pesquisamos online e efetivamos a compra presencialmente, entre tantas outras combinações. Os clientes são “multicanal” há vários anos, cabe às empresas acompanhar este comportamento e corresponder às expectativas dos seus clientes.

Desta forma, as organizações que apostam em estratégias de omnicanal, para além, de alinhar mensagens e objetivos em cada canal e dispositivo, procuram também providenciar uma experiência integrada aos seus clientes, independentemente do canal utilizado. É esse o principal intuito de uma estratégia omnicanal: oferecer diferentes formas de interagir e de se envolver com os seus clientes, através de diferentes dispositivos.

Porquê implementar uma estratégia Omnicanal na sua organização?

Identificamos seis razões que justificam a aposta numa estratégia de omnicanal:

 

  1. Experiência integrada

Uma estratégia de omnicanal que apresente uma comunicação coerente, apelativa e integrada em todos os dispositivos e canais é um ponto fundamental para garantir uma avaliação positiva do consumidor. Numa fase em que o mundo híbrido é cada vez mais tido em conta, a adoção deste tipo de estratégias pode ser vista como a diferença entre o sucesso e o fracasso.

  1. Maior eficiência

Para que se possa oferecer uma experiência diferenciadora aos clientes, as empresas devem integrar as suas áreas da operação comercial, comunicação, marketing, pré-venda, vendas e pós-venda. Desta forma, é possível ter uma visão holística e completa do ciclo de venda numa organização, associada à abordagem de omnicanal implementada.

  1. Melhor gestão de negócio

Além de potenciar a captação de um maior número de clientes e promover uma aproximação das diferentes áreas da organização que participam no ciclo de venda, uma estratégia de omnicanal também favorece uma gestão mais efetiva. Isto porque, oferece uma a visão mais detalhada de cada processo envolvido tanto na relação com o cliente, como também no processo operacional.

  1. Mais oportunidades de negócio

Este tipo de estratégia exige uma presença da marca, efetiva, nos mais variados pontos de contacto com o consumidor, de forma integrada, consistente e coerente. Ao estar presente nestes principais canais, de forma estruturada, a organização aumenta sua visibilidade e, principalmente, assegura que todos os contactos com os clientes respeitam e reforçam o seu posicionamento, proposta de valor e cultura.

  1. Melhoria da satisfação do consumidor

É essencial que a estratégia de omnicanal implementada ofereça uma boa experiência ao consumidor. Todos sabemos quão nefasta pode ser uma experiência, para a reputação de uma marca.

  1. Mais analítica, mais dados, melhor informação

A tecnologia necessária para a implementação de uma abordagem de omnicanal acrescenta um benefício indireto muito significativo: Data. “Os dados são o novo petróleo” das organizações. Conhecer melhor o cliente, os seus hábitos, como interage com a organização, são alguns dos aspetos que se tornam possíveis com toda a analítica recolhida.

 

Este é o momento para colocar, definitivamente, o cliente no centro da operação e torna-se necessário que as organizações se adaptem rapidamente ao futuro e à nova era da transformação digital.

 


Por Ricardo Rocha, Diretor de Marketing e Comunicação da Noesis

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Murros na mesa, ‘melhorais’ e pactos em Belém: o debate onde o teatro falou mais alto do que as propostas

Ler artigo

Entre o físico e o digital, o “phygital” é a nova fronteira do comércio

Ler artigo

Liderança pragmática: fazer o que precisa de ser feito

Ler artigo

Debates interrompidos

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Nov 19, 2025

Murros na mesa, ‘melhorais’ e pactos em Belém: o debate onde o teatro falou mais alto do que as propostas

Ler notícia

Opiniões

Nov 19, 2025

Entre o físico e o digital, o “phygital” é a nova fronteira do comércio

Ler notícia

Opiniões

Nov 18, 2025

Liderança pragmática: fazer o que precisa de ser feito

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Sobre nós

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados.

Assinar a Líder Magazine Assinar