A utilização de algoritmos de Inteligência Artificial (IA) é cada vez mais relevante já que através do processamento de dados, é possível delimitar frentes de incêndio/água, identificar pontos de água e contribuir para a disponibilização de ferramentas de ajuda à decisão. A necessidade de abordar com o máximo de eficácia as catástrofes naturais que se […]
A utilização de algoritmos de Inteligência Artificial (IA) é cada vez mais relevante já que através do processamento de dados, é possível delimitar frentes de incêndio/água, identificar pontos de água e contribuir para a disponibilização de ferramentas de ajuda à decisão.
A necessidade de abordar com o máximo de eficácia as catástrofes naturais que se têm registado na Europa fez nascer o Projeto Overwatch (Integrated holographic management map for safety and crisis events) que irá desenvolver um sistema holográfico integrado para apoio aos operacionais na gestão dos meios de combate a incêndios e inundações, com recurso a IA.
Portugal participa nesta iniciativa através do ISQ, a par do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Academia Militar (CINAMIL). Coordenado pela empresa italiana ITHACA, ao abrigo do programa de investigação Horizonte Europa, o Overwatch conta com 10 parceiros de 5 países (Portugal, Itália, Polónia, Dinamarca e Alemanha), num investimento total de 3M€ para os próximos 3 anos.
Portugal será o palco de realização de uma de duas demonstrações previstas no projeto, onde se irá simular um incêndio florestal e respetiva resposta das equipas de combate a incêndios florestais auxiliadas pelo sistema.
O sistema combinará vários serviços já oferecidos pelo EGNSS (European Global Navigation Satellite System) e Copernicus Emergency Management and Security, com tecnologias digitais, inteligência artificial e drones. O objetivo será o de fornecer informação atualizada, detalhada e interativa, atempadamente aos responsáveis pela tomada de decisão no combate e mitigação de catástrofes naturais
Nelson Matos, Gestor de Projetos do ISQ
O OVERWATCH é um projeto que visa capacitar as equipas de emergência com uma ferramenta avançada de perceção sensorial de elevada resiliência em cenários de catástrofe. O módulo a desenvolver pelo INESC TEC será um sistema de comunicações móvel que utiliza um “drone tethered” e uma ligação de banda larga via satélite, como forma de fornecer serviços de comunicações (Wi-Fi e 5G) às equipas de emergência e ao sistema Overwatch em caso de falha das comunicações, algo que acontece por vezes neste tipo de cenários
Hugo Silva, investigador do INESC TEC
Este novo sistema irá permitir analisar e consolidar dados recebido através da Observação da Terra e por Veículos Aéreos Não-Tripulado, e identificar zonas alvo de catástrofe naturais, por exemplo incêndios florestais e inundações, e até mesmo auxiliar na busca e salvamento. Os algoritmos de inteligência artificial serão, no fundo, utilizados no processamento de dados, permitindo delimitar frentes de incêndio/água, identificar pontos de água, etc., e contribuir para a disponibilização, ao utilizador, de ferramentas de ajuda à decisão. Tudo com o objetivo de fornecer informação relevante e mais detalhada aos decisores no terreno por forma a que a tomada de decisão seja mais rápida, levando a uma gestão mais eficiente dos meios disponíveis.
Pedro Matias, Presidente do ISQ


