• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      «Os sistemas democráticos mais velhos do mundo estão a sofrer alguma senilidade» (Paulo Rangel)

      Fuga de líderes seniores ameaça empresas europeias nos próximos anos

      Lisboa lidera nos salários, mas contenção nas empresas é nacional

      Coimbra lança plano de literacia e rastreio da diabetes na Guiné-Bissau

      A ascensão serena de Catherine Connolly, a nova voz da Irlanda

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Mariana Gomes: «A decisão certa nem sempre é a mais segura»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Neste contexto geopolítico, «vivemos uma verdadeira permacrise», afirma Marlene Gaspar

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Arte, Identidade e Revolução – Augusto Santos Silva

      Arte Britânica – Ana Vasconcelos e Sarah MacDougall

      Face ao Obscurantismo Woke – Emmanuelle Hénin, Xavier-Laurent Salvador, Pierre Vermeren

      Estes são os livros tecnológicos para decidir o futuro

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Trabalhar sendo quem somos: a comunidade LGBTQIA+ e os desafios no espaço profissional

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      «Os sistemas democráticos mais velhos do mundo estão a sofrer alguma senilidade» (Paulo Rangel)

      Fuga de líderes seniores ameaça empresas europeias nos próximos anos

      Lisboa lidera nos salários, mas contenção nas empresas é nacional

      Coimbra lança plano de literacia e rastreio da diabetes na Guiné-Bissau

      A ascensão serena de Catherine Connolly, a nova voz da Irlanda

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Mariana Gomes: «A decisão certa nem sempre é a mais segura»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Neste contexto geopolítico, «vivemos uma verdadeira permacrise», afirma Marlene Gaspar

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Arte, Identidade e Revolução – Augusto Santos Silva

      Arte Britânica – Ana Vasconcelos e Sarah MacDougall

      Face ao Obscurantismo Woke – Emmanuelle Hénin, Xavier-Laurent Salvador, Pierre Vermeren

      Estes são os livros tecnológicos para decidir o futuro

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Trabalhar sendo quem somos: a comunidade LGBTQIA+ e os desafios no espaço profissional

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Opiniões De CIO a CDO: 5 qualidades que contam

Opiniões

De CIO a CDO: 5 qualidades que contam

Link copiado

Partilhe este conteúdo

31 Agosto, 2022 | 5 minutos de leitura

À medida que a transformação digital continua, o papel do Chief Information Officer (CIO) mudou. Muitas empresas de grande dimensão e orientadas por dados têm agora, ou planeiam estabelecer, a posição de Chief Digital Officer (CDO) ou Head of Digitalization.

Enquanto responsável por impulsionar a inovação com base na análise de dados e por ajudar a determinar a estratégia da empresa, o CDO é talvez o mais importante representante da direção executiva, juntamente com o CEO.

Assim sendo, está a emergir uma tendência clara: há dez anos era o CIO quem, como “chefe digital” da empresa, impulsionava tópicos como networking, transição para a Cloud e os processos administrativos digitais.

No entanto, à medida que a digitalização evolui, as TI oferecem hoje muito mais do que a possibilidade de tornar os processos existentes mais eficientes, o que alterou o papel do CIO. Métodos cada vez mais sofisticados de análise de dados, por exemplo, bem como a Inteligência Artificial e o machine learning, estão a criar modelos de negócio digitais completamente novos.

Em paralelo, muitas áreas do quotidiano empresarial estão a mudar – por exemplo, os contactos comerciais com clientes estão cada vez mais centralizados em canais digitais. A transformação digital já não afeta apenas as TI e o marketing, mas todos os departamentos, o que não muda apenas a cultura e a estratégia empresariais, como também o papel do CIO, que está gradualmente a evoluir para a posição de CDO ou de Digital Data Officer.

Enquanto o Chief Digital Officer conduz a inovação e a transformação digital numa empresa, o Chief Data Officer alinha a estratégia desta com os dados, e também se ocupa da conformidade e da proteção e gestão de dados.

As duas funções e designações são ainda relativamente novas e variam consoante as empresas e as indústrias. Por outro lado, uma vez que a transformação digital é impulsionada principalmente por dados, pode ser difícil distinguir os dois cargos – em todo o caso, o objetivo de um CDO deve ser promover a inovação com base nos conhecimentos obtidos a partir de dados.

 

O conselheiro estratégico do CEO

Neste contexto, um CDO partilha a responsabilidade do sucesso e das decisões estratégicas da empresa. Juntamente com o CEO, é talvez o membro mais importante da gestão de topo – desde que a empresa adote uma abordagem digital e centrada nos dados, porque tal significa que a estratégia já não é determinada pela intuição, mas sim a partir de insights baseados em dados.

O CDO ajuda a interpretá-los corretamente e a traduzi-los em recomendações acionáveis. A sua experiência pode, portanto, ser a vantagem competitiva decisiva para as empresas em relação aos seus concorrentes.

Neste contexto, o CDO deve ser um consultor próximo do CEO e aportar as seguintes qualidades:

1. Liderança

Enquanto visionário para a inovação e força motriz por detrás da sua implementação, o CDO deve introduzir e consolidar na empresa a chamada mentalidade digital. Ele é um elemento disruptor que altera a realidade existente, mas ao mesmo tempo é também um diplomata. Enquanto líder, mentor e motivador, deve ser capaz de convencer os responsáveis ao nível da administração, mas também os colaboradores de todos os departamentos.

 

2. Estratégia Empresarial

O Chief Digital Officer não está apenas preocupado com a introdução de tecnologias digitais – a componente estratégica do seu trabalho é ainda mais importante. As análises de dados desempenham aqui um papel fundamental, pelo que o Chief Digital Officer pode ser, ao mesmo tempo, também o Chief Data Officer.

 

3. Competência para lidar com dados

Numa empresa digitalizada, não é a intuição que define a estratégia empresarial, mas as recomendações acionáveis que surgem a partir de sólidas análises de dados. O CDO pode não ser um cientista de dados, mas tem um profundo conhecimento de negócio centrado neles.

4. Agilidade

Uma vez que os mercados, as exigências quanto aos produtos e as necessidades dos clientes mudam de forma cada vez mais rápida, as empresas precisam de ser capazes de responder prontamente. O CDO está familiarizado com métodos ágeis como o Scrum, permitindo que os produtos existentes sejam rapidamente adaptados às novas exigências ou que se desenvolvam soluções completamente novas para expandir o portefólio da empresa e torná-lo mais moderno.

5. Pragmatismo

O CDO representa um equilíbrio de transformação e disrupção. Embora muitas vezes a sua figura traga mudança e inovação, na prática representa normalmente mais uma evolução do que uma revolução. É menos importante reinventar tudo com a tecnologia disruptiva mais recente, do que otimizar e desenvolver ainda mais algo que já tenha sido bem-sucedido.

Em suma, o CDO já não é um puro especialista e administrador de TI; é um facilitador de negócios e líder de pensamento para trazer inovação à empresa. Muitas vezes, até mesmo pequenos ajustes na estratégia têm um impacto massivo e asseguram o sucesso empresarial sustentável e as vantagens competitivas. No futuro, a empresa mais bem-sucedida deixará de ser a que tem os sistemas de TI mais modernos – mas sim a que junta a tecnologia com os estrategas certos.

Khadija Aflah-Perre,
IT Director, Sage International

ver mais artigos deste autor
Khadija Aflah-Perre
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Liderança pragmática: fazer o que precisa de ser feito

Ler artigo

Debates interrompidos

Ler artigo

A coragem de dizer ‘não sei’

Ler artigo

Confiança como novo capital: o que os líderes do setor financeiro têm de aprender com os consumidores

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Nov 18, 2025

Liderança pragmática: fazer o que precisa de ser feito

Ler notícia

Opiniões

Nov 17, 2025

Debates interrompidos

Ler notícia

Opiniões

Nov 17, 2025

A coragem de dizer ‘não sei’

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados.

Assinar a Líder Magazine Assinar