• Skip to main content
Revista Líder
Ideias que fazem futuro
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Metade dos casos de atendimento ao cliente serão tratados por IA até 2027

      Encontro juntou mais de 100 mulheres para discutir o futuro

      Web 4.0 e risco quântico aceleram ‘tsunami tecnológico’ para 2026

      O método do sofrimento e a violência contra as mulheres

      Black Friday: o consumismo como piada de mau gosto

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Arte, Identidade e Revolução – Augusto Santos Silva

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Metade dos casos de atendimento ao cliente serão tratados por IA até 2027

      Encontro juntou mais de 100 mulheres para discutir o futuro

      Web 4.0 e risco quântico aceleram ‘tsunami tecnológico’ para 2026

      O método do sofrimento e a violência contra as mulheres

      Black Friday: o consumismo como piada de mau gosto

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Arte, Identidade e Revolução – Augusto Santos Silva

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Artigos Leadership A inteligência artificial generativa – riscos e vantagens

Leadership

A inteligência artificial generativa – riscos e vantagens

Link copiado

Partilhe este conteúdo

10 Abril, 2025 | 4 minutos de leitura

Como acontece com qualquer tecnologia, a inteligência artificial pode ser utilizada para fins condenáveis, com os inerentes riscos que isso acarreta. De facto, não existe praticamente nenhuma tecnologia que não possa ser usada para o mal, mesmo que originalmente tenha sido desenvolvida com os melhores propósitos ou intensões. No entanto, dado que a inteligência é uma característica única e distinta de todas as outras, levantam-se também questões relacionadas com os riscos causados não pela utilização errada da tecnologia, mas pela própria tecnologia. 

Os riscos que advêm da utilização das tecnologias de inteligência artificial por pessoas com o objetivo de obter vantagens económicas, políticas ou pessoais são provavelmente os mais imediatos. Existem também os riscos relacionados com a adoção de mecanismos discriminatórios (enviesamentos) por sistemas treinados em bases de dados com um histórico de decisões enviesadas e discriminatórias.  

No que respeita à privacidade, os sistemas de inteligência artificial podem, em princípio, processar e interpretar dados pessoais com uma profundidade sem precedentes e criar modelos extremamente detalhados de cada um de nós. (…)  

A identidade dos nossos amigos nas redes sociais, as pessoas com quem contactamos diariamente, o conteúdo dos emails que recebemos, as mensagens que trocamos, os locais por onde passamos e os sites que visitamos, assim como os conteúdos que criamos, fornecem muita informação sobre os nossos interesses, preocupações e tendências. Processado este rasto de informações, torna-se possível que sistemas especificamente desenhados para esse fim antecipem várias das nossas opções pessoais, profissionais e políticas. 

Esta erosão da privacidade não é um risco futuro, mas sim um facto do presente. (…) De facto, o desejo de privacidade entra em conflito direto com a vontade de utilizar serviços que, para serem úteis, necessitam dos nossos dados, sejam esses serviços de navegação, de procura de informação online ou de compra de produtos através de plataformas comerciais na internet.  

É assim muito provável que a esmagadora maioria dos consumidores acabe por renunciar a grande parte da sua privacidade em troca dos benefícios resultantes do uso de plataformas amplamente utilizadas. 

A utilização de sistemas de inteligência artificial como veículos de desinformação, criando e propagando notícias falsas, sob a forma de texto, de gravações de som, imagens ou vídeos, é um risco real. Embora a desinformação sempre tenha existido e tenha adquirido novos contornos com tecnologias como os jornais, a televisão por cabo e a internet, a inteligência artificial coloca desafios de outra magnitude. 

Por outro lado, a inteligência artificial permite personalizar conteúdos de forma até agora inatingível em grande escala. Essa personalização pode ser usada tanto na desinformação massiva (por exemplo, criando e propagando notícias falsas, adaptadas à natureza de cada pessoa), como na execução de fraudes em que as vítimas recebem mensagens multimédia fraudulentas personalizadas. Esta utilização com fins maliciosos da inteligência artificial é seguramente um dos maiores e mais imediatos riscos da tecnologia. A manipulação de opiniões políticas, recorrendo ou não a desinformação, é outro risco significativo e imediato. Mais uma vez, este tipo de manipulação não é uma novidade, dado que os Media sempre foram utilizados para divulgar propaganda política, frequentemente desrespeitando as regras. No entanto, a possibilidade de a inteligência artificial personalizar este tipo de informação com base nas características de cada pessoa levanta um novo conjunto de desafios. 

(…)  

A inteligência artificial traz consigo ainda riscos de desestabilização do sistema económico. (…) Os estudos e projeções existentes divergem bastante no que respeita quer à profundidade da transformação económica resultante da adoção das tecnologias de inteligência artificial, quer à natureza das profissões que sofrerão maior impacto, assim como quanto ao número e natureza dos empregos que serão criados.  

No entanto, parece consensual que a adoção destas tecnologias trará novas necessidades de formação para as pessoas afetadas por estas transformações e que poderão ser necessárias novas abordagens à redistribuição da riqueza criada, por exemplo através da adoção do rendimento básico universal, que garanta uma vida digna a todos os cidadãos, independentemente de terem ou não emprego. 

 

Este artigo foi publicado na Aprender Magazine, suplemento da revista Líder nº 29, sob o tema Incluir. Subscreva a Revista Líder aqui.

Arlindo Oliveira,
Professor do Instituto Superior Técnico e Presidente do INESC

ver mais artigos deste autor
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Euro Digital: Uma caixa de Pandora?

Ler artigo

O futuro do trabalho não será comandado por algoritmos, mas por líderes com propósito

Ler artigo

A ilusão da escolha: o consumidor na era da Black Friday

Ler artigo

A evolução do marketing: da compra à comunidade

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Artigos Relacionados

Leadership

Out 21, 2025

O futuro constrói-se hoje: jovens líderes a moldar cidades

Ler Artigo

Leadership

Out 20, 2025

Decidir entre a vida, a morte e o futuro

Ler Artigo

Leadership

Out 20, 2025

O fim da burocracia? Só quando a tecnologia for cultura, não adereço

Ler Artigo
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Sobre nós

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados.

Assinar a Líder Magazine Assinar