• Skip to main content
Revista Líder
Ideias que fazem futuro
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Metade dos casos de atendimento ao cliente serão tratados por IA até 2027

      Encontro juntou mais de 100 mulheres para discutir o futuro

      Web 4.0 e risco quântico aceleram ‘tsunami tecnológico’ para 2026

      O método do sofrimento e a violência contra as mulheres

      Black Friday: o consumismo como piada de mau gosto

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Arte, Identidade e Revolução – Augusto Santos Silva

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Revista Líder
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academia

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade e Inclusão

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Igualdade

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      LGBTQIA+

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Metade dos casos de atendimento ao cliente serão tratados por IA até 2027

      Encontro juntou mais de 100 mulheres para discutir o futuro

      Web 4.0 e risco quântico aceleram ‘tsunami tecnológico’ para 2026

      O método do sofrimento e a violência contra as mulheres

      Black Friday: o consumismo como piada de mau gosto

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Líderes em Destaque

      Antes que o silêncio se torne burnout: os sinais que ninguém deve ignorar

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

      Que Presidente da República para Portugal? – Vital Moreira

      Imitação de Cristo – Tomás de Kempis

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Arte, Identidade e Revolução – Augusto Santos Silva

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Entrevistas Notícias It’s a match: como juntar Baby boomers e Gen Z?

Entrevistas

It’s a match: como juntar Baby boomers e Gen Z?

Link copiado

Partilhe este conteúdo

14 Outubro, 2024 | 7 minutos de leitura

A ideia é simples, colocar seniores, com mais de 60 anos, que moram sozinhos ou em casal, na Área Metropolitana de Lisboa, a viver com jovens estudantes universitários, entre os 18 e os 35. E as vantagens são evidentes, não só o caráter útil da parceira, como uma relação que se constrói e a solidão que se minimiza, e faz acontecer ‘pares perfeitos’.

O projeto Une.Idades – duas gerações, uma casa partiu também de uma parelha, Inês Schmidt e Leonor Serzedelo, ambas fundadoras da Associação sem fins lucrativos, que este ano ganhou o primeiro lugar no programa de mentoria Rise for Impact, da Casa do Impacto (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa).

A  Líder esteve em conversa com as duas mentoras para perceber um pouco melhor o funcionamento do projeto e qual o papel das empresas na ajuda à divulgação e crescimento.

De que forma é feito o matching para chegar a um «par perfeito»?

Nós temos um sistema de triagem e matching, inovador, que é feito em parte informaticamente, pensado para ter mais impacto quanto mais inscrições forem efetuadas. Trabalhámos com uma equipa de Neurociências, que nos ajudou a desenhar os questionários e as entrevistas, que, após a triagem, nos permite ter para cada sénior uma ‘nuvem de estudantes’ ideal, em termos de perfil, de renda máxima que pode pagar, género, etc. Há uma série de seleções e de perfis de interesse, como a cidade de origem, que nos ajudam a ter essa nuvem ótima, o que depois facilita o relacionamento e o sucesso do par. Ao final deste primeiro ano, já formamos 28 parelhas, sendo que nem todas continuaram, pois há um tempo de experiência, e nesse tempo as pessoas percebem se é, ou não, o que estariam à espera, depende de parte a parte. Cada caso é um caso, depende mesmo de cada pessoa.

Que testemunhos têm tido da união entre as duas gerações?

Recentemente tivemos o caso de um casal sénior, cujo filho mora na Austrália, e punha a hipótese de os colocar a viver num lar, para ficar mais descansado e ter a certeza de que seriam bem cuidados. Fomos então contactadas pela afilhada deste casal, que mora em Portugal, e colocou a hipótese da Une.Idades para evitar a institucionalização e permitir que permanecessem a morar em sua casa. Ou seja, a solução foi uma estudante, o que vai ao encontro do que as pessoas preferem, que é ficar nas suas casas.

No caso de um idoso, ou jovem, como é feita a seleção?

Após a inscrição no site, reencaminhamos um e-mail para a pessoa com um questionário mais completo, com perguntas diferentes, seja sénior ou estudante. No caso dos estudantes, convidamos para uma entrevista, já com os seniores ligamos, não esperamos receber o formulário, só a primeira inscrição. Agendamos uma visita à casa, e fazemos uma primeira análise do grau de aptidão para o programa. Com o estudante fazemos, normalmente, entrevistas online.

Uma parelha pode durar quanto tempo?

Não existe fim, ou seja, para já ainda estamos no início e, portanto, ainda não temos casos desses. Apesar de começar como estudantes, a ideia é, depois se estiver a correr bem, não vamos dizer às pessoas para sair. Se passa de estudante a trabalhador, mas quer continuar em Lisboa e precisa de uma casa, e a parelha está a correr bem, e estão os dois felizes, não vamos terminar. Ao final de um ano, já houve pares que terminaram, porque acabam os estudos e vão para outras cidades, ou voltam para a sua própria cidade. Apesar de o limite de idade ser 35 anos, tivemos recentemente uma inscrição de um senhor de 47 anos, que está a fazer um doutoramento. Ou seja, ser hoje estudante vai até muito mais tarde.

Fazem algum tipo de avaliação regular?

Sim, no início falamos com mais regularidade, falamos com o sénior e os filhos, e falamos com o estudante, e às vezes com os pais dos estudantes. Fazemos quase parte das famílias. Depois, tentamos fazer, pelo menos, uma visita presencial mensal, e quinzenalmente vamos falando com as parelhas para saber como as coisas estão a correr.

Ao final deste ano quais as vantagens que identificam e quais têm sido os obstáculos?

A maior dificuldade é sem dúvida a divulgação, este é um programa que ainda não está nas casas portuguesas. Dos testemunhos mais comuns que temos, é o de saber que alguém vai entrar por aquela porta, ou que vão abrir a porta, e não se sentem sozinhos. Da parte dos estudantes, como estão deslocados, longe das suas famílias, sentem que têm uma base de apoio e isso dá-lhes um conforto. A dificuldade está em angariar seniores, mas também estudantes.

E têm parcerias com outras instituições.

Sim, temos de fazer um trabalho em rede e, por isso, trabalhamos muito com as Juntas de Freguesia, a Santa Casa, o Patriarcado, o Radar e a Gebalis. Acreditamos que esse trabalho em rede vai trazer frutos, e estes ‘nossos’ seniores já nos estão a enviar amigos. Mas precisamos de mais divulgação, que entre pelas casas e mostre que é possível fazer este match em segurança, pois essa é a grande diferença. No acompanhamento, é feita uma triagem exaustiva, com os registos criminais, e antes de começar a conviver já tivemos muitos encontros presenciais. A grande vantagem do nosso programa é a segurança, ou seja, as pessoas podem aventurar-se com segurança.

Qual o valor mensal ou contrapartida financeira?

Existem duas possibilidades, ou um contrato de comodato ou um contrato de arrendamento. Esta foi a solução que encontramos para tornar o programa apelativo, sobretudo para os seniores mais novos, com a hipótese de poder rentabilizar, para além de gostar de ter companhia. Este programa não é só para ter um quarto, é uma pessoa que entra dentro de casa, vai fazer companhia. Quanto ao valor, o compromisso é o pacote total do estudante estar sempre abaixo do valor médio de mercado, que vai de 170 até 480 euros. Este é um valor máximo que corresponde à renda e ao fee mensal para a Associação. Essa compensação permite-nos ser autónomas e não depender de financiamento.

Leonor Serzedelo e Inês Schmidt

 

De que forma as empresas e organizações, fora do setor social, podem-se juntar à Une.Idades?

Logo no início, no nosso lançamento, começámos uma parceria com a Meo, e acordamos fazer uma campanha junto dos seus colaboradores que estão em pré-reforma, acima dos 55. Hoje, o que temos feito com os nossos parceiros e empresas, é exatamente fazer da Une.Idades uma proposta de apoio ao colaborador, antes de chegar à fase entre a reforma e a solidão. Estamos abertos a receber mais parceiros corporativos, dentro de inúmeras formas de colaboração. Mas a maneira como definimos o nosso trabalho é por eixos, procuramos ter uma empresa por setor, como banca, seguros, retalho, etc.

O que esperam para 2025?

Este ano foi a prova de conceito e está aprovada, realmente funciona e é positivo para ambos, para o par, e acreditamos para a sociedade também. Para ser positivo e sustentável para a Une.Idades, precisamos de mais pares. O nosso objetivo, e a maneira como construímos o nosso modelo de negócio, é exatamente permitir ter mais impacto. Queremos crescer para depois escalar e avançar para outras cidades universitárias do país.

Rita Rugeroni Saldanha,
Diretora de Conteúdos

ver mais artigos deste autor
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Opinião

Euro Digital: Uma caixa de Pandora?

Ler artigo

O futuro do trabalho não será comandado por algoritmos, mas por líderes com propósito

Ler artigo

A ilusão da escolha: o consumidor na era da Black Friday

Ler artigo

A evolução do marketing: da compra à comunidade

Ler artigo

Últimas Notícias

«A morte dá votos. O governador sobe na popularidade em cima de cadáveres», explica Rafael Alcadipani

Da história ao presente, estes são os livros para compreender a Palestina

Metade dos casos de atendimento ao cliente serão tratados por IA até 2027

Encontro juntou mais de 100 mulheres para discutir o futuro

Artigos Relacionados

Tecnologia

Nov 28, 2025

Metade dos casos de atendimento ao cliente serão tratados por IA até 2027

Ler notícia

Igualdade

Nov 28, 2025

Encontro juntou mais de 100 mulheres para discutir o futuro

Ler notícia

Tecnologia

Nov 27, 2025

Web 4.0 e risco quântico aceleram ‘tsunami tecnológico’ para 2026

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Líder Corner

Nov 26, 2025

O poder do mundo interno é o caminho para líderes mais humanos e eficazes

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Nov 26, 2025

Blended Training Services traz Wilson Learning de volta a Portugal

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Nov 24, 2025

ICF anuncia Conferência Anual 2025 dedicada ao futuro do coaching

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Sobre nós

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados.

Assinar a Líder Magazine Assinar