• Skip to main content
Revista Líder
Ideias que fazem futuro
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Jantar solidário de RH acontece já para a semana

      Metade dos casos de atendimento ao cliente serão tratados por IA até 2027

      Encontro juntou mais de 100 mulheres para discutir o futuro

      Web 4.0 e risco quântico aceleram ‘tsunami tecnológico’ para 2026

      O método do sofrimento e a violência contra as mulheres

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Jantar solidário de RH acontece já para a semana

      Metade dos casos de atendimento ao cliente serão tratados por IA até 2027

      Encontro juntou mais de 100 mulheres para discutir o futuro

      Web 4.0 e risco quântico aceleram ‘tsunami tecnológico’ para 2026

      O método do sofrimento e a violência contra as mulheres

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Viver Como Um Marxista – Andrew Pendakis

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Ver mais

  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

As ideias que fazem futuro, no seu email. Subscrever
Home Opiniões Auto-disrupção: a liderança (moderna) na Era da Inteligência Artificial

Opiniões

Auto-disrupção: a liderança (moderna) na Era da Inteligência Artificial

Link copiado

Partilhe este conteúdo

21 Outubro, 2025 | 3 minutos de leitura

O estudo Self-Disruptive Leader (Korn Ferry) revela que apenas 15% dos executivos possuem as competências necessárias para liderar num cenário de constante transformação e elevada competitividade. Hoje, mais do que nunca, visão com propósito, fluência tecnológica e capacidade de conexão com as novas gerações tornaram-se atributos indispensáveis para liderar e garantir o sucesso coletivo. 

Proponho explorar três eixos de desenvolvimento da liderança moderna: o papel estratégico da tecnologia e da Inteligência Artificial (IA), a renovação dos modelos de gestão e a valorização do talento e da cultura, através do propósito. 

Comecemos pela tecnologia. Apesar do entusiasmo que hoje se vive, é importante reconhecer que a IA resulta de evolução contínua, sobretudo desde a década de 1950. Estamos perante uma maturidade tecnológica com três quartos de século, impulsionada pela abundância de dados, sofisticação algorítmica e capacidade de processamento, que desafiam a centralização do conhecimento e reconfiguram o papel das competências técnicas tradicionais do líder. 

Compreender o impacto da tecnologia e de quem a domina, e saber integrá-la estrategicamente no quotidiano organizacional, tornou-se essencial. As soft skills ganham protagonismo, afirmando-se como competências-chave complementares para uma liderança mais adaptável, empática e eficaz. 

A liderança contemporânea, que continua a apoiar-se frequentemente em modelos clássicos de gestão, deve incorporar colaboração, ética, inclusão, propósito e impacto, oferecendo autonomia e descentralização, e promovendo ambientes mais ágeis e participativos. Já não há espaço para estilos baseados em command and control, em parte porque as novas gerações não se identificam com esta abordagem. 

A Geração Z, nativa digital, que está a entrar no mercado, valoriza autenticidade, coerência e, acima de tudo, propósito. Cresceu num mundo hiperconectado, com acesso imediato e ilimitado à informação, elevada literacia tecnológica e uma relação mais informal com as instituições. Para estas pessoas, o respeito não advém do cargo, mas da capacidade de inspirar, representar e gerar valor real. 

Espera-se que o novo líder seja alguém que constrói contextos, ativa capacidades e promove a co-criação. Liderar o futuro é menos sobre controlar e mais sobre orquestrar, com visão, tecnologia e humanidade. É saber ouvir, compreender e mobilizar com propósito, projeção e fluência digital. O líder e a tecnologia são aliados estratégicos, definindo o ritmo, a relevância e a capacidade de transformação das organizações. As empresas valem mais do que os seus resultados. Valem o que investidores e mercado acreditarem que será o seu futuro. 

Certo, certo… é que a tecnologia fará parte dele. 

 

Este artigo foi publicado na edição nº 31 da revista Líder, cujo tema é ‘Decidir’. Subscreva a Revista Líder aqui.

Alexandre Ruas,
Executive Director da Claranet Portugal

ver mais artigos deste autor
Alexandre Ruas https://lidermagazine.sapo.pt/wp-content/uploads/AlexandreRuas_ClaranetPortugal400.jpg
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Euro Digital: Uma caixa de Pandora?

Ler artigo

O futuro do trabalho não será comandado por algoritmos, mas por líderes com propósito

Ler artigo

A ilusão da escolha: o consumidor na era da Black Friday

Ler artigo

A evolução do marketing: da compra à comunidade

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Nov 28, 2025

Euro Digital: Uma caixa de Pandora?

Ler notícia

Opiniões

Nov 27, 2025

O futuro do trabalho não será comandado por algoritmos, mas por líderes com propósito

Ler notícia

Opiniões

Nov 26, 2025

A ilusão da escolha: o consumidor na era da Black Friday

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Sobre nós

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados.