Criar uma estratégia de employer branding nem sempre é fácil, mas a Inteligência Artificial (IA) pode facilitar e agilizar todo este processo. Quais são as ferramentas mais adequadas e como adaptá-las a cada organização?
Este foi o mote do Encontro de Conselheiros Leading People, que aconteceu no dia 10 de outubro. O evento decorreu no Hotel Dom Pedro, em Lisboa, e contou com o ‘Workshop Inteligência Artificial no Employer Branding: como transformar a comunicação com candidatos e colaboradores’, protagonizado por Ana Coelho, Content Marketing Specialist da Made2Web.
Este encontro abordou o potencial da Inteligência Artificial no employer branding e exemplificou formas de incluir ferramentas para vários procedimentos, tais como um diagrama de engagement, que consiste na esquematização dos vários passos de uma estratégia de marketing.

Qual o peso que a IA pode ter no recrutamento e comunicação com colaboradores?
Já não é novidade que a IA não vem substituir os trabalhadores, mas sim simplificar e facilitar o trabalho. É esperado um aumento na eficácia de recrutamento na ordem dos 89,6% e 62% dos candidatos ao mercado de trabalho acreditam mesmo que a IA pode facilitar o processo de contratação.
Ana Coelho revela que muitos dos seus clientes referem que fazem campanhas de recrutamento ou conteúdos para as redes sociais, mas falham em ver resultados. «Muitas vezes não há uma estratégia ou um diagrama que explique o processo entre captar atenção e obter resultados», explica.
A IA vem agilizar cada passo das estratégias de recrutamento, desde o momento de captação de possíveis trabalhadores até à otimização de candidaturas, passando mesmo pelo apoio aos candidatos. Estas ferramentas podem criar uma experiência mais suave para o candidato e recrutador.
Foi mostrado um vídeo feito em IA com um avatar virtual de Ana Coelho, que permitiu exemplificar as capacidades desta tecnologia no processo de recrutamento. «De forma quase instantânea, queremos dar respostas rápidas às questões em vez de ficar à espera que alguém respondam a um e-mail», explicou. Para além dos avatares, existe uma série de assistentes virtuais
Estes exemplos capazes de humanizar a comunicação com candidatos e colaboradores demonstram como pode a IA «facilitar processos burocráticos, quer para o trabalhador, quer para a empresa».
Essencialmente, a IA permite melhorar comunicação interna e personalizá-la, sem sobrecarregar as equipas, sendo que 45% dos profissionais de RH que já estão a usar IA afirmam que permite libertar tempo para outro tipo de tarefas. Focando-a nos colaboradores, é possível facilitar o dia-a-dia de trabalho e criar um ambiente mais positivo nas organizações.
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