• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Segurança dos CEOs torna-se um dos maiores custos de Wall Street

      Fratura invisível: como a divisão entre géneros na Geração Z está a mudar as marcas

      A energia que nos torna humanos

      Férias em conta: estas são as cidades mais ‘budget friendly’ da Europa

      O jogo mudou: como as marcas descobriram o poder do desporto feminino

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      A energia que nos torna humanos

      Os números e letras que marcam a última edição da Líder

      O Nervo Vago: a autoestrada do bem-estar

      A nova geração do pioneiro da mobilidade sustentável

      A inexorável presença da ausência: António de Castro Caeiro e o papel do assombro nos dias que correm

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «O futuro da educação não é exclusivo, é colaborativo», defende Déspina Sarioglou

      «Queremos ser o palco onde diferentes culturas e competências se cruzam», realça Martim de Botton

      Pensamento sistémico e ambição: aqui está o futuro próspero das empresas

      «A ‘silly season’ é uma oportunidade para refletir e desenvolver novas competências» (Ana Correia, Zühlke)

      «Uma liderança inclusiva não impõe, escuta; não nivela, reconhece diferenças», afirma João C. Silva

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O Futuro do Retalho – Philip Kotler e Giuseppe Stigliano

      Estimular o Sucesso – Adam Kingl

      O Sentido Interior – Caroline Williams

      ChatGPT para Negócios e Empresas – Fábio Hirota

      Livros Tech: IA, ética e criatividade com voz de mulher

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Segurança dos CEOs torna-se um dos maiores custos de Wall Street

      Fratura invisível: como a divisão entre géneros na Geração Z está a mudar as marcas

      A energia que nos torna humanos

      Férias em conta: estas são as cidades mais ‘budget friendly’ da Europa

      O jogo mudou: como as marcas descobriram o poder do desporto feminino

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      A energia que nos torna humanos

      Os números e letras que marcam a última edição da Líder

      O Nervo Vago: a autoestrada do bem-estar

      A nova geração do pioneiro da mobilidade sustentável

      A inexorável presença da ausência: António de Castro Caeiro e o papel do assombro nos dias que correm

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «O futuro da educação não é exclusivo, é colaborativo», defende Déspina Sarioglou

      «Queremos ser o palco onde diferentes culturas e competências se cruzam», realça Martim de Botton

      Pensamento sistémico e ambição: aqui está o futuro próspero das empresas

      «A ‘silly season’ é uma oportunidade para refletir e desenvolver novas competências» (Ana Correia, Zühlke)

      «Uma liderança inclusiva não impõe, escuta; não nivela, reconhece diferenças», afirma João C. Silva

      Ver mais

  • Reportagens
  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O Futuro do Retalho – Philip Kotler e Giuseppe Stigliano

      Estimular o Sucesso – Adam Kingl

      O Sentido Interior – Caroline Williams

      ChatGPT para Negócios e Empresas – Fábio Hirota

      Livros Tech: IA, ética e criatividade com voz de mulher

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Mais vozes, melhores soluções: benefícios da diversidade LGBT+ no setor tecnológico

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Notícias Tecnologia Daniela Braga: “A Inteligência Artificial é a nova fronteira do conhecimento”

Tecnologia

Daniela Braga: “A Inteligência Artificial é a nova fronteira do conhecimento”

Link copiado

Partilhe este conteúdo

6 Março, 2023 | 5 minutos de leitura

Considerada uma das personalidades mais influentes no desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA), especializada em human-computer interaction, Daniela Braga é fundadora e CEO da Defined.ai, uma das startups de referência nesta área. No encontro “Meet the Global Thought Leaders”, promovido pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, a conselheira do Presidente Joe Biden partilhou as principais tendências da IA.

“A Inteligência Artificial vai de longos invernos para verões muito rápidos. Houve um grande salto no ano 2010 com o cloud computing e o aparecimento da Siri, e agora, em 2022, após um longo inverno, surge uma democratização do awareness”, refere.

Tal awareness vem, na sua opinião, a partir do momento em que Elon Musk investe mil milhões de dólares na Open AI e a Microsoft 10 mil milhões. “O chatGPT está no boca do mundo, o que é bom”, diz.

“Há uma desmistificação do AI em que as pessoas finalmente percebem que há uma utilidade. A Inteligência Artificial é a nova fronteira do conhecimento, e o conhecimento é um dos direitos democráticos mais importantes”

Cinco tendências de IA 

Ascensão do Natural Language Processing (NLP) e das interfaces de voz 

Daniela Braga destaca a continuidade do crescimento das interfaces de voz aplicadas a múltiplos fins (IA conversacional), referindo o projeto cofinanciado pelo governo português, no âmbito do PRR, no qual a Defined.ai é líder do consórcio.

Apesar de não ser uma tecnologia nova, é cara e há poucos sistemas no mercado, estando com este projeto a “torná-la modelar e smart data driven”, em que o objetivo “não é criar large language models, o que traz a questão da sustentabilidade”.

Relembrou a notícia do engenheiro da Google despedido por dizer que a tecnologia de IA, LaMDA, estava a tornar-se senciente. Daniela Braga é perentória, “é claro que não é senciente”. A questão está na quantidade de acesso a dados, que leva a “muita confusão nas previsões” (predictions), e, por isso, “smart e small é mais preciso para domínios específicos”, esclarece.

Reforça também a investigação feita em torno do NLP que comprova a ajuda em áreas como experiência de cliente, sumarização, tradução automática, chat bots referindo ainda as vozes sintéticas cada vez mais realistas.  “Está-se a ver uma maturidade muito maior nas tecnologias, de uma forma que é quase indistinguível dos humanos”, diz.

Conteúdos baseado em IA

Com cada vez mais conteúdo gerados por IA, “temos de ter espirito crítico para perceber de onde vem a informação e questionar a fonte”. A questão da “explainability” da IA relaciona-se não só com a credibilidade e veracidade da fonte, como também tem a ver com o seu consentimento.

Para a Defined.ai, que se afirma como uma empresa “ethical AI born”, esta área é especialmente relevante. A fonte e o consentimento dos dados é uma das grandes questões da atualidade, refere, chamando a atenção para a ascensão dos dados sintéticos, que levam à necessidade de validação das fontes.

Consolidação de mercado 

Atualmente, a IA só tem dois polos de investimento no mundo: EUA e China. Apesar do ano 2022 ter tido menos investimento, “o que se está a ver é uma consolidação de geografias”, para além de “uma guerra de geografias e de talento entre EUA e China”.  “Ao nível da indústria vê-se mais fusões e aquisições de empresas mais pequenas, e uma maior consolidação nas big five tech. Poucas empresas em AI têm feito ofertas publicas ou spacs (special purpose acquisition). As empresas são compradas antes de chegar a esse ponto, o que , na minha opinião, é preocupante pois não estimula a inovação”, reitera.

Ética e IA 

“Se por um lado há muita conversa sobre ética, na realidade nada está a acontecer”, alerta. Na sua perspectiva, há cada vez mais parceiros com nenhumas considerações éticas, e as grandes empresas tecnológicas estão a comprar grandes quantidades de dados, sem passar pelas validações e consentimentos.

E ainda… o Tik Tok

Daniela Braga deixa uma chamada de atenção para a relação entre IA e social media, nomeadamente no Tik Tok. Ao contrário de outras plataformas de redes sociais, que pertencem ao comité “Trust & Safety”, no Tik Tok não existe a moderação de conteúdos, o que traz graves questões de segurança no que respeita à utilização por parte dos menores.

A IA pode ser a solução para monitorizar e garantir a segurança, mas tal comportamento tem de acontecer do lado do consumidor. “Tem de haver mais poder e awareness do lado do cidadão, não vamos esperar que o Tik Tok, ou outra rede social, resolvam o problema”, refere.

 Por Rita Rugeroni Saldanha 

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

Segurança dos CEOs torna-se um dos maiores custos de Wall Street

Fratura invisível: como a divisão entre géneros na Geração Z está a mudar as marcas

A energia que nos torna humanos

Férias em conta: estas são as cidades mais ‘budget friendly’ da Europa

Artigos Relacionados

Tecnologia

Ago 18, 2025

O futuro do desporto está na IA, mas o público quer sentir o jogo de perto

Ler notícia

Tecnologia

Ago 11, 2025

Líderes da indústria aeroespacial e defesa elegem continuidade digital como prioritária

Ler notícia

Tecnologia

Ago 06, 2025

Estima-se que setor das TIC represente até 8% do PIB

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+255k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever