Mais de 5.000 eventos violentos relacionados com a Pandemia foram registados entre janeiro de 2020 e abril de 2021. Ainda é cedo para avaliar no longo prazo o real impacto da Pandemia na paz mundial, no entanto a deterioração das condições económicas de muitos países, aumentam a probabilidade de maior instabilidade e de manifestações violentas.
Esta é a principal conclusão do World Peace Index (WPI), na sua 15ª edição, que classifica 163 estados e territórios independentes de acordo com seu nível de pacificidade. Produzido pelo Instituto de Economia e Paz (IEP), o WPI é a principal medida mundial de avaliação da paz global.
Portugal está na quarta melhor posição do ranking, a Islândia continua a ser o país mais pacífico do mundo, posição que ocupa desde 2008, seguindo-se a Nova Zelândia (2º), Dinamarca (3º) e a Eslovênia que fecha o top 5. Pelo quarto ano consecutivo, o Afeganistão é o país menos pacífico, seguido pelo Iêmen, Síria, Sudão do Sul e Iraque. Oito dos dez países no topo do WPI estão localizados na Europa.
Deterioração do nível da paz mundial.
A propósito do Dia Mundial da Paz, importa recordar a importância que tem para o desenvolvimento do mundo. Este relatório, que apresenta a análise de dados mais abrangente até à data sobre as tendências na paz e sugestões de como desenvolver sociedades mais pacíficas, mostra que o nível de paz, em média, deteriorou-se no último ano. E que apesar do recuou de 0,07%, ainda assim registou a alteração negativa mais suave da história do índice.
Os resultados de 2021 mostram a nona deterioração da paz nos últimos treze anos, com 87 países a melhorarem as suas condições e 73 a registarem deteriorações, e neste último caso o destaque vai para a América do Norte, a região com maior recuo nas condições de segurança.
No geral, muito embora algumas formas de violência tenham diminuído no curto prazo, é notório um agravamento da agitação social um pouco por toda a parte e é visível o aumento do mal-estar das populações induzido, quer pelos confinamentos, quer pela incerteza económica resultantes da pandemia.
O WPI cobre 99,7 por cento da população mundial, utiliza 23 indicadores qualitativos e quantitativos de fontes altamente respeitadas e mede o estado de paz em três domínios: Nível de segurança social e segurança Interna de uma sociedade, a extensão dos conflitos internos e internacionais que a envolvem e o grau de militarização.
Estima-se que o impacto da violência na economia mundial em 2020 tenha atingido os 13 triliões de euros, o equivalente a 11,6 por cento da riqueza global produzida anualmente, qualquer coisa como 1.600 euros por pessoa.